segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O Professor está Sempre Errado (Jô Soares)

Pessoal, encontrei este texto incrível do Jô Soares, e gostaria de compartilhá-lo com vocês!

Tenham todos uma ótima semana.
Beijos (:



O PROFESSOR ESTÁ SEMPRE ERRADO (Jô Soares)

O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!

É jovem, não tem experiência.

É velho, está superado.

Não tem automóvel, é um pobre coitado.

Tem automóvel, chora de "barriga cheia'.

Fala em voz alta, vive gritando.

Fala em tom normal, ninguém escuta.

Não falta ao colégio, é um 'caxias'.

Precisa faltar, é um 'turista'.

Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos.

Não conversa, é um desligado.

Dá muita matéria, não tem dó do aluno.

Dá pouca matéria, não prepara os alunos.

Brinca com a turma, é metido a engraçado.

Não brinca com a turma, é um chato.

Chama a atenção, é um grosso.

Não chama a atenção, não sabe se impor.

A prova é longa, não dá tempo.

A prova é curta, tira as chances do aluno.

Escreve muito, não explica.

Explica muito, o caderno não tem nada.

Fala corretamente, ninguém entende.

Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.

Exige, é rude.

Elogia, é debochado.

O aluno é reprovado, é perseguição.

O aluno é aprovado, deu 'mole'.

É, o professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!

NOVIDADES

Olá, encontrei este site com atividades, todos podem usufruir do conteúdo. Acessem e bom uso.
http://educacion2.com/

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

o que fazer para chamar a atenção dos estudantes

Toda criança gosta de brincar, e através das brincadeiras é que podemos fazer com que eles se concentrem e acabem por compreender a gramática sem que ao menos ,percebam que estão ali concentrados em cima de uma regra gramatical.
Que tal fazer um bingo com uma turma para trabalhar uma regra gramatical sem que eles percebam isso?
Um exemplo que pode ser trabalhado neste bingo é os adjetivos,é so fazer uma cartela com eles e ver quem preenche primeiro. Logo apos este bingo um aluno pode descrever o outro, mais cuidando para que os mesmos usem somente os adjetivos corretos, pois nesta hora é necessario se fazer entender que um defeito pode traumatizar qualquer um, vamos tentar fazer este bingo?
quem sabe nao somos nos que precisamos brincar para poder aprender kkkkkk

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Roselia Negri Dariva e Francieli Maria Varela

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Língua Espanhola VI


Plano de aula

Nomes Completos: ROSELIA NEGRI DARIVA 07411232
FRANCIELI MARIVA VARELA 07411106

1 – Conteúdo - Sujeito simples, sujeito composto, adjetivos.

2 – Metodologia

- Ler um texto com descrições de pessoas de forma individual e coletiva;
- Questionar se eles assistiram à copa do mundo;
- Refletir sobre as principais roupas que as pessoas (jogadores) vestiam;
- Identificar quem são os sujeitos e de que estão falando;
- Fazer exercícios de interpretação de texto;
- Ouvir à música (Waving flag) que está em gravada em português, inglês e espanhol como forma de incentivá-los a refletir e entender
- Questionamento sobre a vestimenta das pessoas na Copa; como: cores, estilos.
- Escutar a música que foi gravada em inglês, português e espanhol;;
- Responder as questões sobre a música;
- Leitura individual dos textos; .
- Discutir e interpretar oralmente o texto;
- Explicar no quadro o que é sujeito, o que é verbo e o que é adjetivo;.
- Fazer as atividades de interpretação e aplicação do conteúdo explicado usando a escrita;
- Corrigir os exercícios feitos no quadro;
- Rever o segmento do conteúdo abordado do início ao fim da aula.
- Solicitar que montem um jogo de memória em casa, sobre as roupas para socializar no próximo encontro.


Cronograma Tempo Total Série Idade/ Escola/Cidade/Estado
Atividades 2 aulas de 45min(90min) 2ªSérie do Ensino Médio 15 / 16 anos EEB São Valentin – São Lourenço D’Oeste - SC
Música 10 min
Leitura de Textos e discussão 20 min
Explicação 20 min
Exercícios escritos e correção 20 min
Duvidas/socialização 20

4- ANEXOS

Canción

Wavin' Flag (feat. K'naan)
David Bisbal
Ooooo,ooooooo
Give me freedom! give me fire!
Give me reason! take me higher!
See the champions take the field now!
You'll be fighters! make us feel proud.
En las calles, muchas manos, levantadas celebrando,
Una fiesta sin descanso, los paìses
Como hermanos
Canta y une tu voz, grita fuerte que te ecuche el sol,
El partido ya va a comenzar, todos juntos vamos a ganar
Coro:
Unidos seremos grandes, seremos fuertes somos 1 pueblo
Bandera de libertad , ke viene y ke va (x4)
When i get older, i will be stronger!
They will call me freedom, just like the waving flag!
Now wave your flag ( x7)
Ooooo, ooooo,oooo (x2)
Danos vida, danos fuego, ke nos lleve a lo alto,
Campeones o vencidos, pero unidos a intentarlo,
In the streets are exalted people as we lose our inhibitions
Celebration is around us! every nation all around us!
Singing forever young, singing songs underneath the sun!
Let's rejoice the beautiful game and together at the end of the day
We all say
Coro
Unidos, seremos grandes, seremos fuertes somos 1 pueblo,
Bandera de libertad, when i get older, i will be stronger, they'll call me freedom, just like the waving flag! now wave your flag (x7)
And everybody will be singing

Cuestionamiento
1) ¿Cuál es el tema de la canción?__________________________
2) ¿Por qué cantan?_________________________________________
3) De quién habla la frase: “Unidos seremos grandes, seremos fuertes somos 1 pueblo Bandera de libertad , ke viene y ke va”______________________________
4) ¿Quién es el sujeto y qué tipo de sujeto es este?____________________________

Texto 1
¿En quién está interesado Rodrigo? Lee el diálogo y descubre.
Rodrigo: ¡Oye! ¿Quién es la chica alta y rubia de la camisa verde?
Alberto: Se llama Silvia.
Rodrigo: No, Silvia es morena y lleva una chaqueta roja.
Alberto: ¿?Estás seguro?
Rodrigo: Bueno, no importa. ¿Y dónde está Isabela?
Alberto : Allí acerca de la entrada del colegio .Lleva una blusa a rayas azules y blancas y un pantalón gris. Está al lado de un chico muy delgado y de pelo largo.
Rodrigo: ¿Y quién es él? ¿Cómo se llama? ¿Cuántos años tiene? ¿Estudia en su colegio?
Alberto: ¡Cuántas preguntas!

