ALUNAS: MARCIA S. GUIMARÃES
MARTA J. PASTORELO e
SUYAN EME SOLEY DAMASCENO
IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA: ESTADUAL AYRTON SENNA DA SILVA.
PROFESSORAS: MARCIA S. GUIMARÃES
MARTA J. PASTORELO e
SUYAN EME SOLEY DAMASCENO
DISCIPLINA: LÍNGUA ESPANHOLA
SÉRIE: 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
IDADE: 15 A 17 ANOS.
TEMPO/DURAÇÃO DA AULA: 45 MIN.
NOME DA ATIVIDADE: BARRA MURGUERA
CONTEÚDO: MÚSICA: EL MUERGUERO (Los autenticos decadentes)
NOME DA ATIVIDADE: BARRA MURGUERA
CONTEÚDO: MÚSICA: EL MUERGUERO (Los autenticos decadentes)
JUSTIFICATIVA
A música “El Murguero” nos mostra como uma expressão popular folclórica da República Argentina promove a participação de todos, aporta um espaço de reflexão da realidade, constituindo-se em forma de se expressar e se descobrir. A murga, esta Arte Popular, se caracteriza pela rebeldia expressada através da crítica. Essa arte nos remete ao Carnaval brasileiro dos anos 80/90, com muitas cores e muitas fantasias.
ACESSEM:
http://www.youtube.com/watch?v=C68d-5_Wkyw&feature=player_embedded
OBJETIVOS
A atividade planejada tem como finalidade de trabalhar diversas destrezas, tais como:
- a compreensão auditiva;
- o conhecimento sociocultural a través da musica popular Argentina;
- valorizar a diversidade cultural e musical como sendo parte das pessoas que vivem num mesmo contexto multicultural;
- estimular o descobrimento de cada um como artista e criador, valorizando a participação individual para um trabalho grupal, ou seja, queremos focar principalmente a expressão corporal e oral.
DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE
Para compartir e ampliar o conhecimento do grupo sobre a cultura, sociedade e fronteiras, inicialmente se perguntara ao grupo se conhecem o que são Murgas e suas músicas. Depois de explicar o significado de Murgas, sua origem, historia, ritmos, instrumentos, dança, canto, componentes e vestimentas, se realiza uma primeira audição durante uns segundos da música.
A seguir estarão dispostos em uma mesa diferentes tipos de pinturas, fantasias bordadas, apitos, sombreiros, luvas, roupa utilizada pelos dândis, casaca, mascaras, calças e saias com muito brilho. Será distribuída a letra da música para cada aluno e solicitaremos para (quem quiser) se caracterizar como um murguero com os materiais expostos.
Finalmente todos os alunos se colocam em circulo e em posse de um microfone reproduzirão a música oralmente (em espanhol), passando o microfone um para o outro. Quem desejar até poderá simular alguns passinhos murgueros.
El MUERGUERO Ya llega la comparsa muy conocida en el mundo entero recorriendo los barrios con la alegría de los murgueros Llega con este ritmo ritmo de murga muy popular y que hace muchos años lo bautizamos tu-ta tu-ta Se viene el tu-ta tu-ta BAILANDO EL TU-TA TU-TA LA MURGA EL TU-TA TU-TA HACIENDO EL TU-TA TU-TA Las zapatillas gastadas de bailar tanto por la avenida el bombo y los estandartes mis compañeros en esta vida es tradición de mi pueblo herencia del negro que aquí llegó a ellos se lo dedico tocando el bombo con emoción Se viene el tu-ta tu-ta BAILANDO EL TU-TA TU-TA LA MURGA EL TU-TA TU-TA HACIENDO EL TU-TA TU-TA
Con la comparsa yo quiero bailar y asi las penas poder olvidar bailo este ritmo de bombo y tambor que es como mi corazón.
| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Excelente atividade, bem elaborada e muito dinâmica. Bem a cara de vocês que são sempre muito divertidas. Gostei muito mesmo,Parabéns!!!
ResponderExcluirAdorei! Acho que vou fazer em casa!!! :)
ResponderExcluir