sexta-feira, 20 de agosto de 2010

EL REINO DEL REVÉS

Professora: Izabel Christiane Seara e Vanessa Gonzaga Nunes
Tutora: Paula Balbis
Acadêmicas: Noeli Alice Royer Locks e Geronima Lesme

Colégio Estadual Almirante Tamandaré
Disciplina: Língua estrangeira (espanhol)
Série: 6° Ensino fundamental
Tempo estimado: 60 min. podendo ser adaptada com a necessidade da turma.

PLANO DE AULA

Conteúdo: Texto Literário; Leitura e interpretação. Análise do sujeito.

Metodologia:
1° Para introduzir o tema uma das professoras narrará algo que lhe aconteceu que não era nada normal, ou seja, fora da lógica.
Ex.: Ontem quando cheguei em casa, meu gato veio me receber na porta. A princípio estranhei um pouco porque habitualmente ele me esperava deitado tranquilamente no sofá. Perguntei-lhe o que estava acontecendo e ele me respondeu Au, Au (latindo). Entrei em casa, minha filha fritava ovo dentro da geladeira. Pedi um copo de água gelada e ela o retirou do microondas. Pensei que eu não estava bem, fui ao banheiro passar água no rosto, e me deparei com o almoço servido sobre a pia do banheiro. Aí pensei. “¿Será que no estoy en “El Reino del Revés”?”.
2° Em seguida passaremos para o conto musical “El Reino del Revés” de María Elena Walsh. Os alunos assistirão ao video
http://www.youtube.com/watch?v=KlMQZsifcio&feature=related acompanhando com o texto (em anexo) previamente distribuído.
3° Dividiremos os alunos em seis grupos, de maneira que cada grupo declame uma estrofe do conto musical.
Produção textual: Cada grupo fará a reescritura do texto que lhe cabe, produzindo novas analogias que serão sociabilizadas com os colegas.
4° Identificação dos sujeitos.
Desplazamiento de los sujetos:
a) Descubra los sujetos presentes es el texto .
R.
b) ¿Cómo ellos se desplazan?
R.
c) ¿Qué otros animales se desplazan com ellos?

Recursos: Computador, Link de acesso à internet, Texto, Quadro, Apagador, Giz, Papel A4.

A avaliação será contínua e processual; no aspecto individual contarão o desempenho, a criatividade, o engajamento nas atividades propostas, do grupo, socialização, organização, criatividade e respeito mútuo.

Cronograma:
Exposição da aula – 10 min.
Declamação das estrofes – 10 min
Produção textual e leitura – 20 min
Identificação dos sujeitos – 10 min
Finalização – 10 min

BIBLIOGARAFIA:
GIL, DA SILVA & D'ELY, 2010, Métodos de Ensino de Língua Estrangeira, Disponível em AVEA Último aceso 08/06/2010.
http://www.educarchile.cl/Userfiles/P0001%5CFile%5CGu%C3%ADa%20docente%20El%20Reino%20del%20Rev%C3%A9s.pdf
http://www.educarchile.cl/Portal.Base/Web/VerContenido.aspx?GUID=123.456.789.000&ID=185827
http://www.youtube.com/watch?v=KlMQZsifcio&feature=related

El Reino Del Revés

María Elena Walsh

Me dijeron que en el Reino del Revés
nada el pajaro y vuela el pez,
que los gatos no hacen miau y dicen yes
porque estudian mucho inglés.

Me dijeron que en el Reino del Revés
nadie baila con los pies,
que un ladrón es vigilante y otro es juez
y que dos y dos son tres.

Me dijeron que en el Reino del Revés
cabe un oso en una nuez,
que usan barbas y bigotes los bebés
y que un año dura un mes.

Me dijeron que en el Reino del Revés
hay un perro pekinés
que se cae para arriba y una vez
no pudo bajar después.

Me dijeron que en el Reino del Revés
un señor llamado Andrés
tiene 1.530 chimpancés
que si miras no los ves.

Me dijeron que en el Reino del Revés
una araña y un ciempies
van montados al palacio del marqués
en caballos de ajedrez.

Vamos a ver como es
el Reino del Revés.

3 comentários:

  1. ¡AH CHICAS! Felicitaciones!!!!!
    Muito acertada a idéia de utilizar uma das músicas da María Helena.
    Tive o privilégio de disfrutar muito das músicas dela, adoro todas elas.
    Lembro de: "La vaca estudiosa" "Canción para tomar el té" "Manuelita", aliás, também cantei muito todas elas para a minha filha Gabriela.
    Os alunos de 11/12 anos vão gostar, até imagino fazer un teatro com esa música...seria muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Tambem gostei da alula de vcs. O interessante nas postagem é que tem bastante aulas criativas e tambem utilizando musicas, fazendo uma aprendizado diferente.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, meninas!!!
    Adorei vê-las por aqui!!!
    :D Bes

    ResponderExcluir