quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Terceira Postagem - Francielle Buzin e Jakiele Raquel Ozelame

Alunas: Francielle Buzin e Jakiele Raquel Ozelame

Pólo: Pato Branco - PR

Primeira Proposta:

Série: Alfabetização - idade 6 a 7 anos.

Carga Horária: 02 aulas de 45 minutos.

Tema: Vogais

Passo a passo:

Levar para a turma, o video "Danza de las vocales" com a intenção de reforçar o conteúdo sobre vogais que já está sendo trabalhado.

1º Convidar a turma para sentarem-se no chão e assistir o vídeo que pode ser repetido por até 2 vezes. O vídeo com as imagens ajudará as crianças a relacionar as palavras com seu significado, por exemplo, quando se canta “fue a comprar um regalo...” aparece a imagem de uma caixa de presente e assim por diante.

2ª Dividir a turma em 5 grupos. Cada grupo corresponderá a uma vogal que terá sua cor própria: A - Vermelho, E - Amarelo, I - Verde, O - Azul, U - Lilás.

3º A Professora trará cartolinas ou EVA com as vocais desenhadas em suas cores correspondentes, prontas para serem recortadas. Essas mesmas vogais poderão ser usadas, depois da atividade com a música, para fazer um painel.

4º Cada grupo recebera os desenhos da sua vogal (uma para cada criança do grupo) que eles deverão recortar;

5ª Após recortadas, as vogais de cada grupo serão fixadas no peito com fita adesiva. A professora coloca a fita no verso da vogal e um coleguinha coloca a vogal no outro.

6ª Com tinta de pintura facial, a professora desenha nas bochechas de cada criança a vocal do seu grupo (sempre na cor correspondente).

Agora é hora de cantar e dançar!

1º os componentes de cada grupo vocálico devem ficar juntos, lado a lado em um grande círculo contendo os cinco grupos vocálicos.

2º A professora ensaia uma pequena coreografia (ensinada abaixo) ensinando a letra da canção assistida no vídeo.

3º E então é a hora de aprender as vogais dançando e cantando! (pode se colocar a música para rodar ou não)

Danza de las vocales

Salió la a, salió la a, no sé a dónde va.

Salió la a, salió la a, no sé a dónde va...

(todos cantam enquanto o grupo A dá 2 pulinhos a frente)

A comprarle un regalo a mi mamá...

(somente o grupo A canta)

A comprarle un regalo a su mamá....

(Todos cantam enquanto o grupo A volta ao seu lugar)

Salió la e, salió la e, no sé a dónde fue......

Salió la e, salió la e, no sé a dónde fue......

(todos cantam enquanto o grupo E dá 2 pulinhos a frente)

Fui con mi tía Marta a tomar té.

(somente o grupo E canta)

Fue con su tía Marta a tomar té.

(Todos Cantam enquanto o grupo E volta ao seu lugar)

Salió la i, salió la i y yo no la sentí......

Salió la i, salió la i, y yo no la sentí......

(todos cantam enquanto o grupo I dá 2 pulinhos a frente)

Fui a comprar un punto para mi, ...

(somente o grupo I canta)

Fue a comprar un puntico para mí....

(Todos cantam enquanto o grupo I volta ao seu lugar)

Salió la o, salió la o, y casi no volvió......

Salió la o, salió la o, y casi no volvió......

(todos cantam enquanto o grupo O dá 2 pulinhos a frente)

Fui a comer tamales y engordó.

(somente o grupo O canta)

Fue a comer tamales y engordó....

(Todos cantam enquanto o grupo O volta ao seu lugar)

Salió la u, salió la u, y qué me dices tú...

Salió la u, salió la u, y qué me dices tú...

(todos cantam enquanto o grupo U dá 2 pulinhos a frente)

Salí en mi bicicleta y llegué al Perú......

( somente o grupo u canta)

Salió en su bicicleta y llegó al Perú....

(Todos cantam enquanto o grupo u volta ao seu lugar)

A, e, i, o, u, a, e...

A, e, i, o, u...

A, e, i, o, u, i, o...

A, e, i, o, u...

(Todos cantam, rodando de mãos dadas. Ao fim da música todos se juntam no centro do círculo)

Obs. Em azul os passos da coreografia onde podem ser incluidos também os gestos conforme indicam as ações das frases: tomar chá, andar de bicicleta, etc.

Esta música coreografada pode ser repetida sempre que os alunos quiserem no decorrer do ano letivo, pois se torna uma brincadeira de roda muito divertida. Também pode ser apresentada nas reuniões de pais e filhos, ou nos eventos culturais que a escola venha a promover.

Molde das letras para desenhar e recortar, clique aqui.

Video e Letra "La danza de las vocales", Clique aqui.


Segunda Proposta:

Série: 3º ano do Ensino médio

Carga Horária: 02 a 03 aulas de 45 minutos e extraclasse.

Tema: Drogas

Como desenvolver a atividade:

A professora leva para a aula um videoclcip da música "Si un niño se pierde" da banda HAZE. A canção é de atual e possuí o ritmo de Rap, do qual a maioria dos adolescentes gosta.

Primeiramente a professora mostra o vídeo (podendo ser repetido). Depois distribuir a letra da canção e pede para que os alunos a acompanhem.

