Tutora: Chris Royes Schardosim e Sila Marisa de Oliveira
Acadêmicos: Clarice Ana Bertuol Matricula: 07411055
Luis Hernan Gonzalez Morales Matricula: 07411164
Maira Ester Gerhardt Rech Matricula: 07411336
ESCOLA: ESCOLA MUNICIPAL CECILIA MEIRELES
DISCIPLINA: Português
PROFESSORES: Clarice, Maira e Luis
SÉRIE: 5ª série do Ensino Fundamental
Carga horária: 1 hora aula
Período: 13 de setembro das 13h30 às 14h30
PLANO DE AULA
Objetivos:
- Desenvolver a imaginação e a criatividade dos alunos, através da interpretação e produção de textos;
- Ler textos do gênero historia em quadrinhos e artigo de jornal para observar as especificidades desse gênero;
- Interpretar histórias em quadrinhos e artigo de jornal; e
- Produzir textos, cada texto produzido deverá conter pelo ao menos uma frase interrogativa, uma declarativa, uma exclamativa. O aluno devera destaca as frases do texto produzido, dizer qual é sujeito da oração destacada.
Conteúdos:
- Leitura: Compreensão e produção textual. Cada texto produzido deverá conter pelo ao menos uma frase interrogativa, uma declarativa, uma exclamativa. O aluno devera destaca as frases do texto produzido, dizer qual é sujeito da oração destacada.
Metodologia:
- Inicialmente a professora fará uma breve explicação sobre como se dará a aula e os objetivos a serem alcançados. A importância da participação de todos nas atividades propostas, como será feita a avaliação das atividades e percentual da nota que será atribuído a cada atividade;
- Em seguida, cada aluno vai ler individualmente uma história em quadrinhos e, em seguida, produzirá um texto reescrevendo a história de acordo com seu entendimento; será levada em consideração a coerência e coesão do texto.
- Na seqüência, em grupos de quatro, os alunos irão ler um artigo de jornal e reescrever a manchete de acordo com o entendimento do grupo; será levada em consideração a coerência e coesão do texto.
- Visto que os alunos já trabalharam sintaxes cada texto produzido deverá conter pelo ao menos uma frase interrogativa, uma declarativa, uma exclamativa. O aluno devera destaca as frases do texto produzido e dizer qual é sujeito da oração destacada.
Recursos:
- Quadro;
- Revistas em quadrinhos;
- Jornal;
Avaliação:
20% da nota atribuída à presença na aula;
40% da nota atribuída à produção de texto individual na reescrita da história em quadrinhos, onde será avaliado coerência e coesão do texto, bem como o destaque das frases solicitadas.
40% da nota na produção de texto em grupo na reescrita de um artigo jornalístico. Sendo que 10% será nota da participação, visto que a atividade é em grupo, e 30% para a produção do texto e destaque das frases solicitadas.
BIBLIOGRAFIA:
GIL, DA SILVA & D'ELY, 2010, Métodos de Ensino de Língua Estrangeira, Disponível em AVEA
Plano de Aula. [online] Disponível na internet via WWW.URL http://aulaonline.spaceblog.com.br/ 153207/Plano-de-aula: Acesso em 25.06.2010.
http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&source=hp&q=imagens+de+historias+em+ quadrinhos&aq=0&aqi=g3&aql=&oq=imagens+de+historias&gs_rfai=&fp=16e0d1ba9a3b6421.
CRONOGRAMA:
ATIVIDADES | Tempo |
Atividade 1: Tópico 1 da metodologia - breve explicação sobre o andamento da aula; | 05min |
Atividade 2: Tópico 2 da metodologia – Leitura individual de uma história em quadrinho e reescrita do texto. | 25min |
Atividade 3 Tópico 3 da metodologia – Leitura de um artigo de jornal e reescrita do texto. | 25min |
Ficou muito bom!!
ResponderExcluirParabéns!
E muito boa a iniciativa de me procurar antes de postar e refazer o plano.
Abraços
A ideia de trabalhar com história em quadrinhos me parece muito boa porque o aluno precisa entender todo o contexto, não só as falas, mas também as imagens...como diria Bahktin o enunciado.
ResponderExcluir