DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA ESTRANGEIRAS
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DE ESPANHOL
PROFESSORAS: IZABEL CHRISTINE SEARA E VANESSA GONZAGA NUNES
ACADÊMICAS: ANDRÉA DE BORTOLI ANSILIERO - 07411020
MÔNICA GIACOMIN –07411195
SILVANA PEDROZO CESCA – 07411249
PLANO DE ENSINO
MÚSICA
Série: 8ª série
Idade: 14 anos
Duração da aula: 2 aulas (90 minutos)
Assunto: Ampliação de vocabulário e interpretação de texto
Música: Pies descalzos, Sueños blancos (Shakira)
OBJETIVO GERAL
Desenvolver no aluno a capacidade de ouvir, identificar, escrever e pronunciar corretamente as palavras na Língua Espanhola.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Identificar e escrever algumas palavras já estudadas na Língua Espanhola;
· Reconhecer novas palavras no texto;
· Desenvolver a habilidade oral através da pronúncia de palavras novas e cantando a música;
· Interpretar o texto através de um desenho.
METODOLOGIA
· Será apresentada a música para a turma;
· Os alunos ouvirão a música duas vezes e escreverão em seu caderno 10 palavras que reconheceram no texto da música;
· Receberão o texto e estará faltando algumas palavras em sua letra. Ouvirão novamente a música mais duas vezes e deverão escrever as palavras que estão faltando;
· Em seguida será feita a correção da atividade;
· Agora todos vão juntos cantar pondo atenção a pronúncia correta das novas palavras;
· Identificarão as palavras desconhecidas presentes no texto e por meio do contexto tentarão traduzi-las;
· Para finalizar, deverão interpretar o texto através de um desenho.
MATERIAIS UTILIZADOS
· Aparelho de som
· CD
· Caderno
· Caneta
· Dicionário
· Folhas brancas
· Lápis de cor
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada através da observação contínua da participação e desempenho dos alunos nas atividades e o progresso que os mesmos tiveram no processo de aprendizagem do conteúdo ensinado.
ANEXOS
SHAKIRA
Pies Descalzos, Sueños Blancos
Composición: Shakira Mebarak Album: Pies Descalzos Año: 1996
________ descalzos y de __________ blancos
Fuiste polvo, polvo eres, piensa que el hierro siempre al calor es ____________
Tú mordiste la ___________
y renunciaste al _______________
y condenaste a una _______________siendo tú el que así lo quiso
Por milenios y ________________
permaneciste desnudoy te enfrentaste a _______________
bajo un techo y sin escudo.
Y ahora estás aquí queriendo ser ______________
cuando no te importó un ______________
tu _______________
(estribillo)
Construiste un ______________ exacto
de acabados tan ________________
cada ______________ calculada
en su ______________ y a su tiempo.
Yo que soy un __________ completo
las _______________, las salidas
los ________________ y las medidas
no me caben en los sesos.
Y ___________ estás aquí
queriendo ser feliz______________ no te importó un pepino
tu destino.
(estribillo)
Perteneciste a una ___________ antigua
de pies _____________ y de sueños blancos
Fuiste ___________, polvo eres, piensa
que el ____________ siempre al calor es.
Perteneciste a una raza _____________de pies descalzos y de sueños blancos.
Fuiste polvo, polvo __________, piensa
que el hierro _____________ al calor es blando.
Saludar al ___________
Acostarse a una ___________
Trabajar cada ___________para vivir en la ______________
Contestar sólo aquello
Y sentir sólo esto
Y que ___________ nos ampare
de malos ____________________
Cumplir con las ________________
Asistir al _________________
Que diría la ______________si eres un _______________
Ponte siempre _______________
No hagas ruido en la ______________
Usa ____________ veladas
Y _____________ en las fiestas
Las ___________ se casan
Siempre antes de ______________
Si no vestirán ______________
Y aunque así no lo quieran
Y en la ___________ de quince
Es mejor no olvidar
Una fina champaña
Y bailar bien el vals
Y ___________ bien el vals.
Pies Descalzos, Sueños Blancos
Composición: Shakira Mebarak Album: Pies Descalzos Año: 1996
de pies descalzos y de sueños blancos
Fuiste polvo, polvo eres, piensa
que el hierro siempre al calor es blando
Tú mordiste la manzana
y renunciaste al paraíso
y condenaste a una serpiente
siendo tú el que así lo quiso
Por milenios y milenios
permaneciste desnudo
y te enfrentaste a dinosaurios
bajo un techo y sin escudo
Y ahora estás aquí
queriendo ser feliz
cuando no te importó un pepino
tu destino
(estribillo)
Construiste un mundo exacto
de acabados tan perfectos
cada cosa calculada
en su espacio y a su tiempo
Yo que soy un caos completo
las entradas, las salidas
los nombres y las medidas
no me caben en los sesos
Y ahora estás aquí
queriendo ser feliz
cuando no te importó un pepino
tu destino
(estribillo)
Perteneciste a una raza antigua
de pies descalzos y de sueños blancos
Fuiste polvo, polvo eres, piensa
que el hierro siempre al calor es
Perteneciste a una raza antigua
de pies descalzos y de sueños blancos
Fuiste polvo, polvo eres, piensa
que el hierro siempre al calor es blando
Saludar al vecino
Acostarse a una hora
Trabajar cada día
para vivir en la vida
Contestar sólo aquello
Y sentir sólo esto
Y que Dios nos ampare
de malos pensamientos
Cumplir con las tareas
Asistir al colegio
Que diría la familia
si eres un fracasado?
Ponte siempre zapatos
No hagas ruido en la mesa
Usa medias veladas
Y corbata en las fiestas
Las mujeres se casan
Siempre antes de treinta
Si no vestirán santos
Y aunque así no lo quieran
Y en la fiesta de quince
Es mejor no olvidar
Una fina champaña
Y bailar bien el vals
Y bailar bien el vals.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.soespanhol.com.br/jogos.php
SEARA, Izabel Chistiane; NUNES, Vanessa Gonzaga. Metodologia de Ensino do Espanhol. Florianópolis, 2010.
Esta forma de trabalho (rellenar huecos) é muito interessante para avaliar a compreeensão auditiva dos alunos.
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho!
Sandra
Muito bem grupo, é sempre bom treinar a compreensão auditiva e através de completar as frases.
ResponderExcluir