quinta-feira, 23 de setembro de 2010

vertical_sigla_fundo claro.tifUNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

DEPARTAMENTO DE LETRAS E LITERATURAS ESTRANGEIRAS

DISCIPLINA: MEN9106-0611074 (20102) Metodologia do Ensino PCC 36 horas/aulaParte inferior do formulário

PROFESSORAS: Dra. Izabel Christine Seara

Profª Vanessa Gonzaga Nunes

TUTORAS UFSC: Profª. Sila Marisa de Oliveira

ACADÉMICOS: Líbera Raquel de Mello da Luz( 07411152)

Mirian Rozi Pereira (07411194)

Victor Hugo Carvalho Meneces (07411277)

POLO DE: Pato Branco - PR

SEMESTRE: 2010/2

DATA: 23/09/2010

PLANO DE AULA

1. Identificação:

Professores: Líbera Raquel de Mello da Luz

Mirian Rozi Pereira

Victor Hugo Carvalho Meneces

Público alvo: Alunos de nível iniciante da turma do CELEM; faixa etária variada entre 12 e 16 anos.

Pólo: Pato Branco

Disciplina: Espanhol

Conteúdo: Verbos

Duracão: 45 minutos

2. Apresentação:

Esta aula será trabalhada por nós junto com a turma de nível iniciante do curso do CELEM procurando ampliar o gusto pela língua espanhola, por medio da utilização da canção “Recuerdos de Amor” de Victor e Leo das atividades desenvolvidas sobre a mesma.

3. Justificativa:

Por meio desta atividade buscamos ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a língua espanhola; mais especificamente o conteúdo gramatical verbo.

4. Objetivos Gerais:

Ø Ampliar os conhecimentos musicais dos alunos, sobre os grupos ou duplas de cantores de língua portuguesa que támbem cantam em espanhol.

Ø Trabalhar com as 4 habilidades do conhecimento que são a compreensão auditiva, lectora, e, expressão oral e escrita.

Ø Enfatizar os verbos.

Ø Estimular o uso da criatividade através da expresão escrita e oral.

4.1 Objetivos Específicos:

Ø Proporcionar situações de leitura.

Ø Familiarizar al alumno con la lengua española.

Ø Encontrar dentro do texto da letra da música, os verbos.

Ø Identificar os verbos, de forma contextualizada.

Ø Reler o texto após haver identificado os verbos na música.

Ø Aprender através da realização das atividades lúdicas propostas.

5. Metodología:

Tendo em vista que a turma já se conhece, não sera necesario fazer uma apresentação. Então apresentaremos aos alunos os objetivos que pretendemos alcansar desenvolvendo esta aula, ressaltando o trabajo com a música que iremos aplicar e principalmente, enfatizaremos a importancia de aprender a língua espanhola; e a partir desta música exploraremos de maneira indireta os verbos.

Em seguida, pergunta-se aos mesmos se já escutaram a música Recuerdos de amor, de Victor y Leo em espanhol ou em português.

Antes de começar a realização das atividades específicas, incentivá-los a trocar opiniões em relação aos cantores da música “sertaneja” brasileira. A partir dessa conversação, descobrir o que já sabem sobre eles; aprofundando com perguntas de sondagem como: será que os cantores: Victor Chaves Zapalá Pimentel, nascido em 15 de abril de 1975 e Leonardo Chaves Zapalá Pimentel, nascido em 4 de outubro de 1976, na cidade de Ponte Nova – Minas Gerais. Onde crescerão quase sem a presenta de seu pai, sendo criados pela mãe com a ajuda de uma tia… assim, são os atuais e famosos cantores, Victor y Leo que conhecemos.

Para não criar muito mistério, fazer com que os mesmos escutem e vejam o DVD com a finalidade de criar um ambiente propicio e agradável; e, fazer a primera audição. Se recomenda aos alunos que agora só devem ficar atentos ao tipo de música que estao escutando e também nas palavras ou expressões que não entendem para que sejam explicadas.

