quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Pólo de Cid.Gaúcha Segunda Postagem "Jogo"

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

Disciplina: Metodologia do Ensino


Professora:Izabel Christine Seara
Vanessa Gonzaga Nunes

Tutora:Sila Marisa de Oliveira


Acadêmicas

Antonia Ferreira Dal´Omo - 07411027
Beatriz Jacinto de Almeida -07411033
Tânia Gonçalves - 07411261



Olá pessoal!

Sabendo que o tema deste blog é trabalhar com jogos, então resolvemos passar a vocês uma pequena experiência que tivemos na realização da atividade “Observação participativa."
Olha, foi maravilhosaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
Inventamos o nosso próprio jogo e logo colocamos em prática com as crianças da 4ª serie do ensino fundamental com idade de 9 a 12 anos.





Criamos um jogo com a tabuada usando dados.




Nosso objetivo foi estimular os alunos estudarem a tabuada e memorizar os numerais em espanhol.
Antes da realização do jogo em questão o professor deverá introduzir a recapitulação das tabuadas e o nome dos numerais em português e logo em seguida apresentar os respectivos números em espanhol. Para isso poderá usar uma tabela impressa com os mesmos. Ex:
• 4x0= 0 “CERO”
• 4x1= 04 “CUATRO”
• 4x2= 08 “OCHO”


Para a realização deste jogo foram utilizados os seguintes materiais

2 dados: um de cores (dado B) e outro com o numero e a multiplicação (dado A);
• 6 saquinhos de cores diferentes entre si, e 1 colorido;
• Cartões com os resultados das multiplicações em espanhol: Desde a tabuada, do 04 até a do 09;
• Fichas com números de 0 á 10;
• Um rádio;
• Cd ” Las canciones Del Barrio Sesamo”;
• Folha de papel para registro das jogadas
.


Antes de iniciar o jogo

• Separamos a turma em dois grupos de 12 pessoas, num total de 24 alunos.

• Fizemos a seleção dos componentes dos grupos escrevendo em um pedaço de papel 12 vezes o numero 01 e 12 vezes o numero 02 e colocamos em um saquinho colorido;

• Os alunos retiraram do saquinho um número. Conforme foi sendo revelado o numero, se juntavam ao grupo designado Grupo 1 e grupo 2

Damos a oportunidade a eles de cada grupo escolher o nome da equipe
Em um lugar amplo separamos os grupos com uma corda no chão.
• Cada grupo ficara do seu lado (não podendo ultrapassar a linha).




JOGANDO:
Em circulo separados pela linha, cada grupo terá um dado em mãos;

Ao iniciar a música os dado deverá ser passado entre os alunos, como a brincadeira da batata quente;
• O aluno que não passar o dado direito sofrerá uma penalidade: uma rodada fora da brincadeira;
• Quando a música parar quem estiver com os dados deverá ficar de frente para o outro grupo;
• O aluno com o dado
A rolará o mesmo para poder verificar qual dos números será escolhido pela sorte;
• O aluno com o dado B rolará do mesmo modo para escolher uma cor. Quando souber a cor buscará o saquinho da mesma cor e de lá deve retirar um numero para a multiplicação. Exemplo: Dado A: 5x......Dado B: 06;
• O aluno com o dado B terá uma chance para responder (5 segundos) o numero em português e buscar nos
cartões a resposta correta apresentando-a para todos. Se não souber a equipe poderá ajudar dando algumas dicas (5 segundos);
• O professor marcará os pontos de cada equipe;
• Se não houver resposta ou for errada o professor respondera e a equipe fica sem pontos;
• Na outra rodada trocam-se os dados de equipe;
• A equipe que acertar mais vezes ganha;
• Premiação: 1º e 2º lugares.


Momentos do jogo

Aluno do grupo A para aluno do grupo B:
¿Cuánto es nueve x nueve?
Aluno do grupo B
Es ...hum!..
Grupo A para o B:
Contando: 5,4,3,2,1.........




grupo B: ochenta y cincooooooooo...

Grupo A eeeeeeeeeeeeeee estamos ganhandoooo!!!
Grupo B


Atenção!

A nossa avaliação ocorreu durante o jogo e após a introdução do conteúdo em espanhol, individualmente e em grupo.
Aqui nós sugerimos para este processo
Individualmente: A memorização da tabuada, o esforço em responder, as atitudes referentes aos colegas de grupo e adversários, outros tipos de comportamento enquanto individuo inserido no grupo
O grupo: Esforço, companheirismo, estímulos, cumprimento das tarefas entre outros que possam demonstrar a interação e sociabilização enquanto grupo.

Tempo ao tempo
O jogo poderá durar o tempo que o professor determinar em seu planejamento para o dia.
Seguindo uma linha para a recreação e aprendizado do aluno o tempo mínimo para a duração do jogo deverá ser de 01h00minh, sem contar com a apresentação dos numerais e da tabuada que poderá ser feito com mais 01h00minh.

2 comentários:

  1. Meninas!!!

    Que show!!! Olha quanta gente envolvida. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Estou muito orgulhosa de vcs! As fotos falam por si.
    Além do mais, tenho certeza de que os alunos jamais esquecerão essa aula e certamente já criaram gosto pela língua espanhola.

    ResponderExcluir