ESCOLA: COLÉGIO ESTADUAL BARÃO DO RIO BRANCO
DISCIPLINA: LÍNGUA ESPANHOLA
PROFESSORES: AMARILDO E REJANI
SÉRIE: 2º ANO ENSINO MÉDIO
CARGA HORÁRIA: 2ha
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Conhecer o gênero textual “tiras”;
· Estudar a teoria do sujeito gramatical;
· Aplicar conhecimentos de sintaxe sobre mensagens comunicativas;
· Interpretar as tiras cômicas;
· desenvolver o senso crítico na leitura.
CONTEÚDO:
Análise do sujeito gramatical
METODOLOGIA:
Rejani e eu pensamos em uma aula para alunos do Ensino Médio, que já possuem certa maturidade e, em princípio, melhores condições de interpretação e interação.
Foi escolhido o conteúdo relativo à localização do sujeito dentro da frase e sua consequente classificação para ser trabalhado com estes alunos. Pensou-se naturalmente em uma aula de língua espanhola e pretendemos usar algumas tirinhas da Mafalda para exemplificar a parte teórica.
A proposta seria, após uma breve introdução, apresentar uma a uma as três tiras selecionadas, no primeiro momento explorar a interpretação, para que haja uma boa interação do aluno com o texto. Nesse processo também se exploraria esse gênero textual, procurando fazer os alunos perceberem o aspecto cômico das tirinhas. A própria personagem Mafalda é muito rica e pode gerar uma boa discussão com os alunos sobre as situações narradas.
Depois, seria apresentado o conteúdo relativo à localização do sujeito dentro da oração e à sua classificação. Na sequência voltaríamos às tiras da Mafalda e se procuraria fazer com que os alunos identificassem os vários tipos de sujeito expressos. Naturalmente as tiras foram escolhidas de modo a proporcionar tipos variados de sujeito.
RECURSOS:
Quadro e giz; projetor multimídia para as tiras.
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados pela participação nas atividades e desempenho oral.
Tiras a serem exploradas:
Adorei a aula de vocês!
ResponderExcluirMuito bom utilizar na sala de aula as tiras da Mafalda; personagem esta de uma inquietação ideológica sem igual.
Publicada em 1964, Mafalda reflexiona sobre TUDO.
Lembro que por não gostar de sopa dizia: "Qué tranquilidad reinaría hoy en este mundo si Marx no hubiera tomado la sopa"; e ao olhar o cacetete de um policial: "¿Ves? Éste es el palito de abollar ideologías."
Ella es toda una gracia!
PARABÉNS PELO TRABALHO!!!!
Suyan