quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Segunda Postagem

Caroline Eidt

Ronaldo Roldão

Sandra Regina Pastre Pereira

*Pólo de Pato Branco

ALUNOS: Ensino Fundamental – primeira fase da escola regular (pode ser utilizado para qualquer série) ou em escola de idiomas, de acordo com o nível em que o aluno esteja.

IDADE: 6 a 9 anos, mas também poderá ser utilizado para outras idades.

DURAÇÃO: Se o material for confeccionado pelos alunos, serão necessárias pelo menos duas aulas para a confecção (poderão ser feito em parceria com a disciplina de Artes). Depois de o material estar confeccionado poderá ser utilizado em diferentes aulas, de várias maneiras que serão descritas abaixo.

OBJETIVO INICIAL: Identificar os nomes de alguns animais, em espanhol (ou outra língua).

MATERIAL: CD’s que não serão mais usados, E.V.A de diversas cores, canetinhas coloridas, “olhinhos” para artesanato, fitinhas, e mais o que a criatividade mandar.

Tendo como base os CD’s em desuso e os outros materiais disponíveis, os alunos serão estimulados a confeccionar diversos animais (alguns sugeridos nas fotos em anexo, porém podem surgir muitas outras idéias).

PARA USAR OS ANIMAIS CONFECCIONADOS:

- Os alunos poderão buscar no dicionário o nome dos animais confeccionados na língua a ser estudada;

- Fixar na parede, com fita adesiva e deixar expostos alguns dias para fixação na memória;

- Em outra aula, os alunos poderão, com os animais nas mãos, criar uma história que envolva os diversos personagens criados;

- Em outra aula, poderão criar diálogos, usando os animais;

- Poderão, em conjunto com a disciplina de ciências, classificá-los, por exemplo, em selvagens ou domésticos;

- Também é possível que se estimule uma pesquisa sobre quais destes animais existem no Brasil e quais são de outros países;

- Uma aula sobre a preservação ambiental poderá ter início com o uso dos animais confeccionados, etc..

8 comentários:

  1. Que lindo pessoal!!!
    As crianças ficarão encantadas com a atividade sugerida por vocês.
    A M E I !!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Trio, que não é o "parada dura" mas é o "trio competente" parabéns pela bela atividade, linda e sugestiva. Adorei

    ResponderExcluir
  3. Na realidade, a ideia da confecção dos bichinhos não é uma invenção nossa. Está disponível na net se vcs pesquisarem algo como: "bichinhos CD EVA", inclusive há outros modelos. Vimos os bichinhos em uma escola, a professora os usou apenas como decoração em uma sala de Maternal. Adoramos a ideia e pensamos em utilizá-los com alunos maiores para trabalhar com o tema: Animais.

    ResponderExcluir
  4. Sandra, Caroline e Ronaldo.

    Parabéns!!! Eu acrescentaria outros objetos a serem reciclados. Olha só: Pedir que as crianças tragam de casa várias embalagens que podem ser recicladas. Juntamos tudo que for trazido (cxs de leite, embalagem de danoninho, garrafa Pet, CDs, etc). Depois as crianças sorteiam os bichinhos. Quem pegar o porquinho, por exemplo, vai usar os materiais que possam ser um porquinho. Dá para fazer um lindo porquinho a partir da embalagem de danoninho. Depois é som plementar com EVA, cartolina, palitinhos, par afzer as orelhinhas, as perninhas, etc.
    AMO MUITO TUDO ISSO!!!!!!!!!!!!
    Beijossssssssss

    ResponderExcluir
  5. Adorei a idéia do grupo, é um trabalho interdisciplinar, parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a ideia do grupo,é um trabalho interdisciplinar parabens!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo achado!

    Estas figurinhas simpáticas podem ser recortadas em caixas de leite e revestidas com tecidos coloridos (retalhos que se consegue de graça nas costureiras), em tamanho menor, para serem utilizados como marca páginas e distribuídos entre as crianças, ou cada um faz o seu. INCENTIVO A LEITURA!!!

    Abrs
    Noeli

    ResponderExcluir
  8. Aprender idiomas + ajudar a natureza = ser um cidadão mais consciente! Parabéns! Exemplo de interdisciplinaridade com certeza!

    ResponderExcluir