1) ¿Quién es la chica que Rodrigo conoce?____________________
2) ¿Quién está al lado de Isabela?_________________________________
3) ¿Cómo es la blusa de Isabela? ¿ Y la de Silvia?__________________
4) ¿Duende están los chicos?_____________________________
5) ¿Cuántos chicos están hablando?__________________________

Texto 2

- Buenas tardes Señora. ¿ Qué desea?
- Buenas tardes. ¿Tiene usted un pantalón azul tamaño medio?
- Sí, vamos a ver, yo pienso que puedes escoger, hay muchos.
- ¿Cuánto vale?
- Ciento y treinta Guaraníes.
- Bueno, me la llevo.
- ¿Necesita de algo más?
- No, sólo eso hoy.
- ¿Va a pagar con dinero o tarjeta de crédito?
- Con tarjeta. Aquí la tiene.
- Puede firmar aquí por favor.
- Claro.
- Muchas gracias señora.
- No, al contrario, Hasta Luego.
- Hasta pronto.
-
são as pessoas que se encontram?O que elas fazem após encontrar-se?Como elas são? O que elas compram? Quem atende? Quanto custa?
1) - ¿Cuántas personas están hablando? ¿Quiénes son?___________________
2) ¿Dónde están las dos? ¿Qué compran?_______________________
3) ¿Qué están haciendo? ______________________________
4) ¿Cuál es el color y qué ropa llevó Rita y cuánto vale?_____________
5) ¿Quién es el sujeto de la frase/cuestión: ¿Tiene usted un pantalón azul tamaño medio? ¿Cómo sabes?___________________________
6) ¿Qué es sujeto? ¿Qué tipo de sujeto tenemos?__________________
7) ¿Que sujeto es ese? ¿Simples, pronominal, compuesto o tácito?_____________________________________________________
8) ¿Cuáles son las diferencias? ___________________________________
9) ¿Cómo podrías describir las personas y sus ropas? ¿Qué palabras usarías?__________________________________________________________

5 - REFERENCIAS

Bittencourt, Neide Arrias Didática Geral/ Neide Arrias Bittencourt, Lúcia Schneider Hardt – Florianópolis: UFSC, 2010. GIL, Glória. Linguística Aplicada I. Florianópolis: LLE/CCE/UFSC, 2010.

Briones, Ana Isabel. Español Ahora, Volume único/ Ana Isabel Briones, Eugenia Flavin, Grete Eres Fernandes – São Paulo: Moderna 2005.

Diccionario y gramática - http://www.rae.es/rae.html

Diccionario: http://www.wordreference.com

Diccionario Larousse – Español/Portugués – Portugués/Español Volumen único - 1ª edición agosto de 2005 – São Paulo.


Larousse - Gramática de la lengua española. Editora Larousse 1998

Libro texto

Martin, Ivan. Espanhol, Volume único – Série Novo Ensino Médio - São Paulo – SP: Editora Ática 2007.

Nuevo diccionario esencial de la lengua española – Santillana – Moderna 1ª edição São Paulo – 2005.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Canciones y otras cositas más

Bueno! se o intuito é fazer deste espaço um "depósito" de ideias que possam ser usadas futuramente, indicamos este sitio.

Para otros ejemplos de clases, músicas, videos, acceder a http://formespa.rediris.es/canciones.

Colaboração: Sirlene / Dirce - Polo Videira

domingo, 22 de agosto de 2010

Plano de Aula

Acadêmicos:

Aline Golin
Luis Henrique Almeida
Hercília Fragozo gemo - Ika
Polo: Videira

Aula de  50 Min
1º ano - Ensino Médio
Alunos - Jovens  e Adultos
Escola: NAES


VARIACIONES LINGUISTICAS Y TIPOS DE ORACIONES

SUGESTÕES PARA UM PLANO DE AULA

• Conversar com os alunos sobre o numero de países que falam o espanhol;
• Em slide mostrar o mapa para a identificação dos países que falam o espanhol na América do sul e também na Europa;
• Enfatizar a localização geográfica do Brasil em relação a estes países (o Brasil está cercado por países que falam o espanhol);
• Promover diálogo sobre as variações lingüísticas entre os povos hispano-americanos;
• Apresentar o vídeo da música Ay Haiti (celebridades e cantores de vários países hispano americanos cantando uma canção de campanha de ajuda ao Haiti);
• Destacar as variações lingüísticas de um cantor para o outro, pronunciando as frases;
• Gramática: Distribuir um pequeno texto sobre os tipos de orações e a letra da música;
• Explicar os cinco tipos de orações;
• Junto com os alunos identificar na letra da música os cinco tipos de orações;

Endereço do Mapa
http://www.joaoleitao.com/viagens/2008/05/16/mapa-mundo-mapa-mundi/
Endereço do vídeo clipe Ay Haiti!
http://www.youtube.com/watch?v=13Z-KuCUn9A

Música:

David Summers:
¿Hay alguien por ahí, - INTERROGATIVA
alguien que me pueda oír?
¿Queda algo por decir,
un milagro que nos convierta en ti?

 Najwa:
Tendrán muy pocos años
desde hace mucho tiempo
Tendrán muy pocos años
desde hace mucho tiempo

Bebe:
Ahí tienes lo que queda, ahí tienes la tierra
Pa volvé a ará, pa limpiá, plantá, construí...
Ahí está vacía sin ná
Con tó dispuesto a volverse a llená – DESIDERATIVA

Alejandro Sanz:
Hay amor, hay en ti, hay en mi voz, ay ay Haití
Hay amor, hay en ti, hay en mi voz, ay ay Haití

Miguel Bosé & Shakira:
Hay amor (hay amor), hay en ti (hay en ti)
Y en mi voz (hay en mi voz), ay ay Haití

Miguel Bosé & Zahara:
Hay amor (hay amor), hay en ti (hay en ti)
Y en mi voz (y en mi voz)...