Após, conversar com a turma sobre a música apreciada (o que acharam da mesma, criticas, de que gostaram sua mensagem, para quem foi escrita, entre outros questionamentos possíveis) possibilitar que os alunos falem colocando seus apontamentos sobre a mesma. Ainda ressaltar o tipo de música que é e perguntar com que outros tipos de musicas os cantores se relacionam, se parecem em seu ritmo?

Neste momento os professores devem incentivar os alunos a participar, sem exceções, através das intervenções e questionamentos.

Neste momento vamos utilizar um caça palavras onde os alunos devem identificar algumas palavras da música, as quais tenham sido questionadas pelos alunos, como palabras, conversar, caso, distinto, aunque, sepas, ganas, soledad.

Depois de corrigir com a turma o caça palavras, se entrega a cada um, uma cópia da música, para que façam a leitura à medida que iremos ouvi-la novamente, na cópia que irão receber. A música os deixará mais relaxados e assim se sentirão mais tranqüilos para interagir no decorrer da atividade que continua com o texto.

Fazer a leitura coletiva, e individual da letra da música e em seguida conversar e promover interpretação oral da mesma.

Neste momento convidar os alunos a ouvirem novamente a música, e, desta vez, receberão uma cópia escrita da musica com lacunas para completar a medida que escutam a mesma. Desta forma se estará colocando em prática a habilidade auditiva dos alunos.

Depois, determinar um tempo – por exemplo 2 minutos – para que eles completem aquelas lacunas que nao conseguiram anteriormente. O professor só deverá intervir ao final deste processo para fazer uma correção das palavras as quais ainda estejam sem completar.

Por sua vez, para praticar a escrita, solicitar que escrevam em outra folha, a parte, todas as palavras que escreveram. Assim será possível descobrir que todas elas são palavras que determinam ações; entao neste momento, explicar que estas palavras gramaticalmente sao conhecidas como verbos.

Para enfatizar os verbos e ao mesmo tempo novamente testar a audição dos mesmos, propor um jogo, Bingo de las acciones, em que serão utilizados os verbos.

Neste bingo, os alunos recebem suas cartelas e os marcadores, ouvem o professor que estará sorteando de dentro do pacote, as palavras (se for necessário o professor pode repetir mais uma vez a palavra) e quando as tem, devem marca-las. Ganhará o aluno que marcar primeiro uma trilha (em setido diagonal, vertical, horizontal ou ainda nos quatro cantos da cartela) e gritar bingo, sendo premiado com um pirulito.

Dando seguimento, perguntar qual a mensagem fica desta musica para cada um deles, se ambos conseguiram entender o tema da canção; se houve mesmo a compreensão de todo o vocabulário utilizado na letra da musica de acordo com seu contexto. Ressaltar que, no caso de dúvidas quanto ao significado de alguma das palavras é possível utilizar um dicionario para auxiliar-nos (levar dicionarios para que a turma possa utilizar no caso de duvidas).

Para finalizar a aula, convidar a todos para cantarmos a música.

Distribuir aos alunos uma lembrança com uma mensagem, em agradecimento a colaboração e participação de cada um, a qual foi muito importante para nós.

6. Recursos:

Cópias do texto com a letra da música completa, em espanhol, e, com lacunas em branco para completar; CD o DVD de Victor e Leo, com a música em questao, equipamento de som, data show, borracha, lápis, apontador, giz, tesoura, cola, caderno, marcadores.

7. Avaliação:

A avaliação acontecerá no decorrer de todas as atividades, valorizando sempre o interesse e a participação de cada um nas atividades, porém, respeitando os limites dos mesmos. Então, será uma avaliaçã continua, observando todos os avanços possíveis de cada aluno, no transcorrer da aula, considerando ainda a criatividade, interação e motivação dos alunos.

8. Fontes:

http://letras.terra.com.br/victor-leo/797041/

http://www.youtube.com/watch?v=Bv4ro2FGDdE&feature=related (video cantando ellos- español)

http://www.youtube.com/watch?v=hKOoqem0ESg (Subtitulado en español)

9. Anexos:

Ø Música “Recuerdos de amor” de Victor y Leo, del álbum, titulado: "Nada Es Normal”.

