sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Plano de aula

Plano de Aula

Aulas de Espanhol

Acadêmicos: Adriana Bertollo (07411001)

Victor Hugo C. Meneces (07411277)

Turma: 4ª série do Ensino Fundamental (Séries Iniciais)

Carga horária: 2 aulas de 45 minutos, aproximadamente.

Objetivos gerais:

Trabalhar, utilizando as 4 habilidades da aprendizagem:

  • Compreensão auditiva
  • Compreensão oral
  • Compreensão da leitura
  • Compreensão escrita

Objetivos específicos:

  • Praticar as formas verbais no infinitivo, particípio e gerúndio.
  • Estimular a criatividade na expressão oral e escrita.
  • Praticar a oralidade, partindo do conhecimento prévio do aluno.

Recursos:

Aparelho de som e DVD, CD e DVD com as canções de Victor e Léo, folhas com o texto da canção em espanhol, com lacunas em branco para completar, data-show e internet.

Sites a serem pesquisados na internet, relacionados ao tema:

http://letras.terra.com.br/victor-leo/797041/

http://www.youtube.com/watch?v=Bv4ro2FGDdE&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=hKOoqem0ESg

Metodologia:

Considerando que vamos trabalhar com alunos da 4ªsérie e que eles já possuem o conhecimento da canção na língua portuguesa, o professor apresenta os objetivos a serem trabalhados, neste caso as 4 habilidades da aprendizagem. Primeiramente, ouvindo a canção na versão do português, assistindo o clipe de Victor e Léo, com a canção "Recuerdos de amor", do álbum entitulado " Nada Es Normal", com a finalidade de criar um ambiente propício e agradável.

Explorar o conhecimento que os alunos já possuem à respeito dos cantores e da música, com o intuito de que todos os alunos participem com entusiasmo mesmo que não conheçam.

Ouvir o comentário de todos.

Atividades:

Ouvir a música em espanhol, antes de entregar a letra da mesma, pedindo que os alunos ouçam atentamente a música em espanhol, posteriormente, entregaremos a letra da canção para realizar a próxima atividade.

Entregar a folha com a canção incompleta com lacunas a serem preenchidas pelos alunos, onde deverão ouvir a música 3 vezes e então completar as lacunas segundo a compreensão auditiva de cada um deles.

A turma deverá interagir, trabalhando o vocabulário das palavras não compreendidas entre professor-aluno e aluno-aluno.

Em seguida, os alunos receberão uma folha em branco dividida em 4 colunas para exercitar a escrita. A primeira coluna deverá ser preenchida com as palavras que preencheram antes para completar os espaços vazios. Na segunda coluna, ao perceberem que todas as palavras que escreveram são verbos, pedir que escrevam o infinitivo correspondente das mesmas. Na terceira, escrever o particípio. Finalmente, na quarta coluna, o gerúndio.

Após estes procedimentos o aluno deverá estar familiarizado


Avaliação:

A avaliação será contínua, observando todos os avanços possíveis que o aluno apresentar no decorrer das aulas, como interesse, participação, interação, criatividade e motivação.

Anexos:

………………………   DE AMOR
(Victor & Leo) 
 
…………………………razón
 Las palabras no …………………… muchas cosas
Pero es lo mejor, debemos……………………………..
Al final, nuestro caso no …….. distinto de otros casos
Que …………………………….. mal y debo confesar
Que aunque he sufrido ya, las noches que no …………….
…………………………….aún más.
…………………urgente que tú …………..de mis sentimientos
……………a casa no te ………y …………. ganas de salir …………………..
…………….. que la soledad y el silencio me ………….
Mi alegría ………., sólo el recuerdo de amor, no ……….
Al final, nuestro caso no …….distinto de otros casos
Que ……………….. mal y debo ………………….
Que aunque he ………………. ya, las noches que no ………….
…………………… aún más. 
Mi alegría…………, solo el recuerdo de amor, no ……….....

3 comentários:

  1. Adriana e Victor,

    Gostei da aula de vocês. Trabalhar as quatro habilidades básicas é o ideal no ensino de L2.
    Atividade com a música é sempre bem vinda e contribui para o processo ensino-aprendizagem.
    Valeu!!

    ResponderExcluir
  2. Óima idéia, vou guardar para utilizar em sala.
    abraços

    ResponderExcluir
  3. É muito bom trabalhar com música em sala, os alunos adoram.

    ResponderExcluir