quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Tipos de Orações




Acadêmicas: Elizane Zimmermann Reisner
Elizete Zimmermann Reisner


Assunto: Tipos de Orações
Série: 2ª série do Ensino Médio
Tempo: 2 aulas de 40 minutos

Objetivo geral:
Apresentar para os alunos, de modo agradável e por meio de figura de linguagem, como os diferentes tipos de orações estão presentes nos diálogos, permitindo ao mesmo tempo a reflexão através do debate em grupo como os meios de comunicação conseguem manipular e introduzir inconscientemente nas pessoas determinadas formas de pensar.

Objetivos específicos:
- Escutar a LE/ Espanhol.
- Ler o texto.
- Debater questões levantadas no diálogo existente no texto apresentado em LE.
- Verificar no texto se há mais orações que tendem a ‘indagações’, ‘surpresas’ ou ‘afirmações’.
-Escrever um conselho.

Metodologia:
Inicialmente será fixado no quadro 4 imagens: uma mulher magra, outra que está acima do peso, uma baleia e uma sereia. A professora questiona se há algo, alguma informação, característica ou desafio entre essas imagens. É provável que a algum aluno remeta a idéia - figura de linguagem, relatando que costumam relacionar uma pessoa com corpo magro, escultural a uma sereia, em contrapartida, a pessoa acima do peso a uma baleia. Após contextualizar o assunto, questionando aos alunos se isso lhes parece correto, a professora entrega a todos uma folha com o diálogo e passa o vídeo para os alunos ouvirem acompanhando as imagens ou letra, conforme desejarem. O vídeo leva 4:30min para ser visto, se eles solicitarem pode ser passado duas vezes. Em seguida, questiona se há alguma palavra desconhecida e também se notaram algum acento diferenciado. Retoma-se o debate sobre os valores em sociedade e as doenças que algumas pessoas são acometidas por não se alimentarem adequadamente. É possível observar nesse momento se todos pensam semelhantemente sobre esse assunto, ou mudaram seu posicionamento através das colocações e argumentos. Na seqüência solicita-se que leiam o texto individualmente marcando quando percebem que tipos de orações se fazem presentes. Depois, eles unem-se em grupos de três para discutirem seus apontamentos. Após o consenso, compartilham os resultados e conclusões obtidas no grupo com toda a turma. No final de todas as colocações realizadas pelos alunos, o professor acrescenta seu parecer. A atividade seguinte será escrever para um amigo imaginário aconselhando sobre possíveis problemas de saúde advindos da má alimentação, tanto a carência quanto aos excessos. Essa atividade pode não ser concluída nessa aula, mas será retomada e os trabalhos serão fixados na parede.

Recursos:
Imagens, data show com acesso a internet, folha com o diálogo, folha A4 para os alunos escreverem seu conselho, fita adesiva, quadro e giz.

Avaliação:
Os alunos serão avaliados pela participação em sala de aula, dialogando, questionando, compartilhando opiniões conforme seu posicionamento, fazendo uso da LE/ Espanhol.

Referencias:

http://www.radialistas.net/clip.php?id=1200148
http://www.youtube.com/watch?v=cB9hN9zrx64


OBS: O vídeo deve ser acessado pelo endereço citado "youtube" no referencial.

Segue abaixo a letra do diálogo:

EFECTO AMBIENTE CALLE

MUJER 1: Mira lo que dice ese afiche… mira…

MUJER 2: Deja ver… ¿sirena o ballena?

MUJER 1: ¿Sirena o ballena?... ¡Ay, no, Dios mío, no!...

MUJER 2: ¡Cálmate, amiga, tú no estás gorda!

MUJER 1: ¿Ah, no?... ¿Y qué son estos rollos?... ¿Qué hago yo?... ¡Estoy hecha una ballena!... ¡No!

CONTROL MÚSICA SENSUAL

LOCUTOR El afiche apareció en las calles de Sao Paulo. Era de la empresa Runner, una de las cadenas de gimnasios más famosas de Brasil.

VOZ SILBA FUI FUIO

LOCUTOR: En el afiche, aparecía la foto de una chica escultural y la siguiente frase:

CHICA (SENSUAL): ¿Este verano qué quieres ser… sirena o ballena? (SE REPITE VARIAS VECES LO DE SIRENA O BALLENA)

CONTROL MÚSICA

LOCUTOR: Una mujer de Sao Paulo que vio el afiche le envió este correo a los directivos de la empresa Runner:

MUJER 3: Estimados señores de los gimnasios Runner: Las ballenas siempre han estado rodeadas de amigos.

EFECTO MAR

MUJER 3: Llevan una vida sexual activa, se embarazan y tienen ballenitas de lo más tiernas. Son amigas de los delfines y se la pasan comiendo camarones.

EFECTO SPLASH

MUJER 3: También se la pasan jugando en el agua y nadando por ahí, surcando los mares, conociendo lugares maravillosos, como los hielos de la Antártida y los arrecifes de coral de la Polinesia.

EFECTO CANTOS BALLENA

MUJER 3: Las ballenas cantan muy bien y hasta tienen CDs grabados.

EFECTO CANTOS BALLENA

MUJER 3: Las ballenas son lindas y amadas por todos.

CONTROL MÚSICA TRISTE

MUJER 3: ¿Y las sirenas? Las sirenas no existen, amigos míos. Además, si existieran, vivirían en una permanente crisis existencial

SIRENA: ¿Soy un pez o un ser humano? ¿Soy medio pez y medio ser humano? ¿Qué soy, quién soy, cómo soy? (LLORA)

MUJER 3: Las sirenas no tienen hijos pues matan a los hombres que se encantan con su belleza. La verdad es que tampoco tienen por dónde hacer el amor, así que…

SIRENA: ¿Qué soy, quién soy, cómo soy? (LLORA)

MUJER 3: Las sirenas son bonitas, sí… pero mírenles las caras… tristes, duras, siempre solitarias… Estimados señores de la Runner. Yo prefiero ser ballena. ¡Si alguna duda me quedaba, con el ridículo afiche de ustedes ya quedó descartada!

CONTROL MÚSICA DE TRANSICIÓN

EFECTO SEÑAL INFORMATIVA

PERIODISTA 1: Brasil. Una afamada modelo muere por anorexia. Ana Carolina Reston, nacida en Sao Paulo, tenía 21 años, medía 1 metro 74, y apenas pesaba 40 kilos.

EFECTO SEÑAL INFORMATIVA

PERIODISTA 2: Otra brasileña muere a causa de la anorexia. Ya van cinco jóvenes en 2 meses. Maiara Galvao Vieira medía 1,70 metros y solamente pesaba 38 kilos...

CONTROL MÚSICA EMOTIVA

MUJER 3: Psst…

MUJER 1: ¿Es conmigo?

MUJER 3: Sí, contigo. No te dejes engañar por los cantos de sirena de los comerciantes. No creas en esos anuncios que te llenan la cabeza y te repiten que sólo las flacas son bellas.

HOMBRE: Yo prefiero a las gorditas… FUI FUIO

MUJER 1: ¿De veras?

MUJER 2: Y yo prefiero disfrutar una copa de vino con un amigo simpático y un sabroso helado con amigas que me quieren por lo que soy, no por mi apariencia.

Um comentário:

  1. Olá a todos! Por favor acessem o vídeo clicando no endereço citado no referencial. Obrigada, Elizane e Elizete.

    ResponderExcluir