PCC de Metodologia
Alunas: Greyce Contini Pilati e
Mara Cristina Guimarães Hauth
Cidade Gaúcha – Pr
Atividade para 5ª série do ensino fundamental, com um conhecimento básico de língua espanhola.
Objetivo: Identificar frases imperativas e declarativas.
Conteúdo: Orações imperativas e declarativas (afirmativas e negativas).
Metodologia:
Iniciar a aula questionando os alunos do que sabem sobre os contos de fadas e se já conhecem a história do príncipe sapo.
Entregar a eles o texto que se encontra disponível em:
http://www.yosipuedo.gov/kidszone/bedtime/princess.html
Realizar a leitura do conto;
Pedir para que os alunos (em duplas) procurem as palavras desconhecidas no dicionário para a compreensão do texto. Verificar se houve o entendimento do texto com perguntas sobre a história como:
Por que a princesa estava chorando?
Quem apareceu para ajudá-la?
O que ela prometeu em troca?
Ela cumpriu o que prometeu?
Como o rei agiu diante da atitude da princesa?
O que aconteceu com o sapo ao receber um beijo da princesa?
Perguntar ainda aos alunos o que acharam da história e se ela poderia ter tido um final diferente.
Fazer uma pequena discussão sobre a atitude da princesa em relação ao sapo.
Depois disso, os alunos deverão realizar os exercícios propostos.
1 - Retira del texto dos frases que son órdenes dadas a la princesa:
a) por su padre:
b) por la rana:
(Após esta atividade explicaremos que as frases que expressam ordens são conhecidas gramaticalmente como imperativas, exemplificando com frases do texto e do cotidiano dos alunos).
2 - Escribe una orden que gostaría hacer a la princesa.
3 - La princesa sugirió lo siguiente a la rana:
-¿Qué te parecen mis perlas y mis joyas? O quizás mi corona de oro.
Contesta como si la rana tuviera aceptado la propuesta de la princesa.
(Utilizar o exercício acima para explicar o que são frases afirmativas, escolhendo mais alguns exemplos do texto).
4 - La rana contestó a la propuesta de la princesa la pregunta: ¿Y qué puedo hacer yo con una corona?
Como quedaría la frase si simplemente la rana contestase que no aceptaría.
(Utilizar o exercício anterior para explicar o que são frases negativas, propondo aos alunos que procurem mais exemplos no texto).
(Em seguida os alunos responderão questões referentes à produção escrita).
5 - ¿Qué te parecen las personas que no cumplen sus promesas?
6 - Mientras la princesa le explicaba todo a su padre, la rana seguía golpeando la puerta. Escribe, con sus palabras, la explicación de la princesa a su padre.
Avaliação: Os alunos serão avaliados de acordo com o rendimento na realização das atividades propostas.
Cronograma: 3 h/a
GOSTEI DA IDÉIA.AXO QUE TRABALHAR CONTO DE FADA COM CRIANÇAS É MUITO BOM, POIS SE PODE EXPLOLRAR UM MONTE DE COISAS
ResponderExcluirPARABÉNS PELA IDÉIA
Muito bom o trabalho de vocês, as atividades lúdicas favorecem a aprendizagem, parabens!
ResponderExcluir