quinta-feira, 19 de agosto de 2010

PCC - Metodologia de Ensino



PROFESSORAS: Sirlene Maria Turco Schulte e Dirce Salete Perin

SÉRIE: Ensino Fundamental – 6ª série

CARGA HORÁRIA: 01 aula



OBJETIVOS:

Ao final desta aula os alunos deverão ser capazes de se comunicar através de perguntas e respostas como em uma situação real. Deverão saber perguntar e responder coisas simples. Saber identificar o que são orações interrogativas.



CONTEÚDO: Orações interrogativas diretas e indiretas.

METODOLOGIA: Fazer uma pequena explicação sobre as orações, detendo-se nas interrogativas. Falar e dar exemplos de perguntas no modo direto com o ponto de interrogação (?) e também no modo indireto, onde não há ponto de interrogação (?). Para isso, começar com um rap, de letra de fácil compreensão, para desenvolver a habilidade de ouvir. Estimular o aluno a responder as perguntas junto com o professor, assim pondo em prática a oralidade. Em seguida oferecer uma atividade lúdica, um dominó confeccionado com as orações expostas na explicação. Formar grupos de três, cada grupo receberá um jogo que deverá ser colocado em ordem até formar as orações.



Materiais de apoio: Cartazes, áudio, jogo de dominó.




Desenvolvimento da aula:

    
     Começar com explicação simples sobre período e oração, passando a citar os tipos de orações, sem aprofundar-se. Esta introdução permite que em aulas seguintes se possam abordar os outros tipos de orações, numa sequência. Indicar o cartaz que conterá resumidamente:


  • Declarativas (sirve para informar o declarar)

Ejemplo: El español es una lengua muy bonita.


  • Imperativas (expresa mandato o ruego)

Ejemplo: Estudias, es importante para tu vida.


  • Exclamativas ( expresa sentimiento o emociones)

Ejemplo: ¡Qué contento estoy”.


  • Desiderativas ( indican deseo)

Ejemplo: Ojalá que los alumnos nos comprendan.




Porém, o assunto desta aula são as orações interrogativas.

Ligar o rap abaixo, em áudio, com a letra impressa, para que acompanhem e visualizem a forma interrogativa com seus pontos inicial e final.




A partir do rap explicar as características das orações interrogativas. Usar exemplos do cartaz.



Directa: ¿Qué ciudad te gusta más?
Indirecta: Podrías contarnos qué ciudad te gusta más.
Directa: ¿Quién ganó el concurso?
Indirecta: Todavía no sabemos quién ganó el concurso.
Directa: ¿Dónde pongo las manzanas?
Indirecta: No sé dónde pongo las manzanas.
Directa: ¿Cuál de tus amigos te gusta más?
Indirecta: Dime cuál de tus amigos te gusta más.




  • Jogar o dominó até que todos tenham formado as orações, que serão lidas pela equipe e corrigidas pela turma.

  • Cada grupo deve formular 2 ou 3 perguntas simples escritas, que serão respondidas por outro grupo verbalmente, assim se pratica a oralidade e a escrita, possibilitando interação entre os grupos.




Avaliação: Analisar se os alunos conseguem formular perguntas simples e dar respostas. A participação na aula e no jogo.




SIRLENE / DIRCE – POLO VIDEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário