terça-feira, 24 de agosto de 2010

Roselia Negri Dariva e Francieli Maria Varela

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Língua Espanhola VI


Plano de aula

Nomes Completos: ROSELIA NEGRI DARIVA 07411232
FRANCIELI MARIVA VARELA 07411106

1 – Conteúdo - Sujeito simples, sujeito composto, adjetivos.

2 – Metodologia

- Ler um texto com descrições de pessoas de forma individual e coletiva;
- Questionar se eles assistiram à copa do mundo;
- Refletir sobre as principais roupas que as pessoas (jogadores) vestiam;
- Identificar quem são os sujeitos e de que estão falando;
- Fazer exercícios de interpretação de texto;
- Ouvir à música (Waving flag) que está em gravada em português, inglês e espanhol como forma de incentivá-los a refletir e entender
- Questionamento sobre a vestimenta das pessoas na Copa; como: cores, estilos.
- Escutar a música que foi gravada em inglês, português e espanhol;;
- Responder as questões sobre a música;
- Leitura individual dos textos; .
- Discutir e interpretar oralmente o texto;
- Explicar no quadro o que é sujeito, o que é verbo e o que é adjetivo;.
- Fazer as atividades de interpretação e aplicação do conteúdo explicado usando a escrita;
- Corrigir os exercícios feitos no quadro;
- Rever o segmento do conteúdo abordado do início ao fim da aula.
- Solicitar que montem um jogo de memória em casa, sobre as roupas para socializar no próximo encontro.


Cronograma Tempo Total Série Idade/ Escola/Cidade/Estado
Atividades 2 aulas de 45min(90min) 2ªSérie do Ensino Médio 15 / 16 anos EEB São Valentin – São Lourenço D’Oeste - SC
Música 10 min
Leitura de Textos e discussão 20 min
Explicação 20 min
Exercícios escritos e correção 20 min
Duvidas/socialização 20

4- ANEXOS

Canción

Wavin' Flag (feat. K'naan)
David Bisbal
Ooooo,ooooooo
Give me freedom! give me fire!
Give me reason! take me higher!
See the champions take the field now!
You'll be fighters! make us feel proud.
En las calles, muchas manos, levantadas celebrando,
Una fiesta sin descanso, los paìses
Como hermanos
Canta y une tu voz, grita fuerte que te ecuche el sol,
El partido ya va a comenzar, todos juntos vamos a ganar
Coro:
Unidos seremos grandes, seremos fuertes somos 1 pueblo
Bandera de libertad , ke viene y ke va (x4)
When i get older, i will be stronger!
They will call me freedom, just like the waving flag!
Now wave your flag ( x7)
Ooooo, ooooo,oooo (x2)
Danos vida, danos fuego, ke nos lleve a lo alto,
Campeones o vencidos, pero unidos a intentarlo,
In the streets are exalted people as we lose our inhibitions
Celebration is around us! every nation all around us!
Singing forever young, singing songs underneath the sun!
Let's rejoice the beautiful game and together at the end of the day
We all say
Coro
Unidos, seremos grandes, seremos fuertes somos 1 pueblo,
Bandera de libertad, when i get older, i will be stronger, they'll call me freedom, just like the waving flag! now wave your flag (x7)
And everybody will be singing

Cuestionamiento
1) ¿Cuál es el tema de la canción?__________________________
2) ¿Por qué cantan?_________________________________________
3) De quién habla la frase: “Unidos seremos grandes, seremos fuertes somos 1 pueblo Bandera de libertad , ke viene y ke va”______________________________
4) ¿Quién es el sujeto y qué tipo de sujeto es este?____________________________

Texto 1
¿En quién está interesado Rodrigo? Lee el diálogo y descubre.
Rodrigo: ¡Oye! ¿Quién es la chica alta y rubia de la camisa verde?
Alberto: Se llama Silvia.
Rodrigo: No, Silvia es morena y lleva una chaqueta roja.
Alberto: ¿?Estás seguro?
Rodrigo: Bueno, no importa. ¿Y dónde está Isabela?
Alberto : Allí acerca de la entrada del colegio .Lleva una blusa a rayas azules y blancas y un pantalón gris. Está al lado de un chico muy delgado y de pelo largo.
Rodrigo: ¿Y quién es él? ¿Cómo se llama? ¿Cuántos años tiene? ¿Estudia en su colegio?
Alberto: ¡Cuántas preguntas!

