terça-feira, 14 de setembro de 2010

2 ª Postagem - Jogo

JOGO
QUEBRA CABEÇAS
ENVOLVENDO ARTICULOS, SUBSTANTIVOS E ADJETIVOS

Professores: Luis Hernrique Almeida, Hercilia Fragoso e Aline Golin
Polo: Videira
Alunos: 7ª serie  (12 a 14 anos)
Duração: 90 min (intervalo de 10)
Assunto: Artigos, Substantivos e Adjetivos.
Objetivo:
Reconhecer na estrutura frasal os artigos, substantivos e adjetivos.
Desenvolver a escrita, e a leitura em espanhol.
Materiais:
03 caixas de papelão (tipo de sapato, tenis)
15 artigos variados (feito no Word e recortados em tamanho 72)
15 substantivos variados (feito no Word e recortados em tamanho 72)
15 adjetivos variados (feito no Word e recortados em tamanho 72)

Metodologia do jogo:

1ª Etapa
Os alunos serão divididos em três grupos 1, 2 e 3. Cada grupo irá organizar, juntando as próprias carteiras da sala, uma espécie de mesa. Cada grupo terá 01 caixa contendo, tudo misturado, 05 artigos, 05 substantivos e 05 adjetivos. Ao sinal do professor os alunos deverão montar o quebra cabeças em suas mesas formando o total de cinco frases. Obs: (só há uma maneira correta de formar as frases).
A cada frase elaborada um dos alunos do grupo vai até o quadro e a escreve. A equipe que montar o quebra cabeças antes e escrevê-las todas no quadro no menor tempo será a vencedora.
(Para esta etapa será disponibilizado 20 minutos, (05 para montar os grupos e organizar as mesas e 15 para montar o quebra cabeças, sendo que, caso alguma das equipes não consiga montar neste tempo, o professor fará uma interferência).

Frases que deverão ser elaboradas:

Grupo 1
Artículos

La casa antigua
Unas camisas rojas.
Los libros buenísimos
El traje elegante.
Las zapatillas estampadas.

Grupo 2
Sustantivo

La mujer guapa
Un automóvil veloz
Una camisa amarilla.
El estudiante inteligente
Unos hombres fuertes

Grupo 3
Adjetivo

Una tarea fácil
Un día frío
Los ojos verdes
Un hombre pobre
El coche negro

2ª Etapa
Os grupos irão fazer uma pequena discussão entre eles e destacar no quadro (com um circulo) os ARTIGOS para o grupo 1 das frases elaboradas, os SUBSTANTIVOS para o grupo 2 e os ADJETIVOS para o grupo 3.
(Para esta tarefa será disponibilizado de 3 a 5 minutos e o professor poderá, se necessário, fazer alguma intervenção).

3ª Etapa
Após o destaque cada grupo irá apresentar através de uma leitura aos demais grupos as frases elaboradas e indicar qual estrutura que foi destacada. (grupo 1 artigos - grupo 2 substantivos - grupo 3 adjetivos).
(Serão disponibilizados 15 minutos para esta etapa).

4ª Etapa - Individual

Cada aluno irá individualmente escolher três frases (das elaboradas acima) e escrevê-las no caderno e analisar e apontar com destaque os artigos, substantivos e adjetivos.
(Para esta etapa será disponibilizado de 20 a 30 minutos, pois é interessante que o professor faça interferências individuais no sentido de complementar a compreensão dos alunos quanto ao assunto abordado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário