UNIVERSIDAD FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
DEPARTAMENTO DE LETRAS E LITERATURA ESTRANGEIRA
DISCIPLINA: MEN9106 – METODOLOGIA DO ENSINO
PROFESSORAS: IZABEL CHRISTINE SEARA
VANESSA GONZAGA NUNES
TUTORAS: CHRIS ROYES SCHARDOSIM
SILA MARISA DE OLIVEIRA
ALUNAS: FRANCIELI MARIA VARELA – 07411106
ROSELIA NEGRI DARIVA – 07411232
POLO: PATO BRANCO
SEMESTRE: 2010/2
1.IDENTIFICAÇÃO
Escola: E.E.B. São Valentim – Distrito de Presidente Juscelino – São Lourenço do Oeste – SC.
Disciplina: Língua Espanhola – Atividades Complementares Curriculares
Série: Turma multisseriada – Ensino Médio
Idade: 14 a 16 anos.
Professoras: Francieli Maria Varela
Roselia Negri Dariva
Tempo/duração da aula: 2h – aula – relógio
Nome da atividade: Produção Musical
Conteúdo: Música: Looking for paradise. (Alejandro Sanz e Alicia Keys)
2. JUSTIFICATIVA:
A música “Looking for paradise” não apresenta uma versão cantada em espanhol, apenas na versão inglês-espanhol. Portanto, a parte cantada em inglês por Alicia Keys será traduzida para o espanhol, transformando assim uma versão em espanhol. (os alunos possuem conhecimentos básicos de inglês)
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
3.1 Produzir um texto/música em espanhol, a partir de um texto/música em inglês (as partes cantadas em inglês traduzi-las para o espanhol).
3.2 Reproduzir a o texto/música oralmente (cantando-o)
4. METODOLOGIA:
4.1 Apresentar os objetivos da aula
4.2 Dividir os alunos em grupo de 4 a 5 alunos por grupo.
4.3 Apresentar a música e posteriormente iniciar uma rápida tradução se for necessário das partes da música que estão em inglês.
4.4 Iniciar a produção textual.
4.5 Auxiliar os alunos na concordância das frases sempre que necessário.
5.5 Gravar a música produzida pelos alunos.
5 RECURSOS:
- folhas de papel, caneta, quadro para explicação, equipamento para gravação da música.
6. AVALIAÇÃO:
Ao final desta aula os deverão ter produzido e gravado a música de maneira coerente e sem perder o foco da música, ou seja, mantendo o sentido original da música, mas fazendo uso da criatividade.
7. ANEXOS:
(observação: as partes que estão em negrito deverão ser reescritas em espanhol)
Looking For Paradise (Feat. Alicia Keys)
Everybody say oh oh oh oh
Driving in a fast car
Trying to get somewhere
Don´t know where I´m going
But i gotta get there
A veces me siento perdido
Inquieto, solo y confundido
Entonces me ato a las estrellas
Y al mundo entero le doy vueltas
I'm singing for somebody like you
Sorta like me baby
Yo canto para alguien como tú
Pon la oreja, nena
Oh oh oh oh
Estoy buscando ese momento
La música, que cuando llega
Me llena con su sentimiento
Con sentimiento, vida llena
Walking down the sideway
Looking for innocence
Trying to find my way
Trying to make some sense
Yo canto para alguien como tú
Sólo como tú, baby
I'm singing for somebody like you
What about you
I'm singing for someone
Someone like you
Tú, dime a quién le cantas
'Cause there's something about you there
Speaks to my heart
Speaks to my soul
I'm singing for someone
Sorta like you
Yo canto para alguien
Someone like you, someone like me
Sólo como tú, oh, my sister
Todo el mundo va buscando ese lugar
Looking for paradise
Oh oh oh oh
A ese corazón herido
La música le da sentido
Te damos con la voz tus alas
Le damos a tus pies camino
Oh is anybody out there
Feel like i feel
Trying to find a better way
So we can heal
I'm singing for somebody like you
Sorta like me baby
Yo canto para alguien como tú
Sólo como tú
What about you?
Yo canto para ti
I'm singing for someone
Yo canto para alguien
'Cause there's something about you there
Speaks to my heart
Speaks to my soul
I'm singing for someone
I'm singing
Sorta like you
Yo canto para alguien
Someone like you, someone like me
Sólo como tú, oh, my sister
Todo el mundo va buscando ese lugar
Looking for paradise
Oh oh oh oh
Looking for paradise...
Olá Meninas, adorei a música escolhida por vcs!! é muito linda! Realmente temos que aprender a falar a lingua dos alunos e trazer músicas recentes, da "moda", detem mais facilmente a atenção deles.
ResponderExcluir...
Yo canto para alguien como tú
Sólo como tú, baby
...
Muito, muito boa!!
abraço FranciELLE
Muito interessante a musica escolhida, como trata da atualidade, os alunos ficam mais receptivos e assim aprendem com mais facilidade.
ResponderExcluirOlá pessoal.
ResponderExcluirReamente a música tem um algo a mais mesmo. Tem o poder de chamar a atenção dos alunos e fazer com que se interessem mais e de certa forma produzam mais também.
Tive a oportunidade de realizar essa atividade tanto com a turma de espanhol que trabalho e posteriormente realizei esta atividade com a turma de inglês. Os resultados foram fantásticos. A criatividade dos alunos foi tamanha saíram versões lindas em ambos idiomas (inglês e espanhol).
Agora na escola que trabalho terá a noite cultural e os alunos cantaram as duas versões feitas por eles.
Aproveitando o momento, gostaria de dizer que utilizei muitas ideias de atividades deste blog em minhas aulas. E está sendo muito produtivo.É muito legal poder ver que os alunos produzem e que as ideias citadas aqui realmente funcionam.
Acredito que após tantas ideias legais que foram apresentadas neste blog, não tem quem não se apaixone por espanhol.
Um abraço a todos.