sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Primeira Postagem Blog

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
DEPARTAMENTO DE LINGUA E LITERATURA ESTRANGEIRA
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS-ESPANHOL
MODALIDADE A DISTÂNCIA

ALUNOS: APARICIO MOREIRA 07411030 e MARISTELA DEITOS 07411184

DISCIPLINA: MEN-9106 - 0611074 (20102) – METODOLOGIA DO ENSINO

ATIVIDADE: 1ª POSTAGEM DO BLOG – ATÉ 20 DE AGOSTO - AULA


TEMA: ESTUDANDO LINGUA ESPANHOLA COM MÚSICA

ESCOLA: ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFESSORA DULCE FERNANDES DE QUEIROZ

DISCIPLINA: LINGUA ESTRANGEIRA – ESPANHOL

PROFESSORES: APARÍCIO MOREIRA E MARISTELA DEITOS

SÉRIE: SEXTA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

CARGA HORÁRIA: UMA AULA DE QUARENTA E CINCO MINUTOS



PLANO DE AULA/DESENVOLVIMENTO

OBJETIVO GERAL: (identificar)
-Levar os alunos a fazerem uma reflexão e comparação: sobre o que é uma oração, as diferente formas que se apresenta, como podemos diferenciá-las, em quais e quantas situações se apresentam, como podem ser analisadas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: (diferenciar)
-Entender o que é uma oração.
-Identificar os variados tipos de orações.
-Aprender destacar diferenças nas orações.

CONTEÚDO:
-O que é oração.
-Tipos de oração.


METODOLOGIA:
-A aula será ministrada em diferentes etapas, na primeira parte da aula os professores através de textos explicativos e ilustrativos, farão a leitura e explanação do conteúdo, com a utilização do data-show os alunos poderão visualizar o assunto estudado.
-Continuando será feito uma abertura para realização de perguntas das eventuais dúvidas dos alunos.
-A seguir será distribuído a letra da musica “Me olvidé de vivir” de Julio Iglesias, bem como a apresentação do vídeo clip com a musica.
-Depois da interação entre a letra e o DVD, os alunos passarão à realização da atividade que será
da seguinte maneira: em dupla eles terão que identificar as orações com período simples; orações com período composto; orações declarativas; orações interrogativas; orações imperativas; orações exclamativas; orações desiderativas.
-Concluindo os professores farão as correções da atividade proposta para verificação da aquisição dos insumos,a respeito do tema trabalhado.



RECURSOS:
-Usaremos aparelho de DVD, DVD do cantor, com o vídeo Clip da música trabalhada, pôster do cantor espanhol, textos informativos sobre ele, quadro negro, giz, carteiras e cadeiras, cadernos e canetas.

AVALIAÇÃO:
-A avaliação será feita desde a primeira parte da aula, levando em conta a participação, o interesse, a interação, a dedicação, tomando-se por base um coeficiente para parte da aula,
Mas será levada em conta a aquisição total de insumo, pois futuramente será retornado ao assunto na hora da prova escrita.


CRONOGRAMA:
-Uma aula de quarenta e cinco minutos.

ATIVIDADES:
-Leitura e explicação de textos
-Discussão de textos.
-Apresentação da música e DVD.

INTERVALO:
-Não observado.



Letra em Espanhol

“Me olvidé de vivir”

De tanto correr por La vida sin freno
Me olvidé que La vida se vive un momento
De tanto querer ser en todo El primero
Me olvide de vivir los detalles pequeños.

De tanto jugar con los sentimientos
Viviendo de aplausos envueltos en sueños
De tanto gritar mis canciones al viento
Ya no soy como ayer, ya no se lo que siento

Me olvide de vivir
Me olvide de vivir
Me olvide de vivir
Me olvide de vivir

De tanto cantarle al amor y La vida
Me quedé sin amor uma noche de un día
De tanto jugar con quien yo más queria
Perdí sin querer lo mejor que tênia.

De tanto ocultar la verdad con mentiras
Me engané sin saber que era yo que quien perdía
De tanto esperar, yo que nunca ofrecia
Hoy me toca llorar, yo que siempre reía.

Me olvidé de vivir
Me olvidé de vivir
Me olvidé de vivir
Me olvidé de vivir

De tanto correr por ganar tiempo al tiempo
Queriendo robarle a mis noches el sueño
De tantos fracasos, de tantos intentos
Por querer descubrir cada dia algo nuevo.

De tanto jugar con los sentimientos
Viviendo de aplausos envueltos em sueños
De tanto gritar mil canciones al viento
Ya no soy como ayer, ya no se lo que siento.

Me olvidé de vivir
Me olvidé de vivir
Me olvidé de vivir
Me olvidé de vivir
Letra em Português

“Me esqueci de viver”

De tanto correr pela vida sem freio
Me esqueci que a vida se vive num primeiro momento.
De tanto querer ser em tudo o primeiro
Me esqueci de viver os detalhes pequenos.

De tanto brincar com os sentimentos
Vivendo de aplausos envoltos aos sonhos,
De tanto gritar as canções aos ventos,
Já não sou o que fui; hoje eu vivo e não sinto.

Me esqueci de viver.
Me esqueci de viver.
Me esqueci de viver.
Me esqueci de viver.

De tanto cantar ao amor e a vida
Eu fiquei sem amor uma noite e um dia.
De tanto brincar com que eu mais queria
Eu perdi sem querer o melhor que eu tinha.

De tanto brincar com verdades e mentiras
Me enganei sem saber que era eu que perdia.
De tanto esperar, eu que não oferecia,
Hoje fico a chorar...Eu, que sempre sorria.

Me esqueci de viver.
Me esqueci de viver.
Me esqueci de viver.
Me esqueci de viver.

De tanto correr pra roubar tempo ao tempo
Querendo ganhar dias e noites um sonho...
De tantos fracassos, de tantos intentos,
Por querer descobrir cada dia algo novo...

De tanto brincar com os sentimentos
Vivendo de aplausos envoltos em sonhos,
De tanto gritar as canções ao vento,
Já não sou o que fui; hoje em vivo e não sinto.

Me esqueci de viver.
Me esqueci de viver.
Me esqueci de viver.
Me esqueci de viver.

Um comentário:

  1. Olá,
    parabéns pela postagem!
    Vocês não encontraram o clip da múscia no youtube para colocar o link aqui?
    Abraços

    ResponderExcluir