quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Pólo de Cid.Gaúcha terceira postagem "Música"




UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

Disciplina: Metodologia do Ensino


Professora:Izabel Christine Seara
Vanessa Gonzaga Nunes

Tutora: Sila Marisa de Oliveira

Acadêmicas

Antonia Ferreira Dal´Omo - 07411027
Beatriz Jacinto de Almeida -07411033
Tânia Gonçalves -07411261

Série: 3º ou 4° séries

Idade: 09 a 12 anos

Duração: 2 horas e meia de aula

Disciplina: Ciências e Artes


Objetivo geral:

Ensinar o aluno a diferenciar as partes do corpo humano e os hábitos de higiene corporal através da música; Estimular o gosto de cantar a mesma; desenvolver no aluno a capacidade de ouvir e falar o novo vocabulário;

Objetivo especifico:

  • O aluno será capaz de ampliar o seu vocabulário;
    • Praticar a sua compreensão auditiva;

  • identificar as partes do corpo humano que aparecem na letra da música;
  • Desenvolver através das atividades o gosto pelos hábitos de higiene corporal.

Conteúdo:

Hábitos de higiene corporal e partes do corpo humano

Corpo humano

Metodologia:

  • A professora conversará com os alunos sobre a higiene corporal. Deve perguntar, por exemplo, se eles costumam escovar os dentes, pentear os cabelos, tomar banho e outras coisas que eles mesmos forem lembrando.

  • Logo depois deve apresentar figuras com algumas das partes do corpo para que visualizem. Deve procurar envolve-los da melhor maneira possível.

  • Entregar as folhas impressas com as músicas e fazer a leitura da letra da mesma.

  • Logo em seguida apresentar a música “Pin Pon”, utilizando um rádio que toca CD ou outro dispositivo portátil (ex. prendrive). Também pode ser utilizado um datashow que tenha acesso a internet para apresentação do clip (ver aqui).

  • Deixe que escutem por três ou quatro vezes e chame atenção dos alunos para a mensagem que a música transmitiu.

  • Após a apresentação cante a música com os alunos procurando levá-los a aprender brincando.

  • O professor organizará um caraoquê:

  • Dividir a classe em grupos de até quatro alunos para que cantem a música e ao mesmo tempo façam sua dramatização (tudo deve ser de improviso).

  • O professor pode utilizar subsídios para estimular a participação dos alunos na brincadeira da seguinte maneira: Premiando a melhor equipe com uma pequena lembrança. A eleição pode ser feita com a participação de alguns membros da equipe pedagógica apresentando-se como jurados.

  • A premiação é um estimulo promissor, porém deve ser utilizado com parcimônia, procurando valorizar o feito e não o premio.

  • Para uma melhor fixação da mensagem transmitida os alunos farão cartazes referentes ao tema que serão fixados nas paredes da sala de aula.

Recursos:
Folhas impressas; figuras com partes do corpo humano; um rádio ou se tiver acesso um datashow com internet; música em CD; cartolina para confecção dos cartazes; lápis de cor.

Avaliação:

Os alunos serão avaliados pela participação nas atividades propostas; o respeito pelos colegas; a criatividade na confecção dos cartazes; pelo modo com que expressa entendimento na maneira de cantar e dramatizar a música.

Anexo:

Letra da Música:

"PIN PON"

Pin pon

Pin pon es un muñeco

Muy guapo y de cartón

Se lava la carita

Con agua y con jabón

Pin pon siempre se peina

Con peine de marfin

Y aunque se hace tirones

No lloras ni hace así...uy… uy...

Pin pon dame la mano

Con un fuerte apretón

Que quiero ser tu amigo

Pin pon, Pin pon, Pin pon.

Referencias:

Imagens:

deireassis.blogspot.com

morgandeathedelirium.blogspot.com

blogdojolu.blogspot.com


Um comentário:

  1. Muito boa ideia!
    Sugiro que se fale da importância dos hábitos de higiene para evitar doenças ao invés de perguntar o que eles fazem, pois nunca se sabe...hehe

    ResponderExcluir