quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Terceira Postagem - Plano de Aula



UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
DEPARTAMENTO DE LETRAS E LITERATURAS ESTRANGEIRAS
DISCIPLINA: Metodologia do Ensino
PROFESSORAS: Isabel e Vanessa

ALUNA: Carla Alexandra Guerra Matrícula: 07311043
TUTORA: Chris Schardosin
Pólo de Pato Branco
SEMESTRE: 2010/2

PLANO DE AULA

Tema: Música (Inevitáble – Sharkira)
Série: 1ª série do ensino médio – 13/14 anos
Duração prevista: 2 aulas: a primeira de 1 hora e outra, utilizando 30 minutos da aula seguinte, para apresentação;
Assunto: Origem e classificação da música, vocabulário, audição e interpretação e fala.
Vídeo clipe trabalhado: Inevitáble – Shakira

OBJETIVO
• Trabalhar as diversas visões que o aluno tem a respeito da outra cultura, trazendo novos elementos e familiarizando-o com este universo de uma forma prazerosa e descontraída.
• Desenvolver as cinco habilidades através da música.
• Fazer os alunos interagirem e ficarem mais desinibidos para fala.

METODOLOGIA
• Primeiramente, perguntar se já ouviram falar a respeito da cantora (Shakira)? Qual a sua nacionalidade? Que estilo de música canta? Se gostam das músicas e do ritmo?
• Escutar as exposições feitas pelo alunos e fazer considerações a respeito da cantora, quanto a nacionalidade, carreira ect.
• Ver e ouvir a música.
• Questionar se já conheciam a música e se sabem qual seu significado
• Entregar-lhes uma folha que contempla 2 atividades:
a) Na primeira devem ser preenchidos os espaços em branco com aquilo que compreenderam, de acordo com a letra da música;
b) Fazer a tradução, com o auxílio de dicionários, anotando sempre as dúvidas que surgirem ao longo da tradução, para serem trabalhadas posteriormente.
• Após a tradução, abrir uma discussão com a finalidade de que os alunos tirem suas dúvidas. Se encontraram tudo que precisavam no dicionário, ou precisaram de outros meios ou conclusões para a tradução.
• Questiona-los sobre suas impressões a respeito do conteúdo.
• Escutar mais uma vez a música e questionar qual a diferença percebida depois da tradução.
• Utilizar da música também como forma de revisão da matéria, pedindo-lhes, mesmo que informalmente, identifique os tempos verbais da música.
• Propor para que trabalhem a música até a próxima aula e apresentem-se, cantando para os demais colegas. Esta atividade pode ser incrementada por outras habilidades do aluno, podendo fazer uso de um instrumento musical, arriscarem-se na “capelinha”ou fazer uso de outro arranjo qualquer. Aqui vale inovar!


Inevitable
Shakira

Si es cuestion de ___________________
No sé preparar cafe
Y no entiendo de futbol
Creo que alguna vez fui infiel
Juego mal hasta el parkés
Y jamás uso __________
Y para ser más franca
__________ piensa en ti como lo hago yo
Aúnque te dé lo mismo
Si es cuestion de confesar
Nunca duermo antes de diez
Ni___________ los domingos
La verdad es que también
Lloro una vez al més
________________ cuando hay frío
Conmigo nada es fácil
Ya debes saber, me conoces bién
Y sin ti todo es tan ___________
El cielo está cansado
Ya de ver la _________ caer
Y cada día que pasa
Es uno más parecido a ________
No encuentro forma alguna de ___________
Porque seguir amandote es inevitable
Siempre supe que es mejor
Cuando hay que hablar de dos
______________ por uno mismo
Ya sabrás la situación
Aqui todo está peor
Pero al menos aún respiro
No tienes que ____________
No vas a volver, te conozco bién
Ya buscaré que hacer conmigo
El cielo está cansado
Ya de ver la lluvia caer
Y cada día que pasa
Es uno más parecido a ayer
No ________________forma alguna de olvidarte
Porque seguir amandote es inevitable
Siempre supe que es mejor
Cuando hay que hablar de dos
Empezar por uno mismo

RECURSOS
• Áudio/ vídeo.
• Folha contendo as atividades/lápis/borracha.
• Dicionário.
• Instrumentos musicais.

AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados pela participação e envolvimento nas discussões e pela realização das atividades propostas na folha. A apresentação e o conhecimento da letra da música, a genialidade e o empenho em desenvolver a tarefa terão peso relevante na avaliação.

REFERENCIAS

SEARA, IZABEL CHRISTINE. Metodologia de Ensino do Espanhol - 6° Período. Florianópolis, 2010.
Sites: http://letras.terra.com.br/shakira/35926/e http://pt.wikipedia.org/wiki/Shakira

Um comentário:

  1. Oi Carla!
    Muito interessante sua proposta de trabalho com música, eu sou suspeita em falar porque adoro as músicas da Shakira. É um ritmo legal, difícil não gostar.

    ResponderExcluir