quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Música

Acadêmicos: Aline Cassia de Camargos, Luciana da Silva Berti Eccel e Waldson de Almeida
Dias.


Polo: Foz do Iguaçu


Atividade 3ª Postagem


Nesta postagem não vamos nos ater aos objetivos específicos, haja visto que nos pedem apenas uma ideia de atividade com música ou vídeo, não tratando assim de um planejamento de aula.


Atividade preparada para alunos de 7ª Série para auxiliar, reforçar o uso do pretérito indefinido e trabalhar a compreensão da leitura.


Esta atividade terá um tempo de 2 aulas - 90 min.


Música: La historia de Juan (Juanes)

As diferentes atividades propostas não constituem uma sequência ordenada, e sim diferentes maneiras de trabalhar com esta música em sala de aula, a primeira atividade tem como objetivo trabalhar com a compreensão leitora e a segunda atividade visa a questão gramatical.

Atividade quebra-gelo (Compreensão da leitura)

Realizar uma primeira audição para que os alunos se familiarizem com o ritmo e melodia, pedir-lhe que anotem palavras isoladas - aleatórias que conseguem compreender e que assim tentem adivinhar qual é o possível nome da música ou o assunto tratado na música. Colocar no quadro as palavras que conseguiram compreender para que posteriormente possa ser confirmado ou não em posteriores audições.

Em seguida divide-se a sala em dois grupos (A-B). Para cada grupo será entregue atividades diferentes.


TRABALHO DE COMPREENSÃO DA LEITURA
Grupo A deverá reconstruir a letra da música usando as palavras fornecidas.


Grupo B deverá reodenar as frases da letra da música de modo que o conjunto formado dê sentido, pois é possível ter diferentes soluções.

Para a correção coloca-se novamente a música.

TRABALHO PARA REVISÃO DO PRETÉRITO INDEFINIDO.


Essa é uma outra proposta, justamente para trabalhar a gramática.
Antes de ouvirem a música, os alunos serão separados em duplas, estas deverão conjugar em 3ª pessoa do singular os verbos estabelecidos, frizando que o tempo a ser conjugado será o pretério indefinido. Essa atividade pode ser realizada em forma de competição, para ver qual é a dupla que termina primeiro e que consegue conjugar tudo certinho.

VERBOS:

apagar - llorar - preguntar - abandonar - lastimar - ser - olvidar - crecer - escuchar - dar - querer - amar - llevar - maltratar - negar

Uma vez conjugado os verbos os alunos receberão a letra da música para que tentem completar cada espaço com os verbos conjugados. Em seguida ouvirão a música para comprovar se realmente completaram de maneira correta.

Letra de la canción

La historia de Juanes

Ésta es la historia de Juan

El niño que nadie amó

que por las calles creció

buscando el amor bajo el sol

Su madre lo abandonó

Su padre lo maltrató

Su casa fue un callejón

Su cama un cartón

Su amigo Dios

Juan preguntó por amor

Y el mundo se lo negó

Juan preguntó por honor

Y el mundo le dio deshonor

Juan preguntó y preguntó

Y el mundo jamás lo escuchó

El sólo quiso jugar

El sólo quiso soñar

El sólo quiso amar

Pero el mundo lo olvidó

El sólo quiso volar

El sólo quiso cantar

El sólo quiso amar

Pero el mundo lo olvidó

Tan fuerte fue su dolor

Que un día se lo llevó

Tan fuerte fue su dolor

Que su corazón se apagó

Tan fuerte fue su temor

Que un día sólo lloró

Tan fuerte fue su temor

Que un día su luz se apagó

2 comentários:

  1. Bem elaborada a atividade de vocês. Não tenho muita experiências em sala de aula, mas acredito que esta atividade proporciona um maior interesse por parte dos alunos e por conseqüência incentiva a participação de todos.

    ResponderExcluir