sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Plano de aula

Ronaldo Roldão
Sandra Regina Pastre Pereira
Caroline Eidt
*Pólo de Pato Branco

Conteúdo trabalhado: SUJEITO

Para 1 hora aula (45 min.). Alunos entre 10 e 11 anos de sexta série.

A partir de um ou vários tipos de vocabulário trabalhados, (como objetos de classe, familiares, cores, dias da semana, meses, números, animais, profissões, roupas entre outros) o aluno deve montar um jogo de palavras cruzadas com no máximo sete e no mínimo cinco palavras.
Como o objetivo é trabalhar o sujeito, ao criar o enunciado que dá a pista sobre a palavra a ser completada, o aluno deve deixar uma lacuna no lugar que corresponde à palavra a ser encontrada. Os enunciados devem ser produzidos em língua Espanhola.
Por exemplo:

  • Mi _________ es hermano de mi madre. (nesse caso a palavra procurada seria “tío”).
  • El __________ arregló mi coche de mala gana. (mecánico).
Após cada aluno elaborar seu jogo, devem trocar com o colega ao lado para completarem. Depois de completado, cada aluno pega novamente o jogo que criou, corrige-o e apresenta ao colega o resultado.
Agora o professor fala sobre os jogos, comenta com os alunos sobre os resultados e explica a função de sujeito das palavras utilizadas por eles.

Obs.: pode haver casos de frases criadas em que a palavra a ser usada no quebra cabeça não seja o sujeito da frase, nesse caso o professor estimula-os a reconhecer essa diferença e até pode tentar modificar a frase de modo que aquela palavra ganhe função de sujeito.
Exemplo de frase em que a palavra não é sujeito:

  • El cazador mató el ________. (león).


Nenhum comentário:

Postar um comentário