David Otero (ECDL):
Oh, hay tierras que no tienen sueños - EXCLAMATIVA
Hay tierras que tiemblan de miedo

 Juanes:
Hay tierras que tienen paz
Haití sólo quiere ser normal

Aleks Syntek:
Aún hay tiempo de renacer
De cabalgar sobre el hambre y el hierro
Aún hay tiempo de dar amor
Borrar el miedo y la destrucción

 Todos:
Hay amor, hay en ti, y en mi voz, ay Haití
Hay amor, hay en ti, y en mi voz, ay Haití

Marta Sánchez:
Ay Haití, ay Haití
Hay un suspiro en tu voz que despierta mi corazón

Miguel Bosé:
Una vida se detiene a su espalda la desolación
Es un niño de mirada perdida - DECLARATIVA
Que desde el polvo ilumina con su luz

Leire (LOVG):
Hay tierras que no tienen sueños
Hay tierras que tiemblan de miedo

Estopa:
Deja que este llanto desentierre nuestra fe - IMPERATIVA
Enterrada en la misma tierra que nos vio nacer

Belinda & Todos:
Hay amor, hay en ti, y en mi voz, ay Haití

Todos:
Hay amor, hay en ti, y en mi voz, ay Haití

Shakira:
Ay Haití... ay Haití...
Que no hay silencio en mi voz
Que soy ladrillo en tu construcción

Macaco:
Y way ay ay ay Haití
Hoy contigo quiero estar junto a ti
Beredi-bombeando todos los corazones hoy aquí

La Mala Rodríguez:
Ha nacío de las cenizas Barón Samedí
Yo vivo por mi gente, no deja de sentir
Devuélveme los hombres que se fueron a pelear por su suerte
Por su propia dignidad
¿Hasta cuándo la deuda por ser negro siendo rico?
No les basta el excedente pa llená el hocico
Escucha mi plegaria, Barón Samedí
Quiero resucitar pa volver a ver Haití

Shakira & Enrique Iglesias:
Hay que volver a nacer, perderse otra vez
Volver a creer, empezar otra vez
Hay que volver a nacer, perderse otra vez...

Bebe:
Aquí hay algo más que unos cuantos vivos metidos dentro de su cuerpo
Porque eso es lo que hay, no hay más que hacerlo
Eso es lo que hay, proceso de inversión
No queda más opción que volver a construir todo lo que se derrumbó

Najwa: (con adlibs de Carlos Jean)
Hay que volver a nacer, perderse otra vez
Volver a creer, empezar otra vez
Hay que volver a nacer, perderse otra vez
Volver a creer...
Sobre el estribillo:

Alejandro Sanz:
Hay amor, hay en ti, hay en mi voz, ay ay Haití...

Shakira:
Hay amor, hay en ti y en mi voz

José Mercé:
Hay amor, hay en ti con mi voz
Ay ay Haití

Sandra Carrasco:
Escucha las campanas que redoblan

Marta Sánchez:
Mmm... ay Haitíii... aaoohhh

sábado, 21 de agosto de 2010

Plano de Aula

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Disciplina: Metodologia do Ensino de Espanhol
Alunas: Bruna Paganini e Keli Manenti

Ideias para a preparação de aula

Assunto: Período y oración – tipos de oración por su modalidad

Série: 1º ano do ensino fundamental
Idade média: 14 anos
Tempo de aula: 5 h/a
Objetivo: Utilizando a Língua Espanhola, proporcionar ao aluno conhecer e diferenciar período de oração, assim como os tipos de oração por sua modalidade.

Para iniciar, perguntar aos alunos o que já sabem sobre o assunto (período e oração), ouvir suas hipóteses e dialogar, concordando ou não com suas idéias de definição, dependendo do que entendem já sobre.

Depois, levando-se em conta de que os alunos já sabem o que é verbo e sua função, entregar uma ficha para cada aluno contendo um verbo, e pedir para que cada um elabore uma frase com o verbo que tem em mãos.

Se um aluno recebeu, por exemplo, o verbo “bailar” e cria uma frase por exemplo: “Las chicas bailaran muy bien.” , copiamos essa frase na lousa e explicamos que ese aluno formou uma oração, pois contém um único verbo. E se criarem uma frase com mais de um verbo, explicamos que para cada verbo, temos uma nova oração.
Fazemos isso com cada frase, de cada aluno. Depois, explicamos demonstrando as frases, que quando a frase tem uma única oração, temos um período simples, e que quando temos mais de uma oração, temos período composto.

Fazer algumas perguntas oralmente para saber se realmente compreenderam, e tendo certeza que estão preparados, iniciamos o trabalho sobre os tipos de oração por sua modalidade.

Entregar a letra da música de Alejandro Sanz: “Corazón Partio” y pedir para que leiam e após, acompanhem cantando o vídeo do site http://www.youtube.com/watch?v=FW9ETMc5qzY com o clipe da música.

Entregar um material contendo conceitos dos tipos de oração (declarativas, interrogativas, imperativas, exclamativas e desiderativas). Ler o material, explicar, exemplificar, e pedir para que tentem encontrar na letra da música os tipos de oração. Depois, pedir para que exponham os tipos encontrados e qual o tipo de oração foi mais encontrado no texto (letra da música).

Para estimular o aprendizado por meio de competição, pode-se também dividir a turma em 2 ou 3 grupos, e entregar várias fichas contendo orações dos diversos tipos, e determinar um tempo para que organizem, separem e colem em papel pardo os tipos de oração em colunas. Vence o grupo que tiver mais acertos.


Corazón Partío (Alejandro Sanz)

Tiritas pa este corazón partío.
Ti-ri-ti-tando de frio
Tiritas pa este corazón partío,
Pa este corazón

Ya lo ves, que no hay dos sin tres,
que la vida va y viene y que no se detiene...
Y, qué sé yo,
pero miénteme aun que sea, dime que algo queda
entre nosotros dos, que en tu habitación
nunca sale el sol, ni existe el tiempo,
ni el dolor.

Llévame si quieres a perder,
a ningún destino, sin ningún por qué.

Ya lo sé, que corazón que no ve
es corazón que no siente,
o corazón que te miente amor.
Pero, sabes que en lo más profundo de mi alma
sigue aquel dolor por creer en ti
¿qué fue de la ilusión y de lo bello que es vivir?

¿Para qué me curaste cuando estaba herido
si hoy me dejas de nuevo el corazón partío?

¿Quién me va a entregar sus emociones?
¿Quién me va a pedir que nunca le abandone?
¿Quién me tapará esta noche si hace frío?
¿Quién me va a curar el corazón partío?
¿Quién llenará de primaveras este enero,
y bajará la luna para que juguemos?
Dime, si tú te vas, dime cariño mío,
¿quién me va a curar el corazón partío?

Tiritas pa este corazón partío.
Tiritas pa este corazón partío.

