sábado, 25 de setembro de 2010

TERCEIRA POSTAGEM – PLANO DE AULA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
DEPARTAMENTO DE LETRAS E LITERATURAS ESTRANGEIRAS
DISCIPLINA: METODOLOGIA DE ENSINO
PROFESSORA: ISABEL C. SEARA E VANESSA G. NUNES
TUTORA: PAULA BALBIS
ACADÊMICAS: NOELI A. ROYER LOCKS E GERONIMA LESME
SEMESTRE: 2010/2

Tema: Cultura popular dos paises da língua espanhola

Público: alunos do 2º do Ensino Médio.
Colégio Estadual Almirante Tamandaré.
Duração: 2 aulas (45 min cada)

CONTEÚDOS:
Cultura mexicana “música ranchera”,
Música “Tequila Con Limón” de Jorge Negrete
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Buscar habilidades lingüísticas;
Relacionar a cultura com o país da LE;
METODOLOGIA:
Sondar o conhecimento prévio dos alunos, a professora pergunta aos alunos sobre o México, cultura, música, algo que identifica esse país. Anotar no quadro as informações trazidas pelos alunos. Logo ela parte para o tema dizendo que o México é um país muito rico culturalmente. E um dos ícones da expressão da cultura popular do México é o gênero musical “música ranchera” suas origens datam do século XIX. A letra da “música ranchera” que antes narrava histórias populares da revolução mexicana, a vida ano campo, nos bares e cantinas, e tragédias amorosas passou a centralizar-se nas temáticas amorosas de casais. Na sequencia, falar que eles assistirão a um vídeo com o cantor Jorge Negrete (1911-1953), um dos mais famosos representantes desse gênero musical. Apresentar o vídeo http://letras.terra.com.br/jorge-negrete/894895/ aos alunos. Em seguida, formar dois grupos. Cada grupo representará cantando uma parte da música. Eles poderão revezar-se de estrofe em estrofe, ou então dividir a letra da música de outra forma.
Depois a professora pergunta aos alunos como eles se sentiram se tiveram dificuldades e caso positivo, quais.
Tarefa de casa, nesta etapa os alunos devem formar grupos com três ou quatro integrantes, cada grupo escolhe em país que tem o espanhol como língua oficial.
Coletam dados culturais (em diversas fontes de busca livros, revistas, internet, etc) do país escolhido do grupo que, serão compartilhados com os outros grupos da sala na próxima aula. A forma de apresentação dos conhecimentos adquiridos durante a pesquisa fica a critério de cada grupo, sugestão: poema, teatro, multimídia, expositiva, imagens.

RECURSOS:
Texto informativo da cultura mexicana, computador, internet, link do vídeo, letra da música, quadro, giz, apagador, dicionários, livros, revistas.
AVALIAÇÃO:
Será processual e contínua. Como a aula contempla as quatro habilidades (ouvir, falar, ler e escrever), os alunos serão avaliados durante todo o processo da aula. Na avaliação individual fatores que contarão são: o interesse, a criatividade, a oralidade, o engajamento na resolução de possíveis problemas e das atividades. O grupo será avaliado no quesito de organização, criatividade, a interação entre os integrantes e com os outros grupos.

BIBLIOGRAFIAS:
SEARA, Izabel Christine e NUNES, Vanessa Gonzaga. Metodologia de ensino do Espanhol, 2010.
http://letras.terra.com.br/jorge-negrete/894895
http://letras.terra.com.br/jorge-negrete/

Um comentário:

  1. Achei bem interessante a atividade de vocês. Como de início vocês abrirão espaço para os alunos repassarem os conhecimentos que eles já obtém sobre o México, acredito que desta maneira a interação se dará de forma bem mais natural durante o desenvolvimento da atividade.

    ResponderExcluir