quinta-feira, 23 de setembro de 2010

POSTAGEM 04

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA ESTRANGEIRA
CURSO DE LICENCIATURA LETRAS ESPANHOL - MODALIDADE A DISTÂNCIA
PÓLO DE PATO BRANCO-PR

ACADÊMICOS
CAROLINE EIDT
SANDRA PASTRE PEREIRA
RONALDO ROLDÃO

TEMA: Música na sala de aula.

CONTEÚDO: Compreensão auditiva, expressão escrita e interação entre os alunos.

OBJETIVO: Partindo do pressuposto que a música envolve ritmo, melodia e harmonia, e também, habilidades físico-motoras, emocionais e cognitivas, os processos primários de aprendizagem (físico-motor) podem ser relacionados com o ritmo, e secundários (habilidades mais complexas, tais como sentimentos/emoções e raciocínio/cognição) podem ser relacionadas com a melodia e a harmonia, objetivamos aumentar o vocabulário do aluno com relação à língua espanhola através da utilização de uma música, considerando que a mesma constitui uma das mais importantes formas de expressão humana. Ainda, fazer com que o aluno compreenda a música como expressão individual e coletiva e como maneira de interpretar o mundo, além de possibilitar uma comunicação expressiva e não apenas verbal o que conseqüentemente acaba estimulando a percepção auditiva dos alunos. O ensino musical pode também ser utilizado na sala de aula desenvolvendo o aprendizado da musica, através de dinâmicas lúdicas sonoro-musicais. A música estimula a criatividade podendo ser capaz de mobilizar diretamente os “bloqueios de aprendizagem”, criando, no fazer musical novos caminhos para aprender, podendo interferir no seu desenvolvimento emocional, na expressão e motivação dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem.

•Conversar com os alunos sobre a atividade que será realizada;
•Ouvir uma primeira vez a música “Para tu Amor” do artista Juanes;
•Repetir o processo para que os alunos memorizem e compreendam bem a música;
•Entregar uma cópia da letra da música para cada aluno;
•Ouvir novamente a música instruindo os alunos a tentarem criarem cenas para depois cantarem com coreografias ou encenações em forma de teatro. Proporcionar possibilidades de experimentações musicais para que, através da música, os alunos possam refletir, analisar, expressar emoções e depois construir seus próprios conhecimentos;
•Os alunos, individualmente irão identificar e sublinhar na letra da música, todas as palavras que lhe são desconhecidas para posteriormente, fazendo uso do dicionário e com apoio do professor, pesquisar seu significando, aumentando assim seu vocabulário e seu conhecimento em língua espanhola.
• Posteriormente, o professor faz a correção com todos os alunos, esclarecendo as dúvidas.


ANEXO:

LETRA DA MÚSICA

Para Tu Amor Juanes

Para tu amor lo tengo todo
Desde mi sangre hasta la esencia de mi ser
Y para tu amor que es mi tesoro
Tengo mi vida toda entera a tus pies
Y tengo también

Un corazón que se muere por dar amor
Y que no conoce el fin
Un corazón que late por vos
Para tu amor no hay despedidas
Para tu amor yo solo tengo eternidad

Y para tu amor que me ilumina
Tengo una luna, un arco iris y un clavel
Y tengo también
Un corazón que se muere por dar amor
Y que no conoce el fin
Un corazón que late por vos
Por eso yo te quiero tanto que no sé como explicar
Lo que siento

Yo te quiero porque tu dolor es mi dolor
Y no hay dudas
Yo te quiero con el alma y con el corazón
Te venero
Hoy y siempre gracias yo te doy a ti mi amor
Por existir

Para tu amor lo tengo todo
Lo tengo todo y lo que no tengo también
Lo conseguiré
Para tu amor que es mi tesoro
Tengo mi vida toda entera a tus pies
Y tengo también
Un corazón que se muere por dar amor
Y que no conoce el fin
Un corazón que late por vos
Por eso yo te quiero tanto que no sé como explicar
Lo que siento

Yo te quiero porque tu dolor es mi dolor
Y no hay dudas
Yo te quiero con el alma y con el corazón
Te venero
Hoy y siempre gracias yo te doy a ti mi amor.

2 comentários:

  1. colegas,
    A atividade que sugeriram é muito interessante!
    Será muito bom trabalhar com esta proposta.
    Lenice

    ResponderExcluir
  2. Oiiii!!!
    Muito legal a dinamica desta aula
    com certeza vou usar em minhas
    aulas, eles adoram trabalhar musicas.
    BESITOS...
    MARIZA REGINA.

    ResponderExcluir