sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Plano de Aula e sua metodologia



Primeira postagem:
PCC de Metodologia de Ensino

Escola: Escola Municipal Dom Bosco. Ensino Fundamental de Segmento I.
Disciplina: Língua Espanhola
Professoras: Antonia Ferreira Dal'Omo e
Tânia Gonçalves
Série: 4ª série primária ou 4º ano
Crianças com idade de 9 a 14 anos
Polo de Cidade Gaúcha - Paraná



PLANO DE AULA

Objetivo especifico
Os alunos deverão compreender o que é uma oração e suas modalidades com foco principal na Oração Exclamativa, dentro do ensino da língua espanhola.

Conteúdo:
Orações e suas modalidades com ênfase nas orações exclamativas do espanhol.



Metodologia:

A aula será iniciada com a apresentação dos professores e dos alunos em classe, com a entrega de crachás para facilitar a identificação. Logo a seguir entrega das folhas impressas com os conteúdos da aula.
A explanação do conteúdo será feita através da apresentação de power point, ( enlace aqui)

Depois das explicações os alunos acompanharão a Leitura do conto "Ricitos de Oro" (adaptado para a aula no enlace), também em power point. Onde poderão observar as orações exclamativas presentes no conto.
A classe será dividida em equipes de até 4 alunos para a realização das atividades.
Logo em seguida passaremos a aplicar as atividades referentes às orações
exclamativas.
A primeira atividade será sublinhar as frases exclamativas encontradas no conto
impresso;
A segunda atividade, assinalar as orações exclamativas e justificar;
A terceira atividade será resolver um caça palavras e com elas formar orações
com tono exclamativo.
Terminando a resolução das atividades prosseguiremos com a correção das mesmas,
e um representante do grupo irá ao quadro negro para dar as respostas por eles elaboradas,
então todos farão uma análise das respostas conjuntamente e com o auxilio das professoras.
Nesta parte da aula os alunos serão movidos para um local amplo e sombreado, como por
exemplo, a quadra coberta.
Para ampliar o vocabulário e o conhecimento dos alunos, propomos um Jogo de adivinhação, com
formulação de frases exclamativas com as respostas. Para execução desta atividade a classe será
dividida em dois grupos ou mais ( depende do numero de alunos). Um brinde será a premiação da
equipe vencedora, porém, sem desmerecer os outro alunos. A premiação será um cartão de
felicitações e uma bala. A Bala será entregue para todos na classe. O brinde será surpresa.
A aula será encerrada com uma música ( que poderá ser aproveitada em outra aula),
"La cucaracha", somente para animar e incutir nos alunos o gosto pela língua espanhola.

RECURSOS:

Um data-show, textos e atividades impressos, giz, quadro negro, quadra

coberta ou espaço amplo, cartões brindes, balas, crachás e outros.

AVALIAÇÃO:

Os alunos serão avaliados no comprometimento das realizações das atividades
propostas, no desenvolvimento das atividades propostas, no desenvolvimento

de

critérios de análise

gramátical,

na capacidade de distinguir as modalidades das

orações e a socialização com os

colegas, participação e interação ao longo da aula.


Cronograma:


Explanações sobre o tema: 30 minutos;

Leitura do conto: 20 minutos

Primeira atividade: 20 minutos

10 minutos de extras.

Recreio: 15 minutos

Segunda atividade: 20 minutos

terceira atividade: 20 minutos

Correção das atividades: 20 minutos

Jogos de adivinhações: 30 minutos
Apresentação da música: 20 minutos
10 minutos extras


ANEXOS


Um comentário:

  1. ótimo artigo, vou aplicar esse conteúdo em meu colegio zona norte SP, muito bom, recomendo a todos que querem aprender

    ResponderExcluir