quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Plano de Aula_ 3ª Postagem

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

DEPARTAMENTO DE LETRAS E LITERATURA ESTRANGEIRA

DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO

PROFESSORAS: IZABEL CHRISTINE SEARA

VANESSA GONZAGA NUNES

TUTORAS: CHRIS ROYES SCHARDOSIM

SILA MARISA DE OLIVEIRA

ALUNAS: ADRIANA BERTOLLO

JOCIMAR CORDOVA MELLO

VANI SAUER

POLO: PATO BRANCO_PR

PLANO DE AULA

Série: 4ª série do Ensino Fundamental (Séries Iniciais)_Idade: 9/10 anos Aproximadamente 2 h aula

Duração: aproximadamente 2 h /aula

Tema: Música “Si No Te Hubieras Ido” (Maná)

OBJETIVOS:

· Exercitar a compreensão auditiva, compreensão leitora, oralidade e escrita.

· Identificar os verbos nos seus respectivos tempos verbais.

· Realizar a tradução, tirando as dúvidas na interação com os colegas e a professora, ampliando o vocabulário da língua espanhola.

CONTEÚDO:

Ensinar os verbos de forma contextualizada através da música, debates e registros.

METODOLOGIA:

· Os alunos formarão um círculo com as suas carteiras.

· Abordar os alunos perguntando se conhecem cantores de música em espanhol. Quais? Gostam? Por quê?

· Ouvir os alunos.

· Apresentar a música “ Si No Te Hubieras Ido” de Maná, realizando uma primeira audição sem texto.

· Perguntar se já conheciam esta música, se gostaram, se entendem o significado do que estão ouvindo...

· Posteriormente, entregar uma folha com a letra da canção, preenchendo as lacunas, enquanto ouvem novamente a canção.

· Todos deverão cantar juntos, praticando a oralidade.

· Fazer com que os alunos percebam que as palavras que faltavam são verbos.

· Analisar oralmente os tempos verbais.

· Escolher três destes verbos para criar novas frases.

· Traduzir a música com auxílio do dicionário. Depois debater coletivamente, compartilhando com os colegas o que fez, realizando registros individuais daquilo que compreendeu.

· Cada aluno le para a turma as frases propostas que elaboraram.

· A professora deverá fazer interferências o tempo todo sempre que necessário, ajudando os alunos a realizar a atividade.

RECURSOS:

Folha com a canção, lápis, dicionário, caderno, quadro, CD e aparelho de som.

AVALIAÇÃO:

Os alunos deverão ser avaliados e observados constantemente através das atividades, da participação, interesse e avanços individuais; portanto a avaliação será contínua.

ANEXO:

Si No Te Hubieras Ido

(Maná)


Te extraño más que nunca y no qué hacer
despierto y te recuerdo al amanecer
me espera otro día por vivir sin ti
el espejo no miente me veo tan diferente
me haces falta tu.

La gente pasa y pasa siempre tan igual
el ritmo de la vida me parece mal
era tan diferente cuando estabas
que era diferente cuando estabas tú.

Coro:
No hay nada más difícil que vivir sin ti
sufriendo de la espera de verte llegar
el frio de mi cuerpo pregunta por ti
y no donde estas
si no te hubieras ido sería tan feliz

La gente pasa y pasa siempre tan igual
el ritmo de la vida me parece mal
era tan diferente cuando estabas
que era diferente cuando estabas tú.
Coro

Nenhum comentário:

Postar um comentário