sexta-feira, 20 de agosto de 2010

ANALISE SINTATICA.

ROTEIRO:

ESCOLA: Municipal Ademar Marques Curvo

DISCIPLINA: Analise Sintática

PROFESSORES: Clodoaldo Gomes de Carvalho , Otavio Martins , Viviana Hartman

SÉRIE: 3º Ano do Ensino Médio

CARGA HORÁRIA: 3 horas

PLANO DE AULA

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Levantar e analisar termos específicos utilizados em análise sintática; Estudar os elementos do período simples: sujeito e predicado;

CONTEÚDO: ANALISE SINTATICA.

METODOLOGIA:

FUNDAMENTAR ANALISE SINTATICA

ESCLARECENDO O QUE É SUJEITO, PREDICADO.

LIVRO ESPANHOL VI UFSC, UNIDADE B

TRADUÇÃO DO POEMA e Leitura do poema O assassino era o escriba:

O assassino era o escriba

Meu professor de análise sintática era o tipo do sujeito inexistente.
Um pleonasmo, o principal predicado da sua vida,
regular como um paradigma da 1ª conjugação.
Entre uma oração subordinada e um adjunto adverbial,
ele não tinha dúvidas: sempre achava um jeito
assindético de nos torturar com um aposto.
Casou com uma regência.
Foi infeliz.
Era possessivo como um pronome.
E ela era bitransitiva.
Tentou ir para os EUA.
Não deu.
Acharam um artigo indefinido em sua bagagem.
A interjeição do bigode declinava partículas expletivas,
conectivos e agentes da passiva, o tempo todo.
Um dia, matei-o com um objeto direto na cabeça.

Comentários

Partir da análise e interpretação do poema de Paulo Leminski podem ser ótimo ponto de partida para o ensino de alguns tópicos de análise sintática; aproveitando a ironia do texto pode ser discutido as nomenclaturas gramaticais; Outra possibilidade é a realização de um debate sobre o ensino de Espanhol e sobre a importância (ou não) das regras de gramática para o aluno.

Estratégias

1) Leitura individual do texto traduzido e levantamento de vocabulário próprio da análise sintática; Cada um poderá eleger as frase e analisá-las partindo de seu próprio texto traduzido

2) Discussão em grupo de alguns dos temas a seguir ( resgatando e fortalecendo a fundamentação teórica ).

A) Como se classifica o sujeito?

B) Como se classifica o predicado?

C) No poema trabalhado existe orações com período composto;

RECURSOS:

Caderno , lápis. Borracha

AVALIAÇÃO:

A avaliação se dará através de observações da participação oral, da atividade em grupo, e dos trabalhos realizados.

BIBLIOGRAFIA:

http://educacao.uol.com.br/planos-aula/fundamental/portugues-sintaxe-a-partir-de-um-poema-de-leminski.jhtm , Adaptado.

CRONOGRAMA:

Fundamentação teórica 50’

Tradução do poema 40’

Interpretar e debater 1:30

2 comentários:

  1. Gente, adorei esta aula!
    Peço que me convidem para assisti-la, ou melhor, para participar dela como aluna, porque ainda não tive a oportunidade de fazer tal análize sintática e, me parece que além de muito produtiva será também muito divertida.
    Parabéns por escolherem como obra de estudo "O assassino era o escriba" de Paulo Leminski!

    ResponderExcluir
  2. Olha gente, tenho a mesma opinião da colega.
    Adorei o plano, porque mesmo bem objetivo é muito interessante e o texto, nem se fala, é ótimo.
    Também quero participar desta aula, me chamem quando acontecer.
    Beijos

    ResponderExcluir