sábado, 18 de setembro de 2010

3ª Postagem - Márcia & Tami


Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Comunicação e Expressão
Departamento de Língua e Literatura Estrangeira
Curso de Licenciatura em Letras/Espanhol
Modalidade a Distância

Disciplina: Metodologia do Ensino
Professora: Izabel
Alunas: Márcia Koslinski Marcante e Tamires Terres
Pólo: Pato Branco - PR
Série: 2ª série
Idade: 7 anos
Carga Horária: 02 aulas de 45 minutos.


Objetivos Gerais

Fazer com que os alunos aprendam a fazer fantoches de três animais distintos: o sapo, a minhoca e o coelho.
Despertar nos alunos o interesse pela arte, mais especificamente o uso de fantoches.
Divertí-los com as animadas músicas da Xuxa, fazer com que se entrosem, percam a vergonha e participem.

Metodologia

As professoras trarão modelos de fantoches, os quais serão usados para a confecção de um fantoche para cada aluno, o qual decidirá entre três modelos: sapo, minhoca e coelho, e os auxiliarão, para que os personagens sejam criados de maneira adequada.







 Após finalizados, os fantoches serão utilizados juntamente com a música da Xuxa e o vídeo onde três animais estão em destaque.



Os alunos acompanharão a letra da música que estará no quadro, cantarão as músicas, brincarão com seus fantoches, e dançarão junto com a música e o vídeo.


Avaliação

Os alunos serão abservados a todo momento pelas professoras, que anotarão os principais detalhes de cada aluno durante o decorrer da realização da atividade.
Serão avaliados quanto à participação, convivência em grupo, criatividade, animação e dedicação.

9 comentários:

  1. Adoro trabalhar com fantoches! E as crianças, ainda mais! Rsrsrs.
    Gosto de usar para contar histórias.
    Também uso para as crianças trinarem diálogos.
    Percebo que as crianças mais tímidas, ao "se vestirem" com os fantoches ficam mais desinibidas e "se arriscam mais",cumprindo a função de usarem mais intensamente a habilidade da fala.

    ResponderExcluir
  2. Como disse a Sandra, as crianças adoram fantoches! Bem legal meninas! beijos

    ResponderExcluir
  3. Meninas... muito 10 essa atividade.
    As crianças adoram musicas desse tipo e ainda mais com fantoches... será ótimo de trabalhar.
    Parabéns!
    Besos

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela atividade! Muito criativa.
    Concordo plenamente com o comentário da colega Sandra: Para os alunos mais tímidos, criar um personagem e dar vida a eles através dos fantoches, faz com que consigam estar "camuflados" e então menos inibidos.

    E essa música da Xuxa é muito alegre e contagiante! De fato a Rainha dos Baixinhos (eternamente na memória dos que já foram baixinhos rsrsrs) sabe cativar e prender a atenção dos pequeninos.

    Felicitaciones chicas!!

    ResponderExcluir
  5. Tami e Márcia,
    A atividade que vocês sugeriram é muito interessante. As crianças certamente vão amar, pois, estarão em contato com duas coisas que adoram ao mesmo tempo: música e fantoches!
    Parabéns!!
    Lenice

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. As crianças gostam quando as historias são contadas com fantoches,parece que da mais vida ao dialogo.
    besitos.

    ResponderExcluir
  8. Excelente a ideia dos fantoches para envolver os mais tímidos, pois são justamente esses que precisam de mais atenção, ou do contrário os demais aprendem e os tímidos podem até passar despercebidos.
    Professor precisa também ter olhar clínico, hehe.
    Parabéns meninas!

    ResponderExcluir