Dar solamente aquello que te sobra
nunca fue compartir, sino dar limosna, amor.
Si no lo sabes tú, te lo digo yo.
Después de la tormenta siempre llega la calma.
pero, sé que después de ti,
después de ti no hay nada.

¿Para qué me curaste cuando estaba herido
si hoy me dejas de nuevo el corazón partío?

¿Quién me va a entregar sus emociones?
¿Quién me va a pedir que nunca le abandone?
¿Quién me tapará esta noche si hace frío?
¿Quién me va a curar el corazón partío?
¿Quién llenará de primaveras este enero,
y bajará la luna para que juguemos?
Dime, si tú te vas, dime cariño mío,
¿quién me va a curar el corazón partío?

¿Quién me va a entregar ...

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

PCC - Plano de Aula

DISCIPLINA: Metodologia do Ensino de Espanhol
ACADÊMICOS: Dilma Pereira dos Santos, Marcos Antônio Lafuente, Maria Aparecida Fernandes
PÓLO: Foz do Iguaçu - Pr

PCC - 1ª Postagem no blog

Plano de Aula

Duração da atividade: 90 min
Público Alvo: 1º ano do ensino médio
Conteúdos: Sujeito: simples, composto, oculto
Disciplinas envolvidas: Espanhol e Metodologia do Ensino
Geral: Desenvolver a leitura, a pronúncia da LE e análise sintaxe do sujeito na oração.
Objetivos Específicos: Identificar os diferentes tipos de sujeito nas orações, apontar as diferenças entre os tipos de sujeito.

Metodologia: Através do texto de gênero musical será trabalhada com a turma a música “Corazón Partío”. Inicialmente será mostrado aos alunos o vídeo da música interpretado pelo espanhol Alejandro Sanz e pela brasileira Ivete Sangalo. Depois será entregue aos alunos a letra da música. Logo após será feito a primeira leitura, em seguida os alunos ouvirão a música e todos serão motivados a cantar. Depois os alunos retornarão ao texto e farão a segunda leitura, buscando a interpretação do texto e na terceira leitura, observação da ação do sujeito nas orações e a compreensão sintaxe exercida. E por último a turma será dividida em grupos de quatro componentes e cada aluno deverá dizer uma oração, que se encontra no texto, está será colocada na lousa e analisada o sujeito. Os alunos estarão registrando no caderno.
Recursos: Computador, multimídia, CD, lousa, giz, papel.
Avaliação: Será formativa continuada, observando a participação do aluno em sala de aula.
Anexos:
http://www.youtube.com/watch?v=FW9ETMc5qzY

“Corazón Partío” de Alejandro Sanz

Tiritas pa este corazón partío.
tiri-ti-tando de frío.
tiritas pa este corazón partío,
pa este corazón partío.
Ya lo ves, que no hay dos sin tres,
que la vida va y viene y que no se detiene...
y, qué sé yo,
pero miénteme aunque sea, dime que algo queda
entre nosotros dos, que en tu habitación
nunca sale el sol, ni existe el tiempo,
ni el dolor.
Llévame si quieres a perder,
a ningún destino, sin ningún por qué.
Ya lo sé, que corazón que no ve
es corazón que no siente,
o corazón que te miente amor.
pero, sabes que en lo más profundo de mi alma
sigue aquel dolor por creer en ti
¿qué fue de la ilusión y de lo bello que es vivir?
Para qué me curaste cuando estaba herío
si hoy me dejas de nuevo con el corazón partío.
¿quién me va a entregar sus emociones?
¿quién me va a pedir que nunca le abandone?
¿quién me tapará esta noche si hace frío?
¿quién me va a curar el corazón partío?
¿quién llenará de primaveras este enero,
y bajará la luna para que juguemos?
dime, si tú te vas, dime cariño mío,
¿quién me va a curar el corazón partío?
Tiritas pa este corazón partío.
tiritas pa este corazón partío.
Dar solamente aquello que te sobra
nunca fue compartir, sino dar limosna, amor.
si no lo sabes tú, te lo digo yo.
después de la tormenta siempre llega la calma.
pero, sé que después de ti,
después de ti no hay nada.
Para qué me curaste cuando estaba herío
si hoy me dejas de nuevo con el corazón partío.
¿quién me va a entregar sus emociones?
¿quién me va a pedir que nunca le abandone?
¿quién me tapará esta noche si hace frío?
¿quién me va a curar el corazón partío?
¿quién llenará de primaveras este enero,
y bajará la luna para que juguemos?
dime, si tú te vas, dime cariño mío,
¿quién me va a curar el corazón partío?
¿quién me va a entregar...


Referencias
SEARA, Izabel Christiane; NUNES, Vanessa Gonzaga. Metodologia de Ensino do Espanhol. Florianópolis 2010.
http://www.musica.com/letras.asp?letra=23900
http://www.youtube.com/watch?v=FW9ETMc5qzY

Sujeito oracional

ESCOLA: COLÉGIO ESTADUAL BARÃO DO RIO BRANCO

DISCIPLINA: LÍNGUA ESPANHOLA

PROFESSORES: AMARILDO E REJANI

SÉRIE: 2º ANO ENSINO MÉDIO

CARGA HORÁRIA: 2ha

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

· Conhecer o gênero textual “tiras”;

· Estudar a teoria do sujeito gramatical;

· Aplicar conhecimentos de sintaxe sobre mensagens comunicativas;

· Interpretar as tiras cômicas;

· desenvolver o senso crítico na leitura.

CONTEÚDO:

Análise do sujeito gramatical

METODOLOGIA:

Rejani e eu pensamos em uma aula para alunos do Ensino Médio, que já possuem certa maturidade e, em princípio, melhores condições de interpretação e interação.

Foi escolhido o conteúdo relativo à localização do sujeito dentro da frase e sua consequente classificação para ser trabalhado com estes alunos. Pensou-se naturalmente em uma aula de língua espanhola e pretendemos usar algumas tirinhas da Mafalda para exemplificar a parte teórica.

A proposta seria, após uma breve introdução, apresentar uma a uma as três tiras selecionadas, no primeiro momento explorar a interpretação, para que haja uma boa interação do aluno com o texto. Nesse processo também se exploraria esse gênero textual, procurando fazer os alunos perceberem o aspecto cômico das tirinhas. A própria personagem Mafalda é muito rica e pode gerar uma boa discussão com os alunos sobre as situações narradas.

