Acadêmicos: Aline Cassia de Camargos, Luciana da Silva Berti Eccel e Waldson de Almeida
Polo: Foz do Iguaçu
Dias.
Polo: Foz do Iguaçu
Atividade 3ª Postagem
Nesta postagem não vamos nos ater aos objetivos específicos, haja visto que nos pedem apenas uma ideia de atividade com música ou vídeo, não tratando assim de um planejamento de aula.
Atividade preparada para alunos de 7ª Série para auxiliar, reforçar o uso do pretérito indefinido e trabalhar a compreensão da leitura.
Esta atividade terá um tempo de 2 aulas - 90 min.
Música: La historia de Juan (Juanes)
As diferentes atividades propostas não constituem uma sequência ordenada, e sim diferentes maneiras de trabalhar com esta música em sala de aula, a primeira atividade tem como objetivo trabalhar com a compreensão leitora e a segunda atividade visa a questão gramatical.
Atividade quebra-gelo (Compreensão da leitura)
Realizar uma primeira audição para que os alunos se familiarizem com o ritmo e melodia, pedir-lhe que anotem palavras isoladas - aleatórias que conseguem compreender e que assim tentem adivinhar qual é o possível nome da música ou o assunto tratado na música. Colocar no quadro as palavras que conseguiram compreender para que posteriormente possa ser confirmado ou não em posteriores audições.
Em seguida divide-se a sala em dois grupos (A-B). Para cada grupo será entregue atividades diferentes.
TRABALHO DE COMPREENSÃO DA LEITURA
Grupo A deverá reconstruir a letra da música usando as palavras fornecidas.
Grupo B deverá reodenar as frases da letra da música de modo que o conjunto formado dê sentido, pois é possível ter diferentes soluções.
Para a correção coloca-se novamente a música.
TRABALHO PARA REVISÃO DO PRETÉRITO INDEFINIDO.
Essa é uma outra proposta, justamente para trabalhar a gramática.
Antes de ouvirem a música, os alunos serão separados em duplas, estas deverão conjugar em 3ª pessoa do singular os verbos estabelecidos, frizando que o tempo a ser conjugado será o pretério indefinido. Essa atividade pode ser realizada em forma de competição, para ver qual é a dupla que termina primeiro e que consegue conjugar tudo certinho.
VERBOS:
apagar - llorar - preguntar - abandonar - lastimar - ser - olvidar - crecer - escuchar - dar - querer - amar - llevar - maltratar - negar
Uma vez conjugado os verbos os alunos receberão a letra da música para que tentem completar cada espaço com os verbos conjugados. Em seguida ouvirão a música para comprovar se realmente completaram de maneira correta.
Letra de la canción
La historia de Juanes
Ésta es la historia de Juan
El niño que nadie amó
que por las calles creció
buscando el amor bajo el sol
Su madre lo abandonó
Su padre lo maltrató
Su casa fue un callejón
Su cama un cartón
Su amigo Dios
Juan preguntó por amor
Y el mundo se lo negó
Juan preguntó por honor
Y el mundo le dio deshonor
Juan preguntó y preguntó
Y el mundo jamás lo escuchó
El sólo quiso jugar
El sólo quiso soñar
El sólo quiso amar
Pero el mundo lo olvidó
El sólo quiso volar
El sólo quiso cantar
El sólo quiso amar
Pero el mundo lo olvidó
Tan fuerte fue su dolor
Que un día se lo llevó
Tan fuerte fue su dolor
Que su corazón se apagó
Tan fuerte fue su temor
Que un día sólo lloró
Tan fuerte fue su temor
Que un día su luz se apagó
Muito interessante essa atividade!
ResponderExcluirBem elaborada a atividade de vocês. Não tenho muita experiências em sala de aula, mas acredito que esta atividade proporciona um maior interesse por parte dos alunos e por conseqüência incentiva a participação de todos.
ResponderExcluir