Plano de Aula_ 3ª Postagem
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
DEPARTAMENTO DE LETRAS E LITERATURA ESTRANGEIRA
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO
PROFESSORAS: IZABEL CHRISTINE SEARA
VANESSA GONZAGA NUNES
TUTORAS: CHRIS ROYES SCHARDOSIM
SILA MARISA DE OLIVEIRA
ALUNAS: ADRIANA BERTOLLO
JOCIMAR CORDOVA MELLO
VANI SAUER
POLO: PATO BRANCO_PR
PLANO DE AULA
Série: 4ª série do Ensino Fundamental (Séries Iniciais)_Idade: 9/10 anos Aproximadamente 2 h aula
Duração: aproximadamente 2 h /aula
Tema: Música “Si No Te Hubieras Ido” (Maná)
OBJETIVOS:
· Exercitar a compreensão auditiva, compreensão leitora, oralidade e escrita.
· Identificar os verbos nos seus respectivos tempos verbais.
· Realizar a tradução, tirando as dúvidas na interação com os colegas e a professora, ampliando o vocabulário da língua espanhola.
CONTEÚDO:
Ensinar os verbos de forma contextualizada através da música, debates e registros.
METODOLOGIA:
· Os alunos formarão um círculo com as suas carteiras.
· Abordar os alunos perguntando se conhecem cantores de música em espanhol. Quais? Gostam? Por quê?
· Ouvir os alunos.
· Apresentar a música “ Si No Te Hubieras Ido” de Maná, realizando uma primeira audição sem texto.
· Perguntar se já conheciam esta música, se gostaram, se entendem o significado do que estão ouvindo...
· Posteriormente, entregar uma folha com a letra da canção, preenchendo as lacunas, enquanto ouvem novamente a canção.
· Todos deverão cantar juntos, praticando a oralidade.
· Fazer com que os alunos percebam que as palavras que faltavam são verbos.
· Analisar oralmente os tempos verbais.
· Escolher três destes verbos para criar novas frases.
· Traduzir a música com auxílio do dicionário. Depois debater coletivamente, compartilhando com os colegas o que fez, realizando registros individuais daquilo que compreendeu.
· Cada aluno le para a turma as frases propostas que elaboraram.
· A professora deverá fazer interferências o tempo todo sempre que necessário, ajudando os alunos a realizar a atividade.
RECURSOS:
Folha com a canção, lápis, dicionário, caderno, quadro, CD e aparelho de som.
AVALIAÇÃO:
Os alunos deverão ser avaliados e observados constantemente através das atividades, da participação, interesse e avanços individuais; portanto a avaliação será contínua.
ANEXO:
Si No Te Hubieras Ido
(Maná)
Te extraño más que nunca y no sé qué hacer
despierto y te recuerdo al amanecer
me espera otro día por vivir sin ti
el espejo no miente me veo tan diferente
me haces falta tu.
La gente pasa y pasa siempre tan igual
el ritmo de la vida me parece mal
era tan diferente cuando estabas tú
sé que era diferente cuando estabas tú.
Coro:
No hay nada más difícil que vivir sin ti
sufriendo de la espera de verte llegar
el frio de mi cuerpo pregunta por ti
y no sé donde estas
si no te hubieras ido sería tan feliz
La gente pasa y pasa siempre tan igual
el ritmo de la vida me parece mal
era tan diferente cuando estabas tú
sé que era diferente cuando estabas tú.
Coro
Nenhum comentário:
Postar um comentário