Depois, seria apresentado o conteúdo relativo à localização do sujeito dentro da oração e à sua classificação. Na sequência voltaríamos às tiras da Mafalda e se procuraria fazer com que os alunos identificassem os vários tipos de sujeito expressos. Naturalmente as tiras foram escolhidas de modo a proporcionar tipos variados de sujeito.

RECURSOS:

Quadro e giz; projetor multimídia para as tiras.

AVALIAÇÃO:

Os alunos serão avaliados pela participação nas atividades e desempenho oral.

Tiras a serem exploradas:

PCC METODOLOGIA DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA ESTRANGEIRAS



Acadêmicas: Cassiane Danielli
Mariza de Souza
Polo: Pato Branco
Disciplina: Metodologia de Ensino
Séries: 4ª série
Cronograma: 90 minutos
Público Alvo: Crianças com idade de 9 a 11 anosConteúdo: Classificação das orações (Em Interrogativa, exclamativas e declarativas)

Metodologia:
1) Inicialmente iremos ler o texto Fábula infantil de Miguel Augustín Príncipe “El viejo, el niño y el burro” em espanhol;
2) Depois iremos traduzir a fábula para os alunos;
3) Na seqüência faremos a interpretação do texto;
4) Explicação dos tipos de orações;
5) Os alunos deveram identificar (sublinhando) no texto as orações;
6) Depois será corrigir juntamente com os alunos a atividade.

Anexos

Fábula infantil de Miguel Agustín Príncipe
El viejo, el niño y el burro
Iban un viejo y un chico Por esos mundos de Dios, Y acompañando a los dos Iba también un borrico. El vejete ya encorvado, Iba a pie con mucha paz, Y mientras tanto el rapaz Iba en el burro montado. Vieron esto ciertas gentes De no sé qué población, y con acento burlón Exclamaron impacientes: -¡Mire usted el rapazuelo Y qué bien montado va, Mientras de viejo que está Andar no puede el abuelo! ¿No era mejor que el chiquillo Siguiera a pie de reata, Y que el viejo que va a pata Montara en el borriquillo? El anciano que esto oyó, Dijo al muchacho: -Discurro Que hablan bien: baja del burro, Que vaya montarlo yo. El niño, sin impugnarlo, Bajó del asno al instante, Y echó a andar, mientras boyante Iba el abuelo a caballo. -¡Vaya un cuadro singular Y un chistoso vice-versa! (Dijo otra gente diversa, Que así los vió caminar): ¡Mire usted el viejarrón Y cómo va cabalgando, Mientras el chico va dando Tropezón tras tropezón! ¿No era mejor que el vejete ¡Maldito sea su nombre! Fuese a pie, que al fin es hombre, Y no el pobre mozalbete? -¡Alabado sea Dios! Dijo el viejo para sí: ¿Tampoco les gusta así? ¡Pues nada! a montar los dos. Esto dicho, de la chupa Tiró al muchacho, y subióle De un brinco arriba, y montóle Muy sí señor en la grupa. -¡Perfectamente! exclamaron, Soltando la taravilla, Los de otro lugar o villa Con los cuales se encontraron: ¿Habrá cosa más bestial, Aunque sea pasatiempo, Que montar los dos a un tiempo En ese pobre animal? ¿No era mejor, voto a bríos, Que alternasen en subir, Y no que el burro ha de ir Cargado así con los dos? -Cosa es que ya me encocora Exclamó el viejo bufando: Bajemos los dos ... ¡y andando! A ver qué dicen ahora. Y uno y otro descendieron. Y a pie empezaron a andar, Y... -¡Bien! ¡muy bien! ¡vaya un par!, Otras gentes les dijeron: ¿Es posible que se dé Quien así busque molestias? ¡Qué majaderos! ¡qué bestias! Tienen burro, y van a pie. Cargado entonces del todo, Dijo el viejo: -¡Voto va! ¿Con que no podemos ya Acertar de ningún modo? Hagamos lo que nos cuadre, Sin hacer caso el menor De ese mundo charlador, Llore o ría, grite o ladre. Esté limpia la conciencia, Que es el deber principal, Y en lo demás cada cual Consulte su conveniencia. Por nada, pues, ya me aburro En un mundo tan ruin: Conque... arriba, chiquitín, Que es lo mejor.-¡Arre, burro! Fin

1) Oración declarativa
Declarativa es llamada también de oraciones enunciativas o aseverativas. Son aquellas
usadas por el hablante para informar objetivamente sobre un pensamiento o algo sobre
la relación con el mundo exterior de ese hablante.

2) Oración Interrogativa
La interrogativa se emplea cuando el hablante quiere preguntar algo o reclamar información sobre aquello que no conoce. Estas oraciones también se construyen con verbos en el modo indicativo. En algunos casos, predomina la función apelativa, o sea, el hablante intenta lograr de su oyente una respuesta sobre algo que desconoce.

3) Oración exclamativa
Exclamativa es la oración utilizada para expresar sentimientos o emociones. Generalmente se construye también con verbos en modo indicativo, pero puede aparecer
con el subjuntivo, y de esa manera, el valor de la oración adquiere matices desiderativos, de tipo “¡Qué no traiga más!”. Vamos a ver algunos ejemplos de oraciones exclamativas utilizadas para expresar emociones.

Referências Bibliográficas
Seara, Izabel Christine, Metodologia de ensino do espanhol / Izabel Christine Seara, Vanessa Gonzaga Nunes. – Florianópolis: LLE/CCE/UFSC, 2010.
http://www.encuentos.com/fabulas/el-viejo-el-nino-y-el-burro-de-miguel-agustin-principe-espanol-fabula-fabulas-infantiles-de-miguel-agustin-principe-fabulas-con-imagenes-fabulas-cortas-ninos/

SUJEITO DO VERBO "GUSTAR."

PÓLO: FOZ DO IGUAÇU

ESCOLA ESTADUAL AYRTON SENNA DA SILVA.

DISCIPLINA: LÍNGUA ESPANHOLA.

CONTEÚDO: SUJEITO DO VEBO GUSTAR

PROFESSORAS: MARCIA S.GUIMARÃES, MARTA PASTORELO, SUYAN DAMASCENO.

SÉRIE: 2ºANO ENSINO MÉDIO (idade entre 16 e 17 anos).

DURAÇÃO DA AULA: UMA AULA DE 45 MINUTOS.





