quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Segunda postagem- Jogo partes do corpo

CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
DEPARTAMENTO DE LETRAS E LITERATURA ESTRANGEIRAS
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO
PROFESSORAS: IZABEL E VANESSA

ALUNAS: LENICE BURATO DOS SANTOS -07411148 e LUCIA VANIN ACCORSI- 07411157


SEMESTRE: 2010/2

ORGANIZAÇÃO DA ATIVIDADE
CONTEÚDO: NOMBRES DE LAS PARTES DEL CUERPO HUMANO.

Série: 6 º ano ensino fundamental
Idade: 11 e 12 anos
Duração: 1 aula de 45 minutos.
Organização da Atividade: A atividade será realizada com toda a turma, organizada em semicírculo.

Recursos: Fichas com as palavras (escritas em tamanho suficiente para serem visualizadas por toda classe), gravuras grande pessoas com setas indicando cada uma das partes do corpo, fita para fixar as palavras e quadro.

Objetivos: oportunizar possibilidade de assimilação/memorização das partes do corpo humano de forma lúdica, divertida.

Desenvolvimento da Atividade: O professor fixa no quadro a gravura de uma pessoa com flechas indicando para cada parte do corpo; numa carteira colocada no centro da sala distribui com as palavras viradas para baixo, as fichas com o nome das partes do corpo. Aleatoriamente um aluno por vez se aproxima da mesa e pega uma ficha. Com ela em mãos, deve pronunciá-la em voz alta e em seguida afixá-la no quadro, observando a parte do corpo a qual se refere. Depois de fixar a palavra, a turma deverá dizer se está certo ou não e em seguida falarem juntos em voz alta à palavra em questão. (Pode-se variar a forma de jogar. Dividir a sala em dois grupos e realizar em forma de competição, que valerá 1(um) ponto pela pronúncia e outro para a tradução- se corretas.

( Segue uma sugestão de gravura para a realização da atividade encontrada no endereço que segue.)

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiYmQkeR5ksnPE2mxf-eYL8oIKmU8hVcInnmtrvEklApwAN_E1rMg5-bLWATFkPip_MW_dmGRd5Lfu5ggqBhYyj8PgkZztBWLXgpY7vMNcLA-Y-6CfJvZOc3d_AmNtoZH2pkrdw67XjzNMR/s400/CUERPO+HUMANO3.jpg




3 comentários:

  1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
    CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
    DEPARTAMENTO DE LETRAS E LITERATURA ESTRANGEIRAS
    DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO
    PROFESSORAS: IZABEL E VANESSA
    TUTORA: PAULA BALBIS GARCIA
    ALUNOS: AMARILDO BRITZIUS REDIES
    REJANI CRISTINA KRUCZEWSKI
    SEMESTRE: 2010/2
    Atividade: Sopa de Letras
    Público: Alunos do 2º ano do ensino médio
    Instituição: Colégio Barão do Rio Branco
    Duração: 50 minutos
    Objetivo da atividade: Exercício de fixação e revisão para prova
    Objetivo do jogo: Encontrar palavras perdidas no bloco de letras e depois os alunos devem completar as lacunas das frases abaixo com os advérbios encontrados.
    Material: Exercício impresso contendo as regras para a execução da atividade
    Sopa de letras de advérbios

    A H O R A N A S A C A C J X A S I M
    E E O R F G A O P T W U B I O A U S
    T Q P B O X O N A R P M E T P P L O
    N E D R T I L L A E D R A T C F E Y
    A O Q Q D U A F N Ñ E E S R E A J U
    T U U N X Q O E S P A C I O R E O W
    S O I U E A B S I Q E M A D C M S K
    A V Z O H J I U A E H C O N A H O H
    B J A N T A Ñ O H G E A A S B R N A
    Q S U U S A R S E V A L D V C W A C
    Y M S H M X O T S E U P U S R O P N
    R E M U C H O T Q O A W R E Q C D U
    J P I Q N D D Q D N H O K R D E F N
    Z Q A W D E T R A S M N E I B B J O
    Frases:
    1. Juan, ven ____.
    2. Pablo, ____ llegues ______, pues tenemos mucho que estudiar para la prueba de _________.
    3. ______ no puedo. Estoy ______ en la piscina.
    4. Te vi _________. Parecías __________ preocupada. Caminadas ____________ y con la mirada perdida. ¿Que hubo?
    5. Yo vivo ________ del colegio. __________ en aquel edificio gris. ¿Y tú?
    6. __________ había tenido tanta materia para una sola prueba. Yo estaba repasando lo que había estudiado.
    7. Mi piso es _____________. Es el edificio ___________ del tuyo.
    8. Sí, , llegaré ____________ y ___________ nos sobre algún tiempo para ver aquel video que muestra costumbres de ____________.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a atividade que postaram, criativa.
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Comento aqui o mesmo que disse para as meninas pelo moodle.

    Achei muito legal a ideia da atividade!

    Algumas teorias dizem que quanto mais órgãos sensoriais utilizamos para aprender algo novo (movimentar o corpo, ver a palavra escrita, pronunciá-la, ouvir...) mais facilmente aprendemos.

    Gostaria de comentar sobre uma palestra que assisti essa semana na qual a professora chamava a atenção para trabalhar partes do corpo com crianças que possam não ter alguma(s) dessas partes. A sugestão dela era de pedir para que cada aluno desenhasse um monstro que poderia ter 3 olhos, 6 pernas... e assim evitaria-se o constrangimento.

    Abraços.

    ResponderExcluir