sexta-feira, 20 de agosto de 2010

SUJEITO DO VERBO "GUSTAR."

PÓLO: FOZ DO IGUAÇU

ESCOLA ESTADUAL AYRTON SENNA DA SILVA.

DISCIPLINA: LÍNGUA ESPANHOLA.

CONTEÚDO: SUJEITO DO VEBO GUSTAR

PROFESSORAS: MARCIA S.GUIMARÃES, MARTA PASTORELO, SUYAN DAMASCENO.

SÉRIE: 2ºANO ENSINO MÉDIO (idade entre 16 e 17 anos).

DURAÇÃO DA AULA: UMA AULA DE 45 MINUTOS.





Metodologia: Iniciar a aula partindo do conhecimento dos alunos sobre o verbo “gostar” em Português, fazer com que eles construam algumas orações com esse mesmo verbo. Em seguida apresentar-lhes a música em espanhol “Me gusta tú” do grupo Manu Chao e pedir-lhes que atenham-se as orações com o verbo “gustar”. Feito isso explicar para eles (com orações em português e em espanhol. Ex: (Eu) gosto de ler / Me gusta leer.) que diferentemente do português, no espanhol o sujeito gramatical nas construções de orações com o verbo “gustar” não é a pessoa (nosotros, Juan, Maria), mas sim aquilo que gosta, ou seja, em espanhol o verbo “gustar” concorda com o que se gosta e não com a pessoa. Após a explicação de como localizar o sujeito da oração em frases com esse verbo, dar aos alunos copias de um fragmento da musica “Me gusta tú” e pedir-lhes que identifiquem o sujeito dessas orações.


“Me gusta tu”


Me gustan los aviones, me gustas tú.
Me gusta viajar, me gustas tú.
Me gusta la mañana, me gustas tú.
Me gusta el viento, me gustas tú.
Me gusta soñar, me gustas tú.
Me gusta la mar, me gustas tú.
Que voy a hacer,……
Que voy a hacer,….
Que voy a hacer, ….
Que horas son, mi corazón.

Me gusta la moto, me gustas tú.
Me gusta correr, me gustas tú.
Me gusta la lluvia, me gustas tú.
Me gusta volver, me gustas tú.
Me gusta marijuana, me gustas tú.
Me gusta colombiana, me gustas tú...






6 comentários:

  1. Chicas amei a aulinha de vcs, e creio que esta aula é muito para se aplicar até em salas de iniciantes da língua pois a letra da música é fácil compreenção.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. A aula certamente será bem legal e a música é perfeita para trabalhar o conteúdo proposto.
    Valeu!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá meninas.
    Gostei do tema e do conteúdo da aula! A música é muito interessante e será facilmente compreendida pelos alunos, além de ter um rítmo contagiante.
    Bjs...

    ResponderExcluir
  5. Hola, a mi también me gusto mucho la aulinha de usteds. Dinamica e fácil. Trabajar con musica despierta en los alumnos una voluntad mayor de hacer las actividades.

    ResponderExcluir
  6. Olá, meninas!
    Achei muito interessante o assunto que prepararam. Me parece que todos os estudantes de Língua Espanhola fazem confusão com este verbo, devido a grande diferença com o mesmo em Língua Portuguesa.
    A metodologia é interessante, e acho que trabalhar com música rende resultados satisfatórios, principalmente se o artista é atual e do gosto dos alunos.
    Também gostei da idéia de contrapor o verbo em português e em espanhol.
    Parabéns, me parece que foram bem felizes com a escolha do tema e com a metodologia.

    Abraços
    Sil-Polo Videira

    ResponderExcluir