Metodologia: Iniciar a aula partindo do conhecimento dos alunos sobre o verbo “gostar” em Português, fazer com que eles construam algumas orações com esse mesmo verbo. Em seguida apresentar-lhes a música em espanhol “Me gusta tú” do grupo Manu Chao e pedir-lhes que atenham-se as orações com o verbo “gustar”. Feito isso explicar para eles (com orações em português e em espanhol. Ex: (Eu) gosto de ler / Me gusta leer.) que diferentemente do português, no espanhol o sujeito gramatical nas construções de orações com o verbo “gustar” não é a pessoa (nosotros, Juan, Maria), mas sim aquilo que gosta, ou seja, em espanhol o verbo “gustar” concorda com o que se gosta e não com a pessoa. Após a explicação de como localizar o sujeito da oração em frases com esse verbo, dar aos alunos copias de um fragmento da musica “Me gusta tú” e pedir-lhes que identifiquem o sujeito dessas orações.


“Me gusta tu”


Me gustan los aviones, me gustas tú.
Me gusta viajar, me gustas tú.
Me gusta la mañana, me gustas tú.
Me gusta el viento, me gustas tú.
Me gusta soñar, me gustas tú.
Me gusta la mar, me gustas tú.
Que voy a hacer,……
Que voy a hacer,….
Que voy a hacer, ….
Que horas son, mi corazón.

Me gusta la moto, me gustas tú.
Me gusta correr, me gustas tú.
Me gusta la lluvia, me gustas tú.
Me gusta volver, me gustas tú.
Me gusta marijuana, me gustas tú.
Me gusta colombiana, me gustas tú...






Plano de aula

Plano de Aula

Aulas de Espanhol

Acadêmicos: Adriana Bertollo (07411001)

Victor Hugo C. Meneces (07411277)

Turma: 4ª série do Ensino Fundamental (Séries Iniciais)

Carga horária: 2 aulas de 45 minutos, aproximadamente.

Objetivos gerais:

Trabalhar, utilizando as 4 habilidades da aprendizagem:

  • Compreensão auditiva
  • Compreensão oral
  • Compreensão da leitura
  • Compreensão escrita

Objetivos específicos:

  • Praticar as formas verbais no infinitivo, particípio e gerúndio.
  • Estimular a criatividade na expressão oral e escrita.
  • Praticar a oralidade, partindo do conhecimento prévio do aluno.

Recursos:

Aparelho de som e DVD, CD e DVD com as canções de Victor e Léo, folhas com o texto da canção em espanhol, com lacunas em branco para completar, data-show e internet.

Sites a serem pesquisados na internet, relacionados ao tema:

http://letras.terra.com.br/victor-leo/797041/

http://www.youtube.com/watch?v=Bv4ro2FGDdE&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=hKOoqem0ESg

Metodologia:

Considerando que vamos trabalhar com alunos da 4ªsérie e que eles já possuem o conhecimento da canção na língua portuguesa, o professor apresenta os objetivos a serem trabalhados, neste caso as 4 habilidades da aprendizagem. Primeiramente, ouvindo a canção na versão do português, assistindo o clipe de Victor e Léo, com a canção "Recuerdos de amor", do álbum entitulado " Nada Es Normal", com a finalidade de criar um ambiente propício e agradável.

Explorar o conhecimento que os alunos já possuem à respeito dos cantores e da música, com o intuito de que todos os alunos participem com entusiasmo mesmo que não conheçam.

Ouvir o comentário de todos.

Atividades:

Ouvir a música em espanhol, antes de entregar a letra da mesma, pedindo que os alunos ouçam atentamente a música em espanhol, posteriormente, entregaremos a letra da canção para realizar a próxima atividade.

Entregar a folha com a canção incompleta com lacunas a serem preenchidas pelos alunos, onde deverão ouvir a música 3 vezes e então completar as lacunas segundo a compreensão auditiva de cada um deles.

A turma deverá interagir, trabalhando o vocabulário das palavras não compreendidas entre professor-aluno e aluno-aluno.

Em seguida, os alunos receberão uma folha em branco dividida em 4 colunas para exercitar a escrita. A primeira coluna deverá ser preenchida com as palavras que preencheram antes para completar os espaços vazios. Na segunda coluna, ao perceberem que todas as palavras que escreveram são verbos, pedir que escrevam o infinitivo correspondente das mesmas. Na terceira, escrever o particípio. Finalmente, na quarta coluna, o gerúndio.

Após estes procedimentos o aluno deverá estar familiarizado


Avaliação:

A avaliação será contínua, observando todos os avanços possíveis que o aluno apresentar no decorrer das aulas, como interesse, participação, interação, criatividade e motivação.

Anexos:

………………………   DE AMOR
(Victor & Leo) 
 
…………………………razón
 Las palabras no …………………… muchas cosas
Pero es lo mejor, debemos……………………………..
Al final, nuestro caso no …….. distinto de otros casos
Que …………………………….. mal y debo confesar
Que aunque he sufrido ya, las noches que no …………….
…………………………….aún más.
…………………urgente que tú …………..de mis sentimientos
……………a casa no te ………y …………. ganas de salir …………………..
…………….. que la soledad y el silencio me ………….
Mi alegría ………., sólo el recuerdo de amor, no ……….
Al final, nuestro caso no …….distinto de otros casos
Que ……………….. mal y debo ………………….
Que aunque he ………………. ya, las noches que no ………….
…………………… aún más. 
Mi alegría…………, solo el recuerdo de amor, no ……….....

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA ESTRANGEIRAS
CURSO: LETRAS ESPANHOL
DISCIPLINA: METODOLOGIA DE ENSINO
PROFESSORAS: IZABEL CHRISTIANE SEARA
VANESSA GONZAGA NUNES
ALUNAS: CLEUSA BOESING 07411062
JANETE DOS PASSOS MERGENER 07411128

Conteúdo a trabalhar: Sujeito e predicado

Série: 5ª série do ensino fundamental

Tempo de Aula: 45 min.