1) ¿Quién es la chica que Rodrigo conoce?____________________
2) ¿Quién está al lado de Isabela?_________________________________
3) ¿Cómo es la blusa de Isabela? ¿ Y la de Silvia?__________________
4) ¿Duende están los chicos?_____________________________
5) ¿Cuántos chicos están hablando?__________________________

Texto 2

- Buenas tardes Señora. ¿ Qué desea?
- Buenas tardes. ¿Tiene usted un pantalón azul tamaño medio?
- Sí, vamos a ver, yo pienso que puedes escoger, hay muchos.
- ¿Cuánto vale?
- Ciento y treinta Guaraníes.
- Bueno, me la llevo.
- ¿Necesita de algo más?
- No, sólo eso hoy.
- ¿Va a pagar con dinero o tarjeta de crédito?
- Con tarjeta. Aquí la tiene.
- Puede firmar aquí por favor.
- Claro.
- Muchas gracias señora.
- No, al contrario, Hasta Luego.
- Hasta pronto.
-
são as pessoas que se encontram?O que elas fazem após encontrar-se?Como elas são? O que elas compram? Quem atende? Quanto custa?
1) - ¿Cuántas personas están hablando? ¿Quiénes son?___________________
2) ¿Dónde están las dos? ¿Qué compran?_______________________
3) ¿Qué están haciendo? ______________________________
4) ¿Cuál es el color y qué ropa llevó Rita y cuánto vale?_____________
5) ¿Quién es el sujeto de la frase/cuestión: ¿Tiene usted un pantalón azul tamaño medio? ¿Cómo sabes?___________________________
6) ¿Qué es sujeto? ¿Qué tipo de sujeto tenemos?__________________
7) ¿Que sujeto es ese? ¿Simples, pronominal, compuesto o tácito?_____________________________________________________
8) ¿Cuáles son las diferencias? ___________________________________
9) ¿Cómo podrías describir las personas y sus ropas? ¿Qué palabras usarías?__________________________________________________________

5 - REFERENCIAS

Bittencourt, Neide Arrias Didática Geral/ Neide Arrias Bittencourt, Lúcia Schneider Hardt – Florianópolis: UFSC, 2010. GIL, Glória. Linguística Aplicada I. Florianópolis: LLE/CCE/UFSC, 2010.

Briones, Ana Isabel. Español Ahora, Volume único/ Ana Isabel Briones, Eugenia Flavin, Grete Eres Fernandes – São Paulo: Moderna 2005.

Diccionario y gramática - http://www.rae.es/rae.html

Diccionario: http://www.wordreference.com

Diccionario Larousse – Español/Portugués – Portugués/Español Volumen único - 1ª edición agosto de 2005 – São Paulo.


Larousse - Gramática de la lengua española. Editora Larousse 1998

Libro texto

Martin, Ivan. Espanhol, Volume único – Série Novo Ensino Médio - São Paulo – SP: Editora Ática 2007.

Nuevo diccionario esencial de la lengua española – Santillana – Moderna 1ª edição São Paulo – 2005.

3 comentários:

  1. Gostei do texto 2
    Gosto de trabalhar com meus alunos diálogos, para eles praticarem a leitura e a pronúncia e juntamente uma interpretação de texto, como são séries iniciantes tem que ser textos curtos e de fácil entendimento.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Mariza! os diálogos curtos são atraentes, servem para trabalhar a gramática, além de muitas outras possibilidades como praticar leitura, pronuncia e quem sabe a arte do teatro...
    muito bom!!

    Besos Chicas!!

    ResponderExcluir
  3. Me pareceu um excelente plano de aula, muito metódico,bem sistematizado, e bem contextualizado.Nada melhor do que a copa do mundo para incentivar à garotada a apreender idioma Español de forma dinámica e totalizadora. Penso que é esse o tipo de trabalho que devemos fazer dentro duma sala. Tudo bem preparado, hoje não dá mais para improvissar.

    ResponderExcluir