sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Importância de um plano de aula

Muito estudamos sobre os objetivos educacionais que devem nortear um plano de ensino ou planejamento. Para isso nós como futuros professores devemos nos preocupar com o quê ensinar e principalmente qual é o objetivo de ensinar determinado assunto. Não devemos cair no descrédito de mostrar temas que os alunos indaguem sobre o porquê e para quê lhe servirá tal assunto durante sua vida. Temos que prepará-los para a vida em sociedade, mostrando-o e ensinando-o de modo que possam observar aplicabilidade na vida real. O planejamento de sala mostra caminhos que facilitam esse tipo de "erro", que para mim é uma falha na educação brasileira. Não tiro a razão de um aluno quando pergunta: "Por que tenho que aprender o quarteto da hipotenusa?" "Onde vou usar esse quarteto?" "Para quê saber a fórmula de báskara?" Logo, os temas que deveriam ser tratados com mais seriedade em sala sempre acabam ficando para trás. Será que esse sistema ao qual estamos adaptados nos prepara para a vida ou nos prepara para sermos ignorantes??


Dessa maneira penso que esse plano de aula, assim como os objetivos da aula, devem ser recheados de intenções, para que não se torne algo meramente burocrático, como ainda acontece em quase todas as escolas desse país.

Assim, após ser planejada a aula o professor certamente elaborará uma avaliação sobre aquele tema exposto, assim muitas dessas avaliações acabam perdendo o teor avaliativo e acabam sendo apenas uma maneira de medir a decoreba.

Vejo que a avaliação deve estar intimamente ligada ao processo de planejamento bem como aos objetivos.

No meu ponto de vista jamais espero que uma avaliação seja apenas um resultado final, mas acima de tudo que seja analizada todas as etapas para a construção do conhecimento. É por isso que volto a dizer que é papel fundamental do professor planejar todas as ações antes de iniciá-las, definindo cada objetivo em termos dos resultados que se esperam alcançar, e que de fato possa ser atingível pelo aluno.

Para ilustrar esse meu ponto de vista deixo aqui esse vídeo de um cantor que admiro muito, e que tem a capacidade e a coragem de mostrar através de suas letras a realidade do nosso país- Gabriel O Pensador, com ESTUDO ERRADO.





E, então, o que você me diz?


Acadêmica Luciana da Silva Berti Eccel
Polo de Foz do Iguaçu/Pr

7 comentários:

  1. Luciana acredito que de todas as postagens que apareceram no blog esa sua reflexão é o realmente é interessa,porque nada adianta nós como professoras criar um plano de aula "redondinho" mas não colocarmos em prática e concordo com vc que muito do que estudamos não temos como utilizar na prática afinal a maioria da geometria somente vamos utilizar se cursarmos uma graduação na área de exatas como engenheria.
    Valeu a reflexão!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Estudo errado, a música diz tudo sobre a educação.

    ResponderExcluir
  3. Vai ajudar para fazer a primeira atividade de Est. supervisionado.

    ResponderExcluir
  4. Essa música quebra essa versão tradicional da escolaridade.

    ResponderExcluir
  5. Luciana, essa letra é muito real, passou despercebido, mas agora que estamos sentindo na pele faz um sentido enorme. Parabéns pela escolha.

    ResponderExcluir
  6. Luciana,
    Obrigada por nos proporcionar este momento de reflexão justamente agora que precisamos tanto fazer comparativos com o real e o fictício sobre as salas de aula.
    Aplausos
    Noeli

    ResponderExcluir
  7. Colega Luciana:
    Muy oportunas tus sugerencias, no lo había visto anteriormente, por esas dificultades que presenta el sistema BLOG...En cuanto al asunto, concuerdo contigo, debemos huir del sistema de formación dogmática...

    ResponderExcluir