Si un niño se pierde - Haze


Si un niño se pierde...

y en la madad de la calle, le atrapa el diablo...

la jarra, limona, azahara, la gunilla, san miguel, los alcoholes, medina!

si un niño se pierde...

y en la maldad, de la calle le atrapa el diablo...

la ribera, el puerto, alcolea, la urin, alborote, jaen, sevillano!

Haze voz de la calle,

niño vive entre bloques en un barrio conflictivo

y vende en el parque

crecio entre bolsas de cocaina base,

entre cuartos de polen armas de fuego heroina y carcel

niño odia a la policia se llevo a su padre

su mirada arde niño vaga por las noches nunca es tarde

niño estudio en la calle asignaturas

como el odio le enseñaron nunca te fies de nadie,

conocio al diablo en forma de droga

fue su soga desde niño fue su hermana hoy le ahoga

niño conoce centros de reforma...

no conoce normas...

su educacion no tiene cara no tiene forma

niño ha empuñado una pistola

navega sobre el asfalto gris a solas arranca su carro y vuela

el dice que controla el es el rey no hay ley pare este crazy

el cahierro mata y el hierro muere...

baby si un niño se pierde...

y en la maldad de la calle le atrapa el diablo...

bahia, la vinada, san francisco, sierra morena, marchenilla, tierra de oria!

si un niño se pierde y en la maldad de la calle le atrapa el diablo...

la modelo, alcala meco, tarragona, el dueso, taroca, botafuego, topas!

sabe de cuentas pero nunca fue al colegio,

niño jamas tubo el cariño de una madre

niño no entiende la palabra sacrilegio pero la sufre

y no hay mas perro que ladre

si un niño se pierde...

niño no teme a la muerte

abusar diariamente de chavales le divierte

en las calles sobrevive el más fuerte

los chivatos casualmente siempre sufren accidentes

niño calza un cordón de oro reluciente

el carece de valores, hoy dia es un delincuente

crece en un centro de menores no es consciente

educador está en su vida por ti se inteligente.

niño aprende y escribe un poema

se llama libertad y expresa triste sus problemas

habla de víctimas de este sistema

desde chico vio lo malo y ahora paga su condena

si un niño se pierde...

y en la maldad de la calle le atrapa el diablo...

la jarra, limona, azahara, la gunilla, san miguel, los alcoholes, medina!

si un niño se pierde...

y en la maldad de la calle le atrapa el diablo...

los rosales, vicasen, ocaña, sebucheeseilo, valdemoro, alcala!

por ultimo...ff..

pienso que lo mas importante de cara al dialogo con el menor

es hablarle en su argot

metodo estadistica y palabras tecnicas

acaban siendo un trabalenguas para sus oidos

no entiende la normativa

no entiende de tecnicismos

entienden de consumo y egoismo

sentemonos con ellos en una plazuela

ensuchemos sus problemas su infancia

sus inquietudes quizas entendamos sus actos

endurecer la ley es catapultar a un joven a la marginalidad social

y emocional creo que la prevencion es el camino

y que debemos trazarlo juntos...

- Após sanar as dúvidas de vocabulário, num segundo momento, a professora inicia uma explanação sobre o tema "drogas" relacionando com o exemplo trazido na música. Para essa atividade o professor deve pesquisar o tema e estar apto a falar abertamente sobre o mesmo.

- Sempre incentivando a produção oral em LE, instiga os alunos para que falem sobre o tema: exponham sua interpretação da música, suas opiniões, o que sabem e o que possuem de dúvidas, etc, proporcionando assim uma espécie de debate

- Após o debate, a professora divide a turma em pequenos grupos e lança o desafio de criar uma campanha de conscientização: "Bajo las Drogas", que deve ser obviamente produzida em LE e divulgada na escola.

- Cada grupo deverá criar um slogan e um símbolo (desenho) que deverá ser usado em sua campanha.

-Cada grupo deverá pensar e confeccionar uma instrumento de conscientização. Alguns exemplos: Dramatização, vídeo, coreografia, Panfleto, jornal, telejornal, Broches, camisetas, cartazes, blog, placas, paródia, comercial de rádio entre outros meios de divulgação.

-O desenvolvimento da atividade deverá ser inicializado na aula e concretizado como atividade de casa.

- Após o fim do prazo estipulado pela professora ao lançar o desafio, os grupos apresentarão suas campanhas a sua turma e em seguida a campanha deve tomar todo o espaço da escola: na hora do intervalo, no inicio e fim da aula.

Obs. : Há a possibilidade de levar o projeto à direção e que esta, permita um espaço para que os grupos apresentem sua campanha em um momento em que toda a escola esteja reunida.

A atividade além de cumprir o papel social da conscientização, permite que os alunos trabalhem em equipe, exponham suas opiniões, aflorem a criatividade, além de produzir em LE.

Letra e clipe da Música "si un niño se pierde", clique aqui.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito legais as sugestões de vocês, além do mais, elas comprovam que podemos trabalhar com música em todos os níveis de ensino. basta fazer as adaptações necessárias!
    Parabéns!
    Lenice

    ResponderExcluir
  3. Parabéns mais uma vez gurias! As duas atividades são show de bola!
    Acredito que trabalhando com música na LE conseguimos chamar mais a atenção dos alunos nos conteúdos propostos.

    Beijos!

    ResponderExcluir