segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Aprendendo com Música (2)

Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Comunicação e Expressão
Curso de Língua Espanhola modalidade a Distância
Língua: Metodologia de Ensino do Espanhol
Professora: Izabel Christine Seara
Aluno: Luis Henrique F. Almeida, Aline Golin e Hercilia Fragoso Gemo - Ika
Polo: Videira
2010/02


PLANO DE AULA

Disciplina: Língua Espanhola
Carga horária: Duas aulas
Curso: Ensino Médio


Objetivo Geral:      
Aprender distinguir um verbo de um adjetivo.
                                  
Objetivos Específicos:

ü  Identificar palavras que indicam ação e palavras que indicam qualificação.
ü  Leitura coletiva e individual.
ü  Ouvir musical a musica de Ivete Sangalo na versão espanhol.
ü  Produção textual.

Metodologia:
Os alunos entram na sala ouvindo a musica Festa de Ivete Sangalo na versão em espanhol.
Em seguida colar no quadro em seqüencia de data, recortes de jornais e revistas sobre a vida artística de Ivete Sangalo.
Abaixo de cada recorte colar palavras: verbo e adjetivo que também identifique a cena do recorte, como por exemplo: Cantar e magnífica
Ler um pequeno texto sobre a bibliografia de Ivete Sangalo
Depois fazer a leituras das palavras dispostas no quadro e pedir para que os alunos identifiquem oralmente quais indicam ação e quais indicam qualificação.
Assistir o vídeo de Ivete Sangalo cantando a musica Festa (Fiesta) na versão em espanhol.
Distribuir a letra da musica Festa na versão em espanhol e pedir para que os alunos identifiquem sublinhando as palavras que indicam ação e qualidade.
Em seguida o aluno conhecendo um pouco sobre a vida de Ivete Sangalo e distinguindo palavras que indicam ação e qualidade deve produzir um texto com auxilio do professor se for necessário de no mínimo doze linhas falando sobre Ivete Sangalo.
E por fim colar no caderno um pequeno texto explicativo sobre o que é verbo e adjetivo.

Recursos Didáticos:
Quadro
Recortes de Jornais e Revista
Papel e Caneta
Texto explicativo
Texto Bibliográfico de Ivete Sangalo
Data show
Letra da musica

Avaliação:
Ao final da aula o aluno deverá produzir o texto distinguindo palavras que indicam ação e palavras que indicam qualidade, ou seja, verbo e adjetivo. Os alunos serão avaliados através do empenho nas atividades proposta em sala juntamente com o grau de cooperação com cada um durante as aulas e por meio da atividade escrita.

Bibliografia

SEARA, I.; C., NUNES, V. G. Metodologia de Ensino do Espanhol I. Florianópolis: LLE/CCE/UFSC, 2010.
http://ead.moodle.ufsc.br/file.php/1058/Webteca/Textos/Libro_Parte_seleccionada_


Fiesta
Fiesta en el gueto
Tú te puedes acercar
A mezclarte con mi mundo
Tú te tienes que quedar

Hay una fiesta en el gueto
Tú te puedes acercar
A mezclarte con mi mundo
Tú me tienes que cantar

Gente de todo color
Y razas de toda fe
Guitarra de rock & roll
Batuca de candombé
A bailar
Pra ver como la tribu se va
Mira como el suelo tiembla
Madre negra nos mandó llamar

Avisó, avisó, avisó, avisó
Que va a haber una fiesta
Va haber
Porque todo el gueto mandó avisar
Que va a haber una fiesta
Va haber
Porque todo el gueto mandó avisar

Nenhum comentário:

Postar um comentário