domingo, 5 de setembro de 2010

OS ANIMAIS

Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Comunicação e Expressão
Departamento de Língua e Literatura Estrangeira
Curso de Licenciatura em Letras/Espanhol
Modalidade a Distância

DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DE ESPANHOL
PROFESSORA: IZABEL
ALUNAS: ELISA HELENA GEMI BELÉ
JANE KELLY SEMLER SZPAK

POLO: PATO BRANCO
SEMESTRE: 2010/2
CONTEÚDOS: OS ANIMAIS
SÉRIE: 2ª
OBJETIVOS GERAIS:

1. Observar os diferentes tipos de animais;
2. Participar em atividades de grupo valorizando os conhecimentos prévios, respeitando o princípio democrático.
3. Identificar os distintos animais, analisando suas características.
4. Identificar alguns animais e classificá-los como de granja ou domésticos.
5. Desenvolver a imaginação e a criatividade.
CONCEITOS
-Os animais
-Formas de vida de alguns animais
-Classificação dos animais

PROCEDIMENTOS
-Utilização de fichas onde contemple os diferentes nomes dos animais
-Utilização de expressão oral para falar sobre os animais que conhecem
-Busca de dados relacionados com os tipos de animais.
ATITUDES
-Aceitação e valorização das distintas classes de animais.
-Aceitação das normas e regras que regem os jogos.
TEMPO.
Pretendemos desenvolver as atividades no período de duas aulas, de 45 minutos, sendo este o tempo que propomos para o desenvolvimento deste conteúdo; pode ocorrer que nos demoremos mais do que o previsto ou ainda que acabemos antes do planejado.
ATIVIDADES
- Antes de começar o desenvolvimento do conteúdo nos primeiros momentos de cada aula, devemos organizar a sala, organizando os alunos em duplas ou grupos pois , entendemos que a integração do grupo é fundamental, sendo conveniente também no início da próxima aula que os alunos troquem de companheiros fazendo assim uma integração entre todos.Continuaremos com os questionamentos a respeito do que sabem sobre o tema proposto e repassaremos ainda como será o procedimento desta aula.
Depois das rotinas diárias, realizaremos uma série de perguntas aos alunos, relacionadas com o tema que estamos tratando, neste caso iremos nos referir aos animais.
As seguir o que será questionado:
§ Que animais conhecem;
§ Que tipo de animal são, de granja ou doméstico.
§ O que comem os animais
§ Quais os animais que tem casa e qual não tem e porquê
§ Que som faz cada animal (onomatopéias)
§ De que forma andam.
E tantas outros questionamentos relacionados ao tema que irão surgindo na medida em que a aula estiver sendo desenvolvida.
Finalizada as orientações dispomos do restante do tempo da aula para trabalhar com as atividades planejadas.


Apresentação de um vídeo com a duração de 3 minutos com uma canção sobre os animais em espanhol, para todos ouvirem e se familiarizarem com o diferente idioma, se necessário repetir algumas vezes.




Vídeo: "En la granja de mi tío" en dibujos animados
youtube.com.
http://www.youtube.com/watch?v=MNA56nXD2Ac
Distribuir cópias da letra para seguirem e circularem os nomes dos animais conhecidos presentes na musica.
En la granja de mi tío
Categoria: Animales
Idioma: Español
Origen: España

En la granja de mi tío, IA, IAO
Hay diez VACAS que hacen MUUU. IA, IAO
Una vaca aquí, una vaca ALLÁ,
un muuu aquí, un muuuu allá.
En la granja de mi tío, IA, IAO
Hay diez GATOS que hacen MIAU. IA, IAO
Con un GATO aquí, con un gato allá.
Una VACA aquí, una vaca allá,
MIAU, MIAU, MUUU, MUUU..

En la granja de mi tío, IA, IAO
Hay diez PATOS que hacen CUAA. IA, IAO
Con un PATO aquí, con un pato allá.
Con un GATO aquí, con un gato allá.
Una VACA aquí, una vaca allá,
CUA, CUA, MIAU, MUUU..

En la granja de mi tío, IA, IAO
Hay diez CABRAS que hacen BEEE. IA, IAO
Una CABRA aquí, una cabra allá .
Con un PATO aquí, con un pato allá.
Con un GATO aquí, con un gato allá.
Una VACA aquí, una vaca allá,
BEEE, CUA, MIAU, MUUU.

