quarta-feira, 15 de setembro de 2010

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

DEPARTAMENTO DE LETRAS E LITERATURAS ESTRANGEIRAS

DISCIPLINA: MEN9106-0611074 (20102) - Metodologia do Ensino

PCC 36 horas/aulaParte inferior do formulário

PROFESSORAS: Dra. Izabel Christine Seara

Profª Vanessa Gonzaga Nunes

TUTORA UFSC: Profª. Sila Marisa de Oliveira

ACADÉMICOS: Libera Raquel de Mello da Luz (07411152)

Mirian Rozi Pereira (07411194)

Victor Hugo Carvalho Meneces (07411277)

POLO DE: Pato Branco - PR

SEMESTRE: 2010/2

DATA: 15/09/2010

PLANO DE ENSINO

1. Identificação

Disciplina: Língua Espanhola

Carga horária: 60 minutos

Curso: Alunos da turma do CELEN do Colégio Estadual São João Bosco

Turma: Os alunos desta turma tem idade entre 12 e 60 anos, e fazem parte da turma de nível básico do curso do CELEM da referida instituição de ensino.

Professores.: Libera Raquel De Mello Da Luz

Mirian Rozi Pereira

Victor Hugo C. Meneces

E-mail: liberaraquel@hotmail.com

mirianrozi@hotmail.com

hugovcm19@hotmail.com

2. Objetivo Geral

Enfatizar de maneira indireta o uso dos verbos no cotidiano de nossas vidas.

2.1 Objetivos específicos

2.1.1 Identificar as ações cotidianas.

2.1.2 Utilizar verbos para identificar as ações cotidianas.

2.1.3 Empregar o vocabulário trabalhado em uma situação de uso real

3. Conteúdo programático

Vocabulário relativo às ações desenvolvidas pelas pessoas no cotidiano e outras estruturas que permitam o uso deste de maneira familiar e real.

4. Metodologia

4.1 Apresentar os objetivos da aula

4.2 Prática de apresentação entre professores e alunos

• Apresentação via brincadeira do amigo secreto, a qual consiste em entregar uma folha com o nome de cada integrante da aula, nesta oportunidade. E, depois ler, identificar o “amigo secreto” e cumprimentá-lo.

4.3 Propor jogo

• Iniciar desafiando os alunos a fazerem uma lista com as ações as quais os mesmos desenvolvem durante o dia. Por exemplo: lavar o rosto, escovar os cabelos, estudar o tema do dia, comer uma fruta, ler um livro, conversar com a família, etc.

• Posteriormente, expor aos alunos o jogo a ser desenvolvido, e juntamente com a turma definir suas regras.

- Jogo: “Bingo Verbal”. Este jogo consta em distribuir marcadores e uma cartela para cada participante, na qual constam os verbos. Para cada verbo terá uma ficha com instruções relativas ao mesmo (como é possível observar em anexo) as quais serão mostradas e lidas para os alunos.

• Os alunos receberão a cartela com o jogo do bingo verbal (cada um receberá uma cartela diferenciada dos demais, porém serão anexados apenas três modelos neste plano de aula).

• Os alunos deverão ouvir as orientações e quando identificarem em suas cartelas o verbo relativo ao determinado nas orientações deverá marcá-lo com o marcador.

• Como em um jogo tradicional de bingo, vencerá o jogador que marcar cinco casas em diagonal, vertical e horizontal, bem como nos quatro cantos da sua cartela. Sendo que o vencedor, aquele que gritar “bingo”, receberá um prêmio.

5. Recursos didáticos

Quadro, papel, caneta, cartelas com o jogo, marcadores, brindes (flor de doces).

6. Avaliação

No decorrer dessa aula, teremos avaliado se o aluno foi capaz de empregar e utilizar oralmente e / ou por escrito o vocabulário relativo aos verbos; bem como se socializou com seus colegas durante o jogo, e por fim, se conseguiu reconhecer os verbos no contexto das atividades cotidianas as quais realizamos.

Capítulo 09

7. Bibliografia

Buscamos em livros didáticos sugestões, porém optamos por criar um jogo, assim não há uma bibliografia específica.

8. Anexos

Instruções: Dicas para o andamento do jogo.

Quando acorda, pela manhã, a pessoa ............... escovar os cabelos

Após as minhas refeições, eu vou .................. escovar os dentes

Vamos .............. (ler) um livro de poesias.

Quando algo me deixa alegre, vou ...................... sorrir

Pelas ruas, as crianças irão .................... (caminar) sem preocupações.

Quando uma criança está inquieta, costumamos dizer que ela .................... (incomoda)

O ato de registrar algo, chama-se......................... (escrever)

Ao fim do dia quero descansar, então vou ...................... (tomar banho)

Minha mãe ................... as nossas refeições (cozinhar)

Vamos ao supermercado para ....................... várias coisas (comprar)

Cartelas (algumas)

DANZAR

DESPERTAR

LEER

SONREIR

CEPILLAR LOS DIENTES

LLORAR

CHARLAR

JUGAR

COMER

ESCRIBIR

DIBUJAR

CAMINAR

BINGO DE LAS ACCIONES

BAÑARSE

CORRER

BARRER

COMPRAR

LIMPIAR

HABLAR POR TELÉFONO

LLAMAR

PEINARSE

DORMIR

ESTUDIAR

DESCANSAR

COCINAR

ARREGLAR

RESPIRAR

COMER

SONREIR

INCOMODAR

CEPILLAR LOS DIENTES

CHARLAR

FLIRTEAR

DORMIR

ESCRIBIR

COCINAR

ACEPTAR

BINGO DE LAS ACCIONES

ASEARSE

HACER

BARRER

RECORTAR

LIMPIAR

HABLAR POR TELÉFONO

VESTIRSE

MIRAR

PASEAR

LEER

ADORAR

DIBUJAR

LEER

DESPERTAR

CALZARSE

RABISCAR

CHARLAR

CEPILLAR LOS DIENTES

LLORAR

ENAMORAR

DORMIR

CONSULTAR

COCINAR

CAMINAR

BINGO DE LAS ACCIONES

COPIAR

CORRER

ALEGRAR

COMPRAR

BARRER

HABLAR POR TELÉFONO

ASEARSE

RESPONDER

DESAYUNAR

ALIMENTARSE

DESCANSAR

DIBUJAR

3 comentários:

  1. Trio, muy buena las actividades me gustó mucho.
    abrazotes.

    ResponderExcluir
  2. Victor diz:
    Gracias Colega... Tu comentario nos enaltece en grande... me imagino que el tuyo también debe estar ¡CHEBEREEEE!!
    Abrazossss

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da ideia do jogo, sobretudo pelo detalhe de pedir para os alunos listarem o que eles fazem diariamente. Isso é levar em consideração a realidade do aluno. Dizer por exemplo "jugar al video juego" não faria sentido para alunos que não têm esse brinquedo.

    Sem falar que trabalhar verbos jogando é sempre uma boa opção, independente da faixa etária.

    Parabéns!

    ResponderExcluir