sábado, 11 de setembro de 2010

Segunda Postagem: Atividade Lúdica

Plano de aula com Atividade Lúdica
Professoras: Dirce Perin e Sirlene Schulte
Polo: Videira SC
Alunos: 6ª série de Ensino Fundamental
Idade: 12 a 13 anos
Duração: 1 aula de 45 min.
Assunto: orações interrogativas diretas e indiretas.





JOGO DE DOMINÓ
Regras:
Os alunos serão divididos em grupos de dois ou três, receberão 24 peças de um jogo de dominó, as peças ficam todas misturadas e viradas com a escrita para cima. Não serão distribuídas as peças como num jogo de dominó comum, elas ficarão na mesa e serão buscadas na medida que forem necessárias. Com base nos cartazes onde estão escritas as orações interrogativas diretas e indiretas os alunos deverão buscar as peças certas e formar as frases.
Deverão ter cuidado porque algumas palavras estão repetidas, mas seu destino é diferente, isto é, se tiver o ponto de interrogação é uma interrogativa direta, porém se não tiver é indireta. O aluno deverá formar as oito orações que deverão encaixar umas nas outras e não poderá sobrar nenhuma peça. Deverão ser montadas primeiro as diretas e depois as indiretas ou o contrário. Depois que todos os grupos montaram as frases, elas serão corrigidas oralmente, professoras e alunos juntos.
Este jogo poderá ser usado com outras orações, como as exclamativas, por exemplo, ou todos os tipos de orações, uma de cada tipo.
Cartazes com as orações que deverão ser montadas com peças do jogo.










Nenhum comentário:

Postar um comentário