quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Segunda postagem: “Memória espacial”, “Sopa de Letras” e “Dominó”

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
DEPARTAMENTO DE LETRAS E LITERATURAS ESTRANGEIRAS
DISCIPLINA: METODOLOGIA DE ENSINO
PROFESSORAS: ISABEL SEARA E VANESSA NUNES
ACADÊMICAS: GERONIMA LESME – 07411360 E NOELI ALICE ROYER LOCKS – 07411202

Jogo 1: “Memoria Espacial”

Público alvo: nível intermediário

Idade: a partir de 12 anos

Tempo: 20 a 30m

Objetivo: Ampliar conhecimento dos aspectos culturais da LE (refranes).

Materiais: 30 cartelas com frases (expressões idiomáticas/refranes) para cada grupo.
EVA, as frases, cola, tesoura.

Organização: grupo de 4 alunos

Desenvolvimento: A professora sonda o conhecimento prévio dos alunos, com indagações: sabem o que é frases idiomáticas, qual eles conhecem na LM e dá exemplo “filho de peixe peixinho é; água mele em pedra dura tanto bate até que fura”.

O jogo: as cartelas são preparadas antecipadamente pela professora. Como cada frase é dividida em duas partes, devem ser usadas 2 cores de cartela (EVA). Exemplo: “querer es poder” (querer cartela azul) es poder (cartela rosa).
Formar grupo de 4 alunos distribuir as 30 cartelas, para cada grupo, os alunos colocam as cartelas com as escritas viradas para baixo, encima da mesa do jogo é importante que as cores das cartelas não sejam misturadas. O grupo decide quem começará o jogo, o jogador retira da mesa 2 cartelas de cores diferentes e monta a frase se ele e o grupo acharem que a frase está correta ele fica com essas cartas e tem a chance de jogar novamente. Caso o jogador vire as cartelas e não formam a frase, essas cartelas são viradas novamente (para baixo), e ele perde a vez. O jogo acaba quando todas as cartelas ferem viradas e as frases concluídas, jogador que tiver maior número de cartas é o ganhador.
Após terminar o jogo todas as frases são conferidas juntamente com a turma.













SUGESTÃO DE CARTELAS

Del dicho a hecho hay mucho trecho.
A quien madruga, Dios le ayuda.
No por mucho madrugar, amanece más temprano.
Dime con quién andas, y te diré quién eres.
Más vale pájaro en mano que ciento volando.
Perro ladrador, poco mordedor.
A buen entendedor, pocas palabras basta.
A mal tiempo, buena cara.
El que hierro mata, a hierro muere.
No es oro todo lo que reluce.
No hay mal que por bien no venga.
Sobre gusto no hay nada escrito.
La ocasión hace al ladrón.
El que da primero, da dos veces.
Dios lo cría y ellos se juntan.
Querer es poder.
Quien ríe el último, ríe mejor.
Más vale prevenir que curar.
http://www.ver-taal.com/voc_refranes_ord6.htm
http://www.ver-taal.com/voc_refranes_ord2.htm


Jogo 2: “Sopa de letras” - ¡Agua, fuente de vida! -

Público alvo: nível intermediário

Idade: a partir de 12 anos

Tempo: 30 a 40m

Objetivo: Trabalhar com os alunos a importância de cuidar da água.

Materiais: 1 cópia dos textos para cada grupo, 1 cópia das questões e da sopa de letras para cada aluno, Dicionários (não é necessário cada aluno ter um).

Desenvolvimento: Perguntar aos alunos se eles sabem dos problemas que pode ocasionar a falta de água ou o consumo de água contaminada. Em seguida. Pedir-lhes que em pequenos grupos e com auxílio de um dicionário, leiam e discutam os textos que seguem.

La importancia del agua
Un niño o niña muere cada 15 segundos debido a enfermedades que se pueden atribuir al agua contaminada, a un saneamiento deplorable y a una higiene deficiente.
Una de cada seis personas en todo el mundo -1.100 millones en total- carece de acceso al agua potable.
Cuatro de cada diez personas en todo el mundo carecen de acceso a una simple letrina.
El agua contaminada propaga enfermedades como el cólera y la diarrea infantil. Más de la mitad de los habitantes de África sufren estas enfermedades relacionadas con el agua.
Una gran parte de los 2.600 millones de personas que carecen en general de saneamiento viven en zonas rurales remotas, están desplazadas por la guerra y el hambre, o atrapadas en un ciclo interminable de pobreza y enfermedad.
http://www.unicef.es/educacion/epd_gotas.htm


