sábado, 21 de agosto de 2010

Plano de Aula

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Disciplina: Metodologia do Ensino de Espanhol
Alunas: Bruna Paganini e Keli Manenti

Ideias para a preparação de aula

Assunto: Período y oración – tipos de oración por su modalidad

Série: 1º ano do ensino fundamental
Idade média: 14 anos
Tempo de aula: 5 h/a
Objetivo: Utilizando a Língua Espanhola, proporcionar ao aluno conhecer e diferenciar período de oração, assim como os tipos de oração por sua modalidade.

Para iniciar, perguntar aos alunos o que já sabem sobre o assunto (período e oração), ouvir suas hipóteses e dialogar, concordando ou não com suas idéias de definição, dependendo do que entendem já sobre.

Depois, levando-se em conta de que os alunos já sabem o que é verbo e sua função, entregar uma ficha para cada aluno contendo um verbo, e pedir para que cada um elabore uma frase com o verbo que tem em mãos.

Se um aluno recebeu, por exemplo, o verbo “bailar” e cria uma frase por exemplo: “Las chicas bailaran muy bien.” , copiamos essa frase na lousa e explicamos que ese aluno formou uma oração, pois contém um único verbo. E se criarem uma frase com mais de um verbo, explicamos que para cada verbo, temos uma nova oração.
Fazemos isso com cada frase, de cada aluno. Depois, explicamos demonstrando as frases, que quando a frase tem uma única oração, temos um período simples, e que quando temos mais de uma oração, temos período composto.

Fazer algumas perguntas oralmente para saber se realmente compreenderam, e tendo certeza que estão preparados, iniciamos o trabalho sobre os tipos de oração por sua modalidade.

Entregar a letra da música de Alejandro Sanz: “Corazón Partio” y pedir para que leiam e após, acompanhem cantando o vídeo do site http://www.youtube.com/watch?v=FW9ETMc5qzY com o clipe da música.

Entregar um material contendo conceitos dos tipos de oração (declarativas, interrogativas, imperativas, exclamativas e desiderativas). Ler o material, explicar, exemplificar, e pedir para que tentem encontrar na letra da música os tipos de oração. Depois, pedir para que exponham os tipos encontrados e qual o tipo de oração foi mais encontrado no texto (letra da música).

Para estimular o aprendizado por meio de competição, pode-se também dividir a turma em 2 ou 3 grupos, e entregar várias fichas contendo orações dos diversos tipos, e determinar um tempo para que organizem, separem e colem em papel pardo os tipos de oração em colunas. Vence o grupo que tiver mais acertos.


Corazón Partío (Alejandro Sanz)

Tiritas pa este corazón partío.
Ti-ri-ti-tando de frio
Tiritas pa este corazón partío,
Pa este corazón

Ya lo ves, que no hay dos sin tres,
que la vida va y viene y que no se detiene...
Y, qué sé yo,
pero miénteme aun que sea, dime que algo queda
entre nosotros dos, que en tu habitación
nunca sale el sol, ni existe el tiempo,
ni el dolor.

Llévame si quieres a perder,
a ningún destino, sin ningún por qué.

Ya lo sé, que corazón que no ve
es corazón que no siente,
o corazón que te miente amor.
Pero, sabes que en lo más profundo de mi alma
sigue aquel dolor por creer en ti
¿qué fue de la ilusión y de lo bello que es vivir?

¿Para qué me curaste cuando estaba herido
si hoy me dejas de nuevo el corazón partío?

¿Quién me va a entregar sus emociones?
¿Quién me va a pedir que nunca le abandone?
¿Quién me tapará esta noche si hace frío?
¿Quién me va a curar el corazón partío?
¿Quién llenará de primaveras este enero,
y bajará la luna para que juguemos?
Dime, si tú te vas, dime cariño mío,
¿quién me va a curar el corazón partío?

Tiritas pa este corazón partío.
Tiritas pa este corazón partío.

Dar solamente aquello que te sobra
nunca fue compartir, sino dar limosna, amor.
Si no lo sabes tú, te lo digo yo.
Después de la tormenta siempre llega la calma.
pero, sé que después de ti,
después de ti no hay nada.

¿Para qué me curaste cuando estaba herido
si hoy me dejas de nuevo el corazón partío?

¿Quién me va a entregar sus emociones?
¿Quién me va a pedir que nunca le abandone?
¿Quién me tapará esta noche si hace frío?
¿Quién me va a curar el corazón partío?
¿Quién llenará de primaveras este enero,
y bajará la luna para que juguemos?
Dime, si tú te vas, dime cariño mío,
¿quién me va a curar el corazón partío?

¿Quién me va a entregar ...

2 comentários:

  1. Oi meninas!!! Achei bem legal as ideias de vocês... até porque é muito importante se trabalhar de forma que o aluno participe com sua opinião e conhecimento.
    Besos!

    ResponderExcluir
  2. Olá meninas! Gostei muito da aula de vocês, porque começaram cohecendo o aluno... Esta abordagem é bem importante para poder acompanhar adequadamente o desempenho dos estudantes...

    Abraços. Jocimar, Adriana e Vani

    ResponderExcluir