quarta-feira, 15 de setembro de 2010

JOGO DE DADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Centro de Comunicação e Expressão
Departamento de Língua e Literatura Estrangeira
Curso de Licenciatura em Letras/Espanhol
Modalidade a Distância
Disciplina: Metodologia do Ensino
Acadêmicas: Greyce Contini Pilati
Mara Cristina Guimarães Hauth
Marilda Ferreira Guimarães
JOGO DE DADOS

Conteúdo: Vocabulário
Série: 6ª série do Ensino Fundamental
Objetivos: Ampliar o vocabulário e aperfeiçoar o uso do dicionário.
Número de participantes: 04 jogadores e 01 redator.
Recursos: dados com palavras, dados com números, tabuleiro, Quatro tampas de garrafa pet de cores diferentes ou círculos em E.V.A. para servir de marcadores para o tabuleiro, dicionário, folha, caneta.

Modo de jogar: Cada aluno deverá lançar o dado com os números. Aquele que obtiver o maior valor começa o jogo. O próximo a jogar será o aluno à sua direita e assim por diante.
Todos os competidores colocam o seu marcador no ponto de partida e o primeiro jogador lança os dois dados (de números e palavras) simultaneamente.
O dado com números indica quantas palavras deverão ser ditas pelo jogador e o dado com as palavras indica o que devem ser estas palavras.
Para dizê-las o jogador terá 10 segundos, que deverão ser controlados pelo redator. Exemplo: se nas faces de um dos dados aparecer o número dois e no outro dado a palavra animal o competidor deverá pronunciar em espanhol dois nomes de animais em 10 segundos.O jogador avança no tabuleiro a mesma quantidade de palavras ditas corretamente, mesmo que não tenha conseguido todas as palavras solicitadas ele avança a quantidade daquelas que acertou.O redator tomará nota das palavras corretas usadas pelos competidores de modo que não haja repetições de palavras e terá um dicionário bilíngüe para consultar caso haja dúvidas.O aluno que atingir a chegada primeiro é o vencedor. Os outros competidores devem continuar a partida até que o penúltimo jogador atinja a chegada.
Variante: O dado de palavras poderá ser alterado no campo semântico de sua escolha e adequado para o nível de turma que será desenvolvido e o objetivo do professor.
Exemplos: Trabalhar com:
Animais: aquáticos, terrestres, voadores, insetos, etc.
Peças do vestuário: roupas de inverno, verão, calçados, etc.
Alimentos: verduras, legumes, frutas, pratos típicos, etc.
Classes gramaticais: Adjetivos, substantivos, pronomes, verbos, etc.
Esportes: de luta, com bola, aquáticos, em equipe, etc.
Objetos da casa: banheiro, sala, cozinha, quarto, etc.

2 comentários:

  1. Lega! Parabéns.... posso sugerir?

    No primeiro momento poderíamos trabalhar com palavras soltas e depois que eles tivessem que fazer pequenas histórias usando o vocabulário utilizado. Quem conseguisse utilizar o maior número de palavras ganha. hahah.
    bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Gostei das duas sugestões: a das alunas e a da Vanessa!

    Sugiro outra: também se poderia fazer uma escrita coletiva com as palavras (fichas com palavras contendo verbos, animais, objetos). Cada aluno pega uma ficha aleatoriamente, sem saber o que está escrito nela e diz uma frase. O seguinte faz o mesmo e dá continuidade ao texto. A professora ou um colega irá escrevendo a história no quadro que precisa ter coerência.

    ResponderExcluir