quarta-feira, 22 de setembro de 2010

APRENDENDO ATRAVÉS DA MÚSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA ESTRANGEIRAS
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DE ESPANHOL
PROFESSORAS: IZABEL CHRISTINE SEARA E VANESSA GONZAGA NUNES
POLO: TREZE TÍLIAS
ACADÊMICAS: ANDRÉA DE BORTOLI ANSILIERO - 07411020
MÔNICA GIACOMIN –07411195
SILVANA PEDROZO CESCA – 07411249

PLANO DE ENSINO
MÚSICA


Série: 8ª série
Idade: 14 anos
Duração da aula: 2 aulas (90 minutos)
Assunto: Ampliação de vocabulário e interpretação de texto
Música: Pies descalzos, Sueños blancos (Shakira)

OBJETIVO GERAL


Desenvolver no aluno a capacidade de ouvir, identificar, escrever e pronunciar corretamente as palavras na Língua Espanhola.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Identificar e escrever algumas palavras já estudadas na Língua Espanhola;
· Reconhecer novas palavras no texto;
· Desenvolver a habilidade oral através da pronúncia de palavras novas e cantando a música;
· Interpretar o texto através de um desenho.

METODOLOGIA


· Falar sobre a cantora (origem, estilo musical, público, etc);
· Será apresentada a música para a turma;
· Os alunos ouvirão a música duas vezes e escreverão em seu caderno 10 palavras que reconheceram no texto da música;
· Receberão o texto e estará faltando algumas palavras em sua letra. Ouvirão novamente a música mais duas vezes e deverão escrever as palavras que estão faltando;
· Em seguida será feita a correção da atividade;
· Agora todos vão juntos cantar pondo atenção a pronúncia correta das novas palavras;
· Identificarão as palavras desconhecidas presentes no texto e por meio do contexto tentarão traduzi-las;
· Para finalizar, deverão interpretar o texto através de um desenho.

MATERIAIS UTILIZADOS


· Texto impresso
· Aparelho de som
· CD
· Caderno
· Caneta
· Dicionário
· Folhas brancas
· Lápis de cor

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada através da observação contínua da participação e desempenho dos alunos nas atividades e o progresso que os mesmos tiveram no processo de aprendizagem do conteúdo ensinado.

ANEXOS

SHAKIRA
Pies Descalzos, Sueños Blancos
Composición: Shakira Mebarak Album: Pies Descalzos Año: 1996


Perteneciste a una raza antigua de

________ descalzos y de __________ blancos

Fuiste polvo, polvo eres, piensa que el hierro siempre al calor es ____________

Tú mordiste la ___________

y renunciaste al _______________

y condenaste a una _______________siendo tú el que así lo quiso

Por milenios y ________________

permaneciste desnudoy te enfrentaste a _______________

bajo un techo y sin escudo.

Y ahora estás aquí queriendo ser ______________

cuando no te importó un ______________

tu _______________

(estribillo)

Construiste un ______________ exacto

de acabados tan ________________

cada ______________ calculada

en su ______________ y a su tiempo.

Yo que soy un __________ completo

las _______________, las salidas

los ________________ y las medidas

no me caben en los sesos.

Y ___________ estás aquí

queriendo ser feliz______________ no te importó un pepino

tu destino.

(estribillo)

Perteneciste a una ___________ antigua

de pies _____________ y de sueños blancos

Fuiste ___________, polvo eres, piensa

que el ____________ siempre al calor es.

Perteneciste a una raza _____________de pies descalzos y de sueños blancos.

Fuiste polvo, polvo __________, piensa

que el hierro _____________ al calor es blando.

Saludar al ___________

Acostarse a una ___________

Trabajar cada ___________para vivir en la ______________

Contestar sólo aquello

Y sentir sólo esto

Y que ___________ nos ampare

de malos ____________________

Cumplir con las ________________

Asistir al _________________

Que diría la ______________si eres un _______________

Ponte siempre _______________

No hagas ruido en la ______________

Usa ____________ veladas

Y _____________ en las fiestas

Las ___________ se casan

Siempre antes de ______________

Si no vestirán ______________

Y aunque así no lo quieran
Y en la ___________ de quince

Es mejor no olvidar

Una fina champaña

Y bailar bien el vals

Y ___________ bien el vals.

Pies Descalzos, Sueños Blancos
Composición: Shakira Mebarak Album: Pies Descalzos Año: 1996


Perteneciste a una raza antigua

de pies descalzos y de sueños blancos

Fuiste polvo, polvo eres, piensa

que el hierro siempre al calor es blando

Tú mordiste la manzana

y renunciaste al paraíso

y condenaste a una serpiente

siendo tú el que así lo quiso

Por milenios y milenios

permaneciste desnudo

y te enfrentaste a dinosaurios

bajo un techo y sin escudo

Y ahora estás aquí

queriendo ser feliz

cuando no te importó un pepino

tu destino

(estribillo)

Construiste un mundo exacto

de acabados tan perfectos

cada cosa calculada

en su espacio y a su tiempo

Yo que soy un caos completo

las entradas, las salidas

los nombres y las medidas

no me caben en los sesos

Y ahora estás aquí

queriendo ser feliz

cuando no te importó un pepino

tu destino

(estribillo)

Perteneciste a una raza antigua

de pies descalzos y de sueños blancos

Fuiste polvo, polvo eres, piensa

que el hierro siempre al calor es

Perteneciste a una raza antigua

de pies descalzos y de sueños blancos

Fuiste polvo, polvo eres, piensa

que el hierro siempre al calor es blando

Saludar al vecino

Acostarse a una hora

Trabajar cada día

para vivir en la vida

Contestar sólo aquello

Y sentir sólo esto

Y que Dios nos ampare

de malos pensamientos

Cumplir con las tareas

Asistir al colegio

Que diría la familia

si eres un fracasado?

Ponte siempre zapatos

No hagas ruido en la mesa

Usa medias veladas

Y corbata en las fiestas

Las mujeres se casan

Siempre antes de treinta

Si no vestirán santos

Y aunque así no lo quieran
Y en la fiesta de quince

Es mejor no olvidar

Una fina champaña

Y bailar bien el vals

Y bailar bien el vals.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.soespanhol.com.br/jogos.php

SEARA, Izabel Chistiane; NUNES, Vanessa Gonzaga. Metodologia de Ensino do Espanhol. Florianópolis, 2010.












2 comentários:

  1. Esta forma de trabalho (rellenar huecos) é muito interessante para avaliar a compreeensão auditiva dos alunos.
    Parabéns pelo trabalho!
    Sandra

    ResponderExcluir
  2. Muito bem grupo, é sempre bom treinar a compreensão auditiva e através de completar as frases.

    ResponderExcluir