Recuerdos de Amor

(Victor & Leo)

Composición: Victor Chaves

Tienes razón
Que las palabras no resuelven muchas cosas
Pero es lo mejor, debemos conversar
Al final, nuestro caso no es distinto de otros casos
Que acabaron mal y debo confesar
Que aunque sufrido ya, las noches que no estés
Sufriré aún más.

Necesito urgente que tú sepas de mis sentimientos
Llego a casa no te veo y tengo ganas de salir corriendo
Siento que la soledad y el silencio me abrazan
Mi alegría pasó, sólo el recuerdo de amor, no pasa.

Al final, nuestro caso no es distinto de otros casos
Que acabaron mal y debo confesar
Que aunque he sufrido ya, las noches que no estés
Sufriré aún más.

Necesito urgente que tú sepas de mis sentimientos
Llego a casa no te veo y tengo ganas de salir corriendo
Siento que la soledad y el silencio me abrazan
Mi alegría pasó, solo el recuerdo de amor, no pasa.

Necesito urgente que tú sepas de mis sentimientos
Llego a casa no te veo y tengo ganas de salir corriendo
Siento que la soledad y el silencio me abrazan
Mi alegría pasó, solo el recuerdo de amor, no pasa
Mi alegría pasó, solo el recuerdo de amor, no pasa ...

· Caça palavras :

F

A

V

H

F

M

R

T

U

G

Z

Q

O

C

O

N

V

E

R

S

A

R

U

S

I

S

I

M

O

C

T

N

P

E

O

A

H

E

S

P

E

L

A

I

S

L

S

U

D

P

E

I

A

S

E

U

E

S

P

N

O

A

S

T

L

L

S

D

P

T

R

Q

S

E

P

A

S

I

A

S

L

S

J

U

A

S

N

O

M

D

O

B

G

H

F

E

C

D

T

E

U

O

M

I

R

J

M

I

B

E

U

N

J

A

C

S

L

A

E

D

H

M

D

I

S

T

I

N

T

O

S

J

A

I

M

A

Q

B

V

S

A

E

O

K

Ø      Hoja para completar las lagunas:
RECUERDOS DE AMOR
(Victor & Leo)
…………………………razón
 Las palabras no …………………… muchas cosas
Pero es lo mejor, debemos……………………………..
Al final, nuestro caso no …….. distinto de otros casos
Que …………………………….. mal y debo confesar
Que aunque he……………………. ya, las noches que no …………….
…………………………….aún más.
…………………urgente que tú …………..de mis sentimientos
……………a casa no te ………y …………. ganas de salir …………………..
…………….. que la soledad y el silencio me ………….
Mi alegría ………., sólo el recuerdo de amor, no ……….
Al final, nuestro caso no …….distinto de otros casos
Que ……………….. mal y debo ………………….
Que aunque he ………………. ya, las noches que no ………….
…………………… aún más. 

Mi alegría…………, solo el recuerdo de amor, no ……….....

· Cartela (um exemplo) para o jogo do bingo:

DANZAR

DESPERTAR

VIVIR

SONREIR

CEPILLAR LOS DIENTES

ESTAR

CHARLAR

JUGAR

IR

ESCRIBIR

DIBUJAR

SALIR

BINGO

DE LAS

ACCIONES

BAÑARSE

COCINAR

BARRER

COMPRAR

LIMPIAR

CERRAR

LLAMAR

COGAR

DORMIR

TRABAJAR

DESCANSAR

ENTENDER

3 comentários:

  1. Líbera, Vitor e Mirian,
    Gostei das atividades que vocês sugeriram. Certamente os alunos irão gostar dessa aula.
    Parabénsss!
    Lenice

    ResponderExcluir
  2. Olá colegas...
    Achei muito boa a aula de vocês, é dinâmica e interessante para manter os alunos motivados para aprender.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito boas as sugestões! Gostei especialmente da forma como os verbos (assunto normalmente pesado e nem sempre bem vindo pelos alunos)foram apresentados.
    Parabéns!

    ResponderExcluir