UNIVERSIDAD FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
DEPARTAMENTO DE LETRAS E LITERATURA ESTRANGEIRA
DISCIPLINA: MEN9106 – METODOLOGIA DO ENSINO
PROFESSORAS: IZABEL CHRISTINE SEARA
VANESSA GONZAGA NUNES
TUTORAS: CHRIS ROYES SCHARDOSIM
SILA MARISA DE OLIVEIRA
ALUNAS: FRANCIELI MARIA VARELA – 07411106
ROSELIA NEGRI DARIVA – 07411232
POLO: PATO BRANCO
SEMESTRE: 2010/2
Atividades Lúdicas
Nome do jogo: ¡PARE!
Descrição do jogo:
- Cada aluno deve fazer em uma folha de papel uma tabela com quatro colunas e mais ou menos cinco linhas, dependendo do número de rodadas que o jogo vai ter.
- Para cada coluna aponte um grupo de palavras do vocabulário já estudado.
- Ao ditar uma letra, os alunos devem escrever nas linhas palavras que iniciem com essa letra e que pertençam ao grupo da coluna.
- O primeiro aluno a complementar a linha deve falar “¡Pare!”.
- Se tiver preenchido corretamente, é declarado vencedor da rodada.
- Caso contrário, os demais alunos que falaram “¡Pare!” são chamados por ordem, até que haja um vencedor.
- Se ninguém conseguir completar determinada linha, passa-se a outra letra.
Objetivo do jogo: Fixar vocabulário.
Assuntos que podem ser trabalhados no jogo: cores, animais, vestimentas, comidas, entre outros.
Público Alvo: Esta atividade pode ser trabalhada em todas as turmas. De ensino infantil a Ensino Médio. Pois, cabe ao professor definir o nível de dificuldade.
Tempo de duração da atividade: Aproximadamente 15 a 20 minutos.
Exemplo de tabela:
¡PARE! | Animales | Colores | Comidas | Vestimentas |
C | Conejo | Celeste | Chorizo | Campera |
D | ||||
A | ||||
F |
Nome do jogo: ¡Siga al comando!
Descrição do jogo:
- Para este jogo são necessárias 24 latinhas de refrigerante.
- Elas devem ser enfileiradas paralelamente no chão, formando um caminho labiríntico.
- Entre as duas fileiras deve haver espaço suficiente para que uma pessoa possa passar.
- Os alunos devem ser divididos em grupos, e cada grupo deve escolher um representante.
- Esse representante deverá passar pelo caminho labiríntico de olhos vendados, seguindo as instruções dos colegas para não derrubar nenhuma latinha.
- As instruções das direções serão dadas em espanhol.
Objetivo do jogo:
- Identificar as direções.
- Seguir corretamente as instruções do colega.
Assuntos que podem ser trabalhados no jogo: As direções (derecha, izquierda, adelante, vuelva, pare, entre outros a escolha do professor)
Público Alvo: Esta atividade pode ser trabalhada como uma turma de 5ª e 6ª série. Porém nada impede de ser trabalhada em outras turmas.
Tempo de duração da atividade: Aproximadamente 15 a 20 minutos.
Nome do jogo: Descubra la palabra.
Descrição do jogo:
- Escreva no quadro algumas palavras com letras fora de ordem.
- Organize os alunos em grupos e determine um limite de tempo para que ordenem as letras e descubram quais são as palavras embaralhadas.
- O grupo que descobrir o maior número de palavras será o vencedor.
Objetivo do jogo: Identificar palavras estudadas.
Assuntos que podem ser trabalhados no jogo: vários assuntos podem ser trabalhados como: animais, vestimentas, números, meios de transporte, cores, entre outros.
Outra opção seria utilizar no lugar das palavras frases sobre algum tema específico.
Público Alvo: Tempo de duração da atividade: Aproximadamente 15 a 20 minutos.
Modelo do jogo:
Tema escolhido: Vestimentas
Algumas palavras embaralhadas:
1- lafad : falda
2- sagaf : gafas
3- emiasd: medias
4- lelopar: pollera
5- setacami: camiseta
Nome do jogo: “Jogo da velha temático”
Descrição do jogo:
- Este jogo é semelhante ao jogo da velha.
- Escolha um tema e elabore questões.
- Desenhe o jogo da velha no chão da sala, de maneira que uma pessoa possa se movimentar.
- Os alunos divididos em grupos escolherão três representantes.
- De um lado o grupo bolinha (●) e do outro lado o grupo (x). (caso prefira pode ser dado nome aos grupos)
- Enumere o grupo bolinha com: bolinha (● 1), bolinha(● 2), bolinha (●3).
- Faça o mesmo com o grupo (x).
- Posicione os integrantes de cada grupo de maneira que ficam do lado de fora do desenho do jogo da velha.
- Tire a sorte com os jogadores 1 de cada grupo ( par ou ímpar). Começa a jogar aquele que perder no jogo par ou ímpar.
- Simulamos que o grupo perdedor foi o “grupo bolinha”, portanto são eles que começam jogando.
- Faça uma pergunta sobre o tema escolhido, por exemplo “Como se diz luvas em espanhol. Se o participante número 1 acertar tem direito a se movimentar no jogo.
- Em seguida faça o mesmo como representante número 1 do outro grupo. Se ele acertar também pode se movimentar.
- Faça o mesmo com os demais integrantes, sempre seguindo a ordem das numerações 1, 2, 3.
- Caso um integrante erre, não pode se movimentar. E passa a vez para o integrante do outro grupo.
- Para ganhar o jogo é necessário que um grupo fique na ordem 1, 2, 3. (Pode ser na diagonal, na vertical e na horizontal).
- Os alunos terão 12 perguntas no total para ganhar o jogo. Caso contrário da “velha” e os dois grupos estão desclassificados.
- O grupo que ganhar disputa com os demais grupos, caso houver. Até que haja apenas um grupo campeão.
Objetivo do jogo: responder corretamente questionamentos de conteúdos estudados.
Assuntos que podem ser trabalhados no jogo: vestimentas, cores, verbos, adjetivos, entre outros.
Público Alvo: Tempo de duração da atividade: Aproximadamente 15 a 20 minutos.
Simulação do jogo:
GRUPO X
MOVIMENTOS DO JOGO
Meninas adorei, bem sugestivo para quem é profe de língua espanhola.
ResponderExcluirParabéns
abraços
Oi Francieli e Rosélia,
ResponderExcluirmuito boas as idéias de vocês, parabéns.
Até mais.
Meninas,
ResponderExcluiras sugestões de vocês são bem interessantes. Com tanta sugestão legal dá uma vontade enorme de dar aulas de espanhol. Mas enquanto isso não acontecer vou adaptá-las para o inglês.
Valeu!!!
Ótimas sugestões meninas! Bem criativo! Parabéns
ResponderExcluirQue emoção!!! É isso que eu falo..quando a gente traz a varinha e vocês pescam tudo: não tem preço.
ResponderExcluirVocês estão de parabéns!
bjsssssss