UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
DEPARTAMENTO DE LETRAS E LITERATURAS ESTRANGEIRAS
DISCIPLINA: MEN9106-0611074 (20102) - Metodologia do Ensino
PCC 36 horas/aula
PROFESSORAS: Dra. Izabel Christine Seara
Profª Vanessa Gonzaga Nunes
TUTORA UFSC: Profª. Sila Marisa de Oliveira
ACADÉMICOS: Libera Raquel de Mello da Luz (07411152)
Mirian Rozi Pereira (07411194)
Victor Hugo Carvalho Meneces (07411277)
POLO DE: Pato Branco - PR
SEMESTRE: 2010/2
DATA: 15/09/2010
PLANO DE ENSINO
1. Identificação
Disciplina: Língua Espanhola
Carga horária: 60 minutos
Curso: Alunos da turma do CELEN do Colégio Estadual São João Bosco
Turma: Os alunos desta turma tem idade entre 12 e 60 anos, e fazem parte da turma de nível básico do curso do CELEM da referida instituição de ensino.
Professores.: Libera Raquel De Mello Da Luz
Mirian Rozi Pereira
Victor Hugo C. Meneces
E-mail: liberaraquel@hotmail.com
2. Objetivo Geral
Enfatizar de maneira indireta o uso dos verbos no cotidiano de nossas vidas.
2.1 Objetivos específicos
2.1.1 Identificar as ações cotidianas.
2.1.2 Utilizar verbos para identificar as ações cotidianas.
2.1.3 Empregar o vocabulário trabalhado em uma situação de uso real
3. Conteúdo programático
Vocabulário relativo às ações desenvolvidas pelas pessoas no cotidiano e outras estruturas que permitam o uso deste de maneira familiar e real.
4. Metodologia
4.1 Apresentar os objetivos da aula
4.2 Prática de apresentação entre professores e alunos
• Apresentação via brincadeira do amigo secreto, a qual consiste em entregar uma folha com o nome de cada integrante da aula, nesta oportunidade. E, depois ler, identificar o “amigo secreto” e cumprimentá-lo.
4.3 Propor jogo
• Iniciar desafiando os alunos a fazerem uma lista com as ações as quais os mesmos desenvolvem durante o dia. Por exemplo: lavar o rosto, escovar os cabelos, estudar o tema do dia, comer uma fruta, ler um livro, conversar com a família, etc.
• Posteriormente, expor aos alunos o jogo a ser desenvolvido, e juntamente com a turma definir suas regras.
- Jogo: “Bingo Verbal”. Este jogo consta em distribuir marcadores e uma cartela para cada participante, na qual constam os verbos. Para cada verbo terá uma ficha com instruções relativas ao mesmo (como é possível observar em anexo) as quais serão mostradas e lidas para os alunos.
• Os alunos receberão a cartela com o jogo do bingo verbal (cada um receberá uma cartela diferenciada dos demais, porém serão anexados apenas três modelos neste plano de aula).
• Os alunos deverão ouvir as orientações e quando identificarem em suas cartelas o verbo relativo ao determinado nas orientações deverá marcá-lo com o marcador.
• Como em um jogo tradicional de bingo, vencerá o jogador que marcar cinco casas em diagonal, vertical e horizontal, bem como nos quatro cantos da sua cartela. Sendo que o vencedor, aquele que gritar “bingo”, receberá um prêmio.
5. Recursos didáticos
Quadro, papel, caneta, cartelas com o jogo, marcadores, brindes (flor de doces).
6. Avaliação
No decorrer dessa aula, teremos avaliado se o aluno foi capaz de empregar e utilizar oralmente e / ou por escrito o vocabulário relativo aos verbos; bem como se socializou com seus colegas durante o jogo, e por fim, se conseguiu reconhecer os verbos no contexto das atividades cotidianas as quais realizamos.
Capítulo 09
7. Bibliografia
Buscamos em livros didáticos sugestões, porém optamos por criar um jogo, assim não há uma bibliografia específica.
8. Anexos
Instruções: Dicas para o andamento do jogo. |
Quando acorda, pela manhã, a pessoa ............... escovar os cabelos |
Após as minhas refeições, eu vou .................. escovar os dentes |
Vamos .............. (ler) um livro de poesias. |
Quando algo me deixa alegre, vou ...................... sorrir |
Pelas ruas, as crianças irão .................... (caminar) sem preocupações. |
Quando uma criança está inquieta, costumamos dizer que ela .................... (incomoda) |
O ato de registrar algo, chama-se......................... (escrever) |
Ao fim do dia quero descansar, então vou ...................... (tomar banho) |
Minha mãe ................... as nossas refeições (cozinhar) |
Vamos ao supermercado para ....................... várias coisas (comprar) |
Cartelas (algumas)
DANZAR |
DESPERTAR |
LEER |
SONREIR | CEPILLAR LOS DIENTES |
LLORAR |
CHARLAR
|
JUGAR |
COMER |
ESCRIBIR |
DIBUJAR |
CAMINAR
| BINGO DE LAS ACCIONES |
BAÑARSE |
CORRER |
BARRER |
COMPRAR
|
LIMPIAR | HABLAR POR TELÉFONO |
LLAMAR |
PEINARSE
|
DORMIR |
ESTUDIAR |
DESCANSAR |
COCINAR |
ARREGLAR
|
RESPIRAR |
COMER |
SONREIR |
INCOMODAR |
CEPILLAR LOS DIENTES |
CHARLAR
|
FLIRTEAR |
DORMIR |
ESCRIBIR |
COCINAR |
ACEPTAR
| BINGO DE LAS ACCIONES |
ASEARSE |
HACER |
BARRER |
RECORTAR
|
LIMPIAR | HABLAR POR TELÉFONO |
VESTIRSE |
MIRAR |
PASEAR |
LEER |
ADORAR |
DIBUJAR |
LEER |
DESPERTAR |
CALZARSE
|
RABISCAR |
CHARLAR |
CEPILLAR LOS DIENTES |
LLORAR
|
ENAMORAR |
DORMIR |
CONSULTAR |
COCINAR |
CAMINAR
| BINGO DE LAS ACCIONES |
COPIAR |
CORRER |
ALEGRAR |
COMPRAR
|
BARRER | HABLAR POR TELÉFONO |
ASEARSE |
RESPONDER
|
DESAYUNAR |
ALIMENTARSE |
DESCANSAR |
DIBUJAR |
Trio, muy buena las actividades me gustó mucho.
ResponderExcluirabrazotes.
Victor diz:
ResponderExcluirGracias Colega... Tu comentario nos enaltece en grande... me imagino que el tuyo también debe estar ¡CHEBEREEEE!!
Abrazossss
Gostei muito da ideia do jogo, sobretudo pelo detalhe de pedir para os alunos listarem o que eles fazem diariamente. Isso é levar em consideração a realidade do aluno. Dizer por exemplo "jugar al video juego" não faria sentido para alunos que não têm esse brinquedo.
ResponderExcluirSem falar que trabalhar verbos jogando é sempre uma boa opção, independente da faixa etária.
Parabéns!