¿Por qué ahorrar agua?
En primer lugar por solidaridad, el agua cubre casi un 80% de la superficie de la Tierra. Aunque pareciera que es un recurso muy abundante, es importante destacar que mucho menos del 1% de ésta es agua dulce, es decir, apta para usos domésticos, industriales o comerciales y turísticos. Por otra parte, el agua salada sustenta importantes cadenas alimenticias claves para la alimentación mundial, además, vive en ella una vegetación muy pequeña que es la que aporta más de un 60% del oxígeno de la Tierra.
El agua dulce que podemos utilizar se encuentra en los lagos, ríos y lluvias, y debe alcanzarnos para que ninguna persona, planta o animal tenga sed, para que los animales acuáticos vivan en ella, para regar los campos, usar en las industrias, mantener húmedos los bosques y regar los jardines. Por eso es importante mantenerla limpia y economizarla. A la vez que garantizaremos un crecimiento más sostenible para el futuro de nuestros hijos.
Desde un enfoque económico, pues muchos es el único que entienden, el ahorrar agua merece la pena para nuestros bolsillos.
Seguramente, pensará Ud., que ahorrar agua con el bajo valor que tiene no le aporta nada, pues la diferencia de consumir 20m3 al trimestre a consumir el doble es despreciable económicamente hablando.
Pero se equivoca, pues se nos olvida que más del 40% del agua que consumimos es agua caliente y requiere energía para calentarla, y ésta tiene un valor superior a 4 veces el coste del agua, por lo que realmente su consumo es de media muchísimo más caro de los que nos imaginamos.
¿Sabía Ud. que en una ducha por ejemplo, el 87 % del agua que consumimos es caliente? Si ahorramos parte del agua que consumimos, estaremos ahorrando energía casi en la misma proporción.
Una familia media deja en los gastos por agua un 1% de sus ingresos y más de un 17% en energía, de la cual casi un 4% es directamente proporcional al consumo de ACS.
Por otra parte existen técnicas, trucos y hábitos que nos permiten vivir confortablemente, sin mermas de calidad y/o confort y ahorrar más del 50% del agua que consumimos habitualmente, lo que propicia ahorrar un porcentaje equivalente de dichos gastos.
http://ahorraragua.com


Ao concluírem, repassar a cada aluno uma folha com a sopa de letrinhas e suas respectivas questões. Explique-lhes que individualmente eles deverão preencher os espaços encontrando as respostas na sopa de letrinhas.

Pode-se estipular um prêmio; para o aluno mais rápido na conclusão da atividade, ou os três primeiros a concluir; este prêmio poderá ser uma garrafa d’água, por exemplo.

Sugestão de questões:

Revisa todas las .......................para ver si.........................
Mantén la ducha ....................sólo el ......................indispensable, cerrándola mientras te enjabonas.
Lávate los .....................utilizando un vaso de ....................en vez del grifo directamente.
Que tu papá no deje abierto el .....................mientras se afeita.
No emplees el .......................como papelera.
Utiliza la lavadora y el ...........................sólo cuando estén completamente.......................
Descongelen los alimentos dentro del....................., no se debe utilizar el ....................de agua para hacerlo.
Ayúdale a tu papá a lavar el .................con poco agua. Que usen un cubo en vez de una ..........................
Es importante mantenerla ....................y.....................................


http://www.santillana.com.br/profesores/generador-de-sopas-de-letras/
http://www.santillana.com.br/wp-content/uploads/profesores/pdfs/dia_agua_ef2.pdf

Palavras a serem encontradas na sopa de letras:
tuberías, gotean, abierta, tiempo, dientes, agua, grifo, inodoro, lavavajillas, llenos, refrigerador, chorro, coche, manguera, limpia, economizarla.




Jogo 3: “Dominó” - Vestuário -

Público alvo: Pode ser trabalhado em todos os níveis.

Tempo: 30 a 40m

Objetivo: Aperfeiçoar o vocabulário relacionado ao vestuário.

Materiais: Papel com dominó impresso, EVA, cola, tesoura.
Desenvolvimento: Após expor aos alunos os nomes das principais peças do vestuário masculino e feminino, distribuí-los em pequenos grupos de 3 ou 4 integrantes. Entregar a cada grupo um jogo de dominó feito a partir das figuras de vestes e seus respectivos nomes.
As peças do jogo são distribuídas igualmente entre os integrantes. O grupo decide quem começará o jogo, que segue nas regras do dominó tradicional.




http://espanholiniciantes.blogspot.com/2010/01/vestuario-domino.html

O aluno que concluir por primeiro a colocação das peças será o vencedor.

2 comentários:

  1. Gostei muito das atividades e sem dúvida da dedicação. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!

    De fato é bastante trabalhoso, mas compensa pela finalidade.

    Abrs

    ResponderExcluir