En la granja de mi tío, IA, IAO
Hay diez PERROS que hacen GUAU. IA, IAO
Con un PERRO aquí, con un perro allá.
Una CABRA aquí, una cabra allá .
Con un PATO aquí, con un pato allá.
Con un GATO aquí, con un gato allá.
Una VACA aquí, una vaca allá,
GUAU, BEEE, CUA, MIAU, MUUU..
MUUU, MUUU, MUUU, MUUU.
Recursos humanos: Professoras, alunos
Recursos materiais: Data show, notbook.


ATIVIDADE “MEU DICIONÁRIO DE ANIMAIS”
Esta atividade é adequada para a psicomotricidade fina, e pode se desenvolvida com qualquer tema que se queira trabalhar. Consiste em que o aluno recorte várias figuras de diferentes animais, o mesmo irá colar em um caderno pequeno ou em uma agenda uma figura em cada página, seguindo a ordem alfabética e escreverá o nome do animal em português e depois irá traduzir para o espanhol fazendo uso do dicionário, distribuído anteriormente. pode ser mais de uma figura para cada letra, ex: caballo, cabra. Os alunos irão se deparar com vários animais tais como, galinha, galo, boi, vaca, perro, gato, rato, tigre, serpente, leão e muitos outros animais que serão encontrados em figuras e desenhos.
Esta atividade pode ser terminada em casa, pelos alunos e os mesmos devem trazer na próxima aula para expor aos amigos.
Recursos humanos: Professora, colaboradoras e alunos.
Recursos materiais: Dicionários, desenhos, figuras, livros para recorte, revistas, tesoura e cola.















ALGUNS EXEMPLOS:




A






ÁGUIA – ÁGUILA





C





CAVALO - CABALLO






COELHO - CONEJO













CACHORRO - PERRO
















G













GALO - GALLO










GATO - GATITO






L




PAPAGAIO - LORO
















M












MACACO






O










URSO - OSO













PATO – PATO







PEIXE – PEZ
















S







SAPO - SAPO








V









VACA – VACA








Z






ZEBRA - CEBRA






JOGO DA MEMÓRIA – DESENHO/NOME
O jogo da memória consiste em encontrar o desenho e também seu nome e assim formar um par. O objetivo do jogo é ir encontrando as fichas, para formar o par, as fichas devem ser iguais, ao conseguir uma dupla as fichas as mesmas serão guardadas pelo jogador. Os jogadores devem prestar bastante atenção para lembrar onde se encontra o desenho e também o nome do animal para formar seu par.
Recursos humanos: Professora, colaboradoras e alunos.
Recursos materiais: Fichas com figuras dos animais e também fichas com os nomes dos mesmos.





12 comentários:

  1. Gostamos muito desta atividade lúdica, pois é muito divertida para trabalhar com alunos pequenos, enquanto aprendem brincando, ótima sugestão.

    Adriana, Jocimar e Vani.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a atividade prosposta por vcs
    Muito criativa e bem animada
    combina muito bem com as duas, hehe
    Pessoas alegres e super pra cima :D
    A música tbm mto legal e animada.
    Excelente trabalho.
    Parabéns!!
    Beijo ;*

    ResponderExcluir
  3. Tambem gostei da aulinha de vcs, muito divertida.
    Clarice

    ResponderExcluir
  4. Colegas!!
    AS figuras usadaspor vcs são muito boas: coloridas e com característicasd e desenho animado, o que torna-se um excelente atrativo para os alunos!!

    A vantagem desses jogos é de serem acessíveis financeiramente (pode se usar somente reciclagem!!) e condiz com a realidade financeira de muitas instituições e de vários professores que gostam de inovar e buscam criar e confeccionar jogos para levar para a sala de aula.

    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  5. Oiiii meeeninas!
    resumindo em uma única palavra o trabalho de vocês: ADOREII! E podem ter certeza que as crinças também diriam isso, tudo muito colorido, que chama a atenção e a musiquinha, não tem que não a conheça, rsrsrs.
    Paaarabéeens garotas! :D

    Beeijos!

    ResponderExcluir
  6. Meninas, essa atividade é muito legal...
    Tenho certeza que assim como nós :), as crianças também vão adorar!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  7. Colegas, achei a atividade de vocês realmente riquíssima... adorei!!!

    ResponderExcluir
  8. Meninas, fico feliz por vocês terem gostado da atividade. Adorei as observações e os comentários.Um abração a todas.

    ResponderExcluir
  9. Meninas,
    Ficou 10 a aula de vocês, os alunos vão adorar.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Vc como sempre criando coisas lindas e em beneficio dos alunos, muito boa a atividade e com certeza vou usar em minhas aulas.

    ResponderExcluir
  11. Que bom que vcs gostaram meninas! Beijos

    ResponderExcluir