sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Professora: Izabel Christiane Seara

Tutora: Chris Royes Schardosim e Sila Marisa de Oliveira

Acadêmicos: Clarice Ana Bertuol Matricula: 07411055

Luis Hernan Gonzalez Morales Matricula: 07411164

Maira Ester Gerhardt Rech Matricula: 07411336

ESCOLA: ESCOLA MUNICIPAL CECILIA MEIRELES

DISCIPLINA: Português

PROFESSORES: Clarice, Maira e Luis

SÉRIE: 5ª série do Ensino Fundamental

Carga horária: 1 hora aula

Período: 13 de setembro das 13h30 às 14h30

PLANO DE AULA

Objetivos:

  • Desenvolver a imaginação e a criatividade dos alunos, através da interpretação e produção de textos;
  • Ler textos do gênero historia em quadrinhos e artigo de jornal para observar as especificidades desse gênero;
  • Interpretar histórias em quadrinhos e artigo de jornal; e
  • Produzir textos, cada texto produzido deverá conter pelo ao menos uma frase interrogativa, uma declarativa, uma exclamativa. O aluno devera destaca as frases do texto produzido, dizer qual é sujeito da oração destacada.

Conteúdos:

  • Leitura: Compreensão e produção textual. Cada texto produzido deverá conter pelo ao menos uma frase interrogativa, uma declarativa, uma exclamativa. O aluno devera destaca as frases do texto produzido, dizer qual é sujeito da oração destacada.

Metodologia:

  1. Inicialmente a professora fará uma breve explicação sobre como se dará a aula e os objetivos a serem alcançados. A importância da participação de todos nas atividades propostas, como será feita a avaliação das atividades e percentual da nota que será atribuído a cada atividade;
  2. Em seguida, cada aluno vai ler individualmente uma história em quadrinhos e, em seguida, produzirá um texto reescrevendo a história de acordo com seu entendimento; será levada em consideração a coerência e coesão do texto.
  3. Na seqüência, em grupos de quatro, os alunos irão ler um artigo de jornal e reescrever a manchete de acordo com o entendimento do grupo; será levada em consideração a coerência e coesão do texto.
  4. Visto que os alunos já trabalharam sintaxes cada texto produzido deverá conter pelo ao menos uma frase interrogativa, uma declarativa, uma exclamativa. O aluno devera destaca as frases do texto produzido e dizer qual é sujeito da oração destacada.

Recursos:

  • Quadro;
  • Revistas em quadrinhos;
  • Jornal;

Avaliação:

20% da nota atribuída à presença na aula;

40% da nota atribuída à produção de texto individual na reescrita da história em quadrinhos, onde será avaliado coerência e coesão do texto, bem como o destaque das frases solicitadas.

40% da nota na produção de texto em grupo na reescrita de um artigo jornalístico. Sendo que 10% será nota da participação, visto que a atividade é em grupo, e 30% para a produção do texto e destaque das frases solicitadas.

BIBLIOGRAFIA:

GIL, DA SILVA & D'ELY, 2010, Métodos de Ensino de Língua Estrangeira, Disponível em AVEA Último aceso 08/06/2010.

Plano de Aula. [online] Disponível na internet via WWW.URL http://aulaonline.spaceblog.com.br/ 153207/Plano-de-aula: Acesso em 25.06.2010.

http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&source=hp&q=imagens+de+historias+em+ quadrinhos&aq=0&aqi=g3&aql=&oq=imagens+de+historias&gs_rfai=&fp=16e0d1ba9a3b6421.

CRONOGRAMA:

ATIVIDADES

Tempo

Atividade 1: Tópico 1 da metodologia - breve explicação sobre o andamento da aula;

05min

Atividade 2: Tópico 2 da metodologia – Leitura individual de uma história em quadrinho e reescrita do texto.

25min

Atividade 3 Tópico 3 da metodologia – Leitura de um artigo de jornal e reescrita do texto.

25min

ANEXOS:





2 comentários:

  1. Ficou muito bom!!
    Parabéns!
    E muito boa a iniciativa de me procurar antes de postar e refazer o plano.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. A ideia de trabalhar com história em quadrinhos me parece muito boa porque o aluno precisa entender todo o contexto, não só as falas, mas também as imagens...como diria Bahktin o enunciado.

    ResponderExcluir