Idade 11 anos

1- Ao iniciar a aula conceituaremos o que é sujeito e predicado, dando aos alunos exemplos, mostrados no data-show.
2- Colocaremos a música “Pés Descalços, Sonhos Brancos” de Shakira, para ouvir.
3- Em seguida distribuiremos a letra da música para que os alunos acompanhem, pois ouvirão novamente a música.
4- Depois mostraremos a eles alguns tipos de sujeitos e predicado encontrados na primeira estrofe da letra.
5- Em dupla os alunos farão exercícios identificando o sujeito e o predicado em frases da música.
6- Concluiremos com a correção dos exercícios

Letra da música:

Pies Descalzos, Sueños Blancos
Composición: Shakira Mebarak Album: Pies Descalzos Año: 1996

(estribillo) Perteneciste a una raza antigua
de pies descalzos y de sueños blancos
Fuiste polvo, polvo eres, piensa
que el hierro siempre al calor es blando


Tú mordiste la manzana
y renunciaste al paraíso
y condenaste a una serpiente
siendo tú el que así lo quiso

Por milenios y milenios
permaneciste desnudo
y te enfrentaste a dinosaurios
bajo un techo y sin escudo

Y ahora estás aquí
queriendo ser feliz
cuando no te importó un pepino
tu destino

(estribillo)

Construiste un mundo exacto
de acabados tan perfectos
cada cosa calculada
en su espacio y a su tiempo

Yo que soy un caos completo
las entradas, las salidas
los nombres y las medidas
no me caben en los sesos

Y ahora estás aquí
queriendo ser feliz
cuando no te importó un pepino
tu destino

(estribillo) Perteneciste a una raza antigua
de pies descalzos y de sueños blancos
Fuiste polvo, polvo eres, piensa
que el hierro siempre al calor es
Perteneciste a una raza antigua
de pies descalzos y de sueños blancos
Fuiste polvo, polvo eres, piensa
que el hierro siempre al calor es blando

Saludar al vecino
Acostarse a una hora
Trabajar cada día
para vivir en la vida
Contestar sólo aquello
Y sentir sólo esto
Y que Dios nos ampare
de malos pensamientos
Cumplir con las tareas
Asistir al colegio
Que diría la familia
si eres un fracasado?
Ponte siempre zapatos
No hagas ruido en la mesa
Usa medias veladas
Y corbata en las fiestas
Las mujeres se casan
Siempre antes de treinta
Si no vestirán santos
Y aunque así no lo quieran
Y en la fiesta de quince
Es mejor no olvidar
Una fina champaña
Y bailar bien el vals
Y bailar bien el vals

ANALISE SINTATICA.

ROTEIRO:

ESCOLA: Municipal Ademar Marques Curvo

DISCIPLINA: Analise Sintática

PROFESSORES: Clodoaldo Gomes de Carvalho , Otavio Martins , Viviana Hartman

SÉRIE: 3º Ano do Ensino Médio

CARGA HORÁRIA: 3 horas

PLANO DE AULA

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Levantar e analisar termos específicos utilizados em análise sintática; Estudar os elementos do período simples: sujeito e predicado;

CONTEÚDO: ANALISE SINTATICA.

METODOLOGIA:

FUNDAMENTAR ANALISE SINTATICA

ESCLARECENDO O QUE É SUJEITO, PREDICADO.

LIVRO ESPANHOL VI UFSC, UNIDADE B

TRADUÇÃO DO POEMA e Leitura do poema O assassino era o escriba:

O assassino era o escriba

Meu professor de análise sintática era o tipo do sujeito inexistente.
Um pleonasmo, o principal predicado da sua vida,
regular como um paradigma da 1ª conjugação.
Entre uma oração subordinada e um adjunto adverbial,
ele não tinha dúvidas: sempre achava um jeito
assindético de nos torturar com um aposto.
Casou com uma regência.
Foi infeliz.
Era possessivo como um pronome.
E ela era bitransitiva.
Tentou ir para os EUA.
Não deu.
Acharam um artigo indefinido em sua bagagem.
A interjeição do bigode declinava partículas expletivas,
conectivos e agentes da passiva, o tempo todo.
Um dia, matei-o com um objeto direto na cabeça.

Comentários

Partir da análise e interpretação do poema de Paulo Leminski podem ser ótimo ponto de partida para o ensino de alguns tópicos de análise sintática; aproveitando a ironia do texto pode ser discutido as nomenclaturas gramaticais; Outra possibilidade é a realização de um debate sobre o ensino de Espanhol e sobre a importância (ou não) das regras de gramática para o aluno.

Estratégias

1) Leitura individual do texto traduzido e levantamento de vocabulário próprio da análise sintática; Cada um poderá eleger as frase e analisá-las partindo de seu próprio texto traduzido

2) Discussão em grupo de alguns dos temas a seguir ( resgatando e fortalecendo a fundamentação teórica ).

A) Como se classifica o sujeito?

B) Como se classifica o predicado?

C) No poema trabalhado existe orações com período composto;

RECURSOS:

Caderno , lápis. Borracha

AVALIAÇÃO:

A avaliação se dará através de observações da participação oral, da atividade em grupo, e dos trabalhos realizados.

BIBLIOGRAFIA:

http://educacao.uol.com.br/planos-aula/fundamental/portugues-sintaxe-a-partir-de-um-poema-de-leminski.jhtm , Adaptado.

CRONOGRAMA:

Fundamentação teórica 50’

Tradução do poema 40’

Interpretar e debater 1:30

PCC - Metodologia do Ensino

ESCOLA: EEB CECÍLIA VIVAN – SALTO VELOSO/SC
DISCIPLINA: LÍNGUA ESPANHOLA
CARGA HORÁRIA: 2 HORAS/AULA
SÉRIE: 8ª
IDADE: 14 ANOS

PROFESSORAS: DANUSA ZAMBONI E MARGARETE MOSER ZANELLA
PÓLO: TREZE TÍLIAS

PLANO DE AULA

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Apresentar os tipos de sujeito aos alunos;
- Interagir com os demais colegas através de um trabalho em grupo;
- Identificar os tipos de sujeito na música: “Pies Descalzos, Sueños Blacos da cantora Shakira”.

CONTEÚDO: Sujeto e Tipos de sujeto
- Sujeto Simple (Concordancia);
- Sujeto Simple (Discordancia);
- Sujeto Colectivo;
- Sujeto Compuesto;
- Sujeto Tácito;
- No hay sujeto.

METODOLOGIA: Para iniciar será feita a explicação do conteúdo pelas professoras;
- Haverá a explicação da atividade a ser desenvolvida. Os alunos deverão identificar os tipos de sujeito na música “Pies Descalzos, Sueños Blacos da cantora Shakira”.
- A classe deve ser dividida em grupo de 4 pessoas;
- Ouvir e cantar a música “Pies Descalzos, Sueños Blacos da cantora Shakira”.
- Após ouvir e cantar a música, os grupos deverão identificar os tipos de sujeito;
- Depois de interagir com os colegas do grupo, cada grupo irá apresentar quais foram os tipos de sujeitos encontrados na música e explicar porque escolheram esse tipo de sujeito.
RECURSOS: Data show e aparelho de som.

AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados pelo envolvimento na atividade, seu empenho em participar, interação com o grupo, expressão oral, criatividade, capacidade de desenvolvimento da atividade e organização.

CRONOGRAMA:

ATIVIDADES
- Explicar o conteúdo aos alunos - 40 min
- Ouvir e cantar a música - 15 min
- Organizar os grupos de 4 pessoas - 5 min
INTERVALO – 10 min.
- Identificar os tipos de sujeito - 30 min
- Formar o círculo para apresentação dos trabalhos - 5 min
- Apresentação de cada grupo - 15 min

Pies Descalzos, Sueños Blancos - Shakira
(estribillo) Perteneciste a una raza antigua
de pies descalzos y de sueños blancos
Fuiste polvo, polvo eres, piensa
que el hierro siempre al calor es blando

Tú mordiste la manzana
y renunciaste al paraíso
y condenaste a una serpiente
siendo tú el que así lo quiso

Por milenios y milenios
permaneciste desnudo
y te enfrentaste a dinosaurios
bajo un techo y sin escudo
Y ahora estás aquí
queriendo ser felizcuando no te importó un pepino
tu destino

Construiste un mundo exacto
de acabados tan perfectos
cada cosa calculada
en su espacio y a su tiempo

Yo que soy un caos completo
las entradas, las salidas
los nombres y las medidas
no me caben en los sesos

Y ahora estás aquí
queriendo ser feliz
cuando no te importó un pepino
tu destino
(estribillo) Perteneciste a una raza antigua
de pies descalzos y de sueños blancos
Fuiste polvo, polvo eres, piensa
que el hierro siempre al calor es
Perteneciste a una raza antigua
de pies descalzos y de sueños blancos
Fuiste polvo, polvo eres, piensa
que el hierro siempre al calor es blando
Saludar al vecino
Acostarse a una hora
Trabajar cada día
para vivir en la vida
Contestar sólo aquello
Y sentir sólo esto
Y que Dios nos ampare
de malos pensamientos
Cumplir con las tareas
Asistir al colegio
Que diría la famili
asi eres un fracasado?
Ponte siempre zapatos
No hagas ruido en la mesa
Usa medias veladas
Y corbata en las fiestas
Las mujeres se casan
Siempre antes de treinta
Si no vestirán santos
Y aunque así no lo quieran
Y en la fiesta de quince
Es mejor no olvidar
Una fina champaña
Y bailar bien el vals
Y bailar bien el vals

EL REINO DEL REVÉS

Professora: Izabel Christiane Seara e Vanessa Gonzaga Nunes
Tutora: Paula Balbis
Acadêmicas: Noeli Alice Royer Locks e Geronima Lesme

Colégio Estadual Almirante Tamandaré
Disciplina: Língua estrangeira (espanhol)
Série: 6° Ensino fundamental
Tempo estimado: 60 min. podendo ser adaptada com a necessidade da turma.

PLANO DE AULA

Conteúdo: Texto Literário; Leitura e interpretação. Análise do sujeito.

Metodologia:
1° Para introduzir o tema uma das professoras narrará algo que lhe aconteceu que não era nada normal, ou seja, fora da lógica.
Ex.: Ontem quando cheguei em casa, meu gato veio me receber na porta. A princípio estranhei um pouco porque habitualmente ele me esperava deitado tranquilamente no sofá. Perguntei-lhe o que estava acontecendo e ele me respondeu Au, Au (latindo). Entrei em casa, minha filha fritava ovo dentro da geladeira. Pedi um copo de água gelada e ela o retirou do microondas. Pensei que eu não estava bem, fui ao banheiro passar água no rosto, e me deparei com o almoço servido sobre a pia do banheiro. Aí pensei. “¿Será que no estoy en “El Reino del Revés”?”.
2° Em seguida passaremos para o conto musical “El Reino del Revés” de María Elena Walsh. Os alunos assistirão ao video
http://www.youtube.com/watch?v=KlMQZsifcio&feature=related acompanhando com o texto (em anexo) previamente distribuído.
3° Dividiremos os alunos em seis grupos, de maneira que cada grupo declame uma estrofe do conto musical.
Produção textual: Cada grupo fará a reescritura do texto que lhe cabe, produzindo novas analogias que serão sociabilizadas com os colegas.
4° Identificação dos sujeitos.
Desplazamiento de los sujetos:
a) Descubra los sujetos presentes es el texto .
R.
b) ¿Cómo ellos se desplazan?
R.
c) ¿Qué otros animales se desplazan com ellos?

Recursos: Computador, Link de acesso à internet, Texto, Quadro, Apagador, Giz, Papel A4.

A avaliação será contínua e processual; no aspecto individual contarão o desempenho, a criatividade, o engajamento nas atividades propostas, do grupo, socialização, organização, criatividade e respeito mútuo.

Cronograma:
Exposição da aula – 10 min.
Declamação das estrofes – 10 min
Produção textual e leitura – 20 min
Identificação dos sujeitos – 10 min
Finalização – 10 min

BIBLIOGARAFIA:
GIL, DA SILVA & D'ELY, 2010, Métodos de Ensino de Língua Estrangeira, Disponível em AVEA Último aceso 08/06/2010.
http://www.educarchile.cl/Userfiles/P0001%5CFile%5CGu%C3%ADa%20docente%20El%20Reino%20del%20Rev%C3%A9s.pdf
http://www.educarchile.cl/Portal.Base/Web/VerContenido.aspx?GUID=123.456.789.000&ID=185827
http://www.youtube.com/watch?v=KlMQZsifcio&feature=related

El Reino Del Revés

María Elena Walsh

Me dijeron que en el Reino del Revés
nada el pajaro y vuela el pez,
que los gatos no hacen miau y dicen yes
porque estudian mucho inglés.

Me dijeron que en el Reino del Revés
nadie baila con los pies,
que un ladrón es vigilante y otro es juez
y que dos y dos son tres.

Me dijeron que en el Reino del Revés
cabe un oso en una nuez,
que usan barbas y bigotes los bebés
y que un año dura un mes.

Me dijeron que en el Reino del Revés
hay un perro pekinés
que se cae para arriba y una vez
no pudo bajar después.

Me dijeron que en el Reino del Revés
un señor llamado Andrés
tiene 1.530 chimpancés
que si miras no los ves.

Me dijeron que en el Reino del Revés
una araña y un ciempies
van montados al palacio del marqués
en caballos de ajedrez.

Vamos a ver como es
el Reino del Revés.