quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Terceira Postagem _ Lucilene e Mariza

Aprender com música

Acadêmicas: Lucilene Brustolim e Mariza Regina Gozzllelr
Pólo: Pato Branco - PR
Série: 2° ano Ensino Fundamental
Idade: 6 e 7 anos
Carga Horária: 1 hora e 50 minutos

CONTEÚDO:
Corpo Humano

OBJETIVO
Desenvolver atividades em que o aluno reconheça as partes do corpo utilizando a língua espanhola.



METODOLOGIA;
- Explicar o objetivo da aula e como se desenvolverá a atividade;

- Mostrar o vídeo “Cabeza, hombro, rodillas y pies” para que os alunos possam ver como se realiza a dança;

- Cantar com os alunos mostrando os gestos que apontam para as partes do corpo faladas na cantiga;

- Juntamente com as crianças, realizar a dança diversas vezes, para que memorizem as partes do corpo em espanhol;

- Conversar com os alunos as práticas realizadas com o corpo humano no dia-a-dia: caminhar, nadar, andar de bicicleta, correr, brincar, entre outras, enfatizando os cuidados e higiene necessários com o corpo;

- Entregar para os alunos um desenho do corpo humano para que os alunos escrevam as partes do corpo cantadas na canção;

- Entregar para os alunos o desenho de um quebra-cabeça, para que novamente escrevam as partes do corpo cantadas, pintem, recortem e depois possam montar;


RECURSOS:
- Televisão;
- DVD com o vídeo da música “Cabeza, hombro, rodillas y pies”;
- Folha com desenho xerocado;
- Lápis e caneta;

ANEXOS:

Vídeo da música
http://www.youtube.com/watch?v=qMaJ1_eZDos


Desenho para escrever as partes dos corpo:
http://www.superkid.com.br/passatempos/corpo_humano/preencha.html">

Desenho para o quebra-cabeça:
http://www.superkid.com.br/recorte_cole/disciplinas/quebra_cabeca.html">


Letra da música:

CABEZA, HOMBRO, RODILLA Y PIE, RODILLA Y PIE
CABEZA, HOMBRO, RODILLA Y PIE, RODILLA Y PIE
OJOS, OREJAS , BOCA Y NARIZ
CABEZA, HOMBRO, RODILLA Y PIE, RODILLA Y PIE
CABEZA, HOMBRO, RODILLA Y PIE, RODILLA Y PIE
CABEZA, HOMBRO, RODILLA Y PIE, RODILLA Y PIE
OJOS, OREJAS , BOCA Y NARIZ
CABEZA, HOMBRO, RODILLA Y PIE, RODILLA Y PIE

6 comentários:

  1. Parabéns Meninas! Realmente essa atividade é muito divertida. Tivemos a oportunidade de comprovar isso na nossa observação participativa, pois fizemos algo muito parecido (mesmo vídeo e mesma figura) e todos adoraram. Os alunos saíram da sala dançando e cantando a musiquinha e sabendo as partes do corpo humano.

    Acredito que esses videos com personagens bem animados, atraem muito a atenção dos aprendizes.

    Ensinar através de atividades lúdicas é muito bom.

    Abraço Francielle Buzin.

    ResponderExcluir
  2. Oi muito legal mesmo.
    Nossa experiência foi excelente, não é Franci.
    Os alunos aprenderam e se divertiram ao mesmo tempo.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. OLA!!! O NOSSO GRUPO ACHOU AS ATIVIDADES SUGERIDAS POR VCS INTERESSANTE,ESTIVERAM DEMONSTRANDO GRANDE CRIATIVIDADE E COM CERTEZA IRAO ENVOLVER A TURMA COM A QUAL DESENVOLVERAO A AULA.

    ResponderExcluir
  4. Olá meninas, relamente concordo com os comentários acima.
    A ludicidade é um caminho que deve ser seguido.
    Adorei a ideia.
    Parabéns
    Bjus!!!

    ResponderExcluir
  5. Fantástico! Até aqui em casa essa música está fazendo sucesso (com meu filho de 3 anos)!
    E notem: não importa a quantidade de palavras que apresentamos aos alunos, importa é se eles vão aprendê-las, o que certamente acontece assim, de forma descontraída.
    Como bem expuseram as meninas, trabalhar com crianças requer de nós até que dancemos junto, o que eu considero maravilhoso.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Legal meninas,
    obrigada pelos comentários!

    ResponderExcluir