segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Verbos Regulares e Irregulares

CONTEÚDO: Verbos Regulares e Irregulares em Presente de Indicativo.

JOGO: Caminhando com os verbos.

PÚBLICO: Terceiro Ano do Ensino Médio

TEMPO DE AULA: 2 aulas de 45minutos.

ESTRATÉGIA: Apresentar aos alunos as regras do jogo e detalhar como este jogo será adotado em aula. Os alunos devem ser divididos em pequenos grupos de quatro ou cinco pessoas cada. Disponibilizar um tabuleiro, um dado e quatro a cinco peões para cada grupo.

O jogo começa pela casa “INÍCIO” e anda de acordo com o número marcado no dado. Conforme a casa onde parar, o jogador deverá elaborar uma frase com o verbo conjugado referente ao pronome que ali está especificado. O adversário deverá verificar se está correta a conjugação. No caso de não acertar o aluno deve conjugar o verbo em todos os pronomes do presente do indicativo e passa a vez de jogar. Ganha o jogador que primeiro chegar a casa “FIM”.




Roberta Cavasin e Silviana Deluchi
Polo Videira

3 comentários:

  1. Incrível! é um jogo muito desafiante! acredito que quando os alunos são desafiados, produzem espontaneamente e isso é interessante. Além de que o espírito de competitividade é uma mola propulsora, neste caso, para que a aprendizagem ocorra e de uma forma lúdica, o que mais importante.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Francielli.O espirito competitivo faz com que os alunos se apliquem mais em resolver a tarefa e com isso quem ganha son eles mesmos.

    ResponderExcluir
  3. Valeu pessoal pela sugestão! Muito interessante!